MÚSICA

Miranda Cosgrove retorna para a segunda temporada de iCarly s2

Reprodução/Instagram/@mirandacosgrove

iCarly

Além de iCarly: Conheça a carreira musical de Miranda Cosgrove

Estrela da sitcom infantil dos anos 2000, a artista chegou a investir em uma carreira musical —que acabou sendo interrompida após um acidente

Nicolle Cabral

Nicolle Cabral

É provável que boa parte dos nove milhões de seguidores que acompanham Miranda Cosgrove no Instagram a conheçam como Carly Shay, da sitcom infantil iCarly (2007). A voz da artista também marcou os anos 2000 pela música de abertura da produção da Nickelodeon, que foi um sucesso instantâneo e atraiu milhões de fãs ao redor do mundo. Um dos episódios famosos, iSaved Your Life, conquistou 11,2 milhões espectadores e rendeu à emissora o posto de segundo episódio de seriado mais assistido da história. Ou seja, o rostinho de Miranda é amigável e familiar para muitos.

Atualmente, a artista estrela o revival do seriado, anunciado em 2021, pelo Paramount+. A nova leva de episódios está disponível a partir deste sábado. Ela narra o crescimento dos personagens e mostra novos momentos de humor, que mantém a atmosfera original do show encerrado em 2012.

Além de Miranda, o elenco conta com Jerry Trainor (Spencer Shay), Nathan Kress (Freddie Benson), Laci Mosley (Harper Raines) e Jaidyn Triplett (Millicent Benson).

Assista ao trailer da nova temporada de iCarly

A produção é uma versão mais adulta e com palavrões em relação ao original

Miranda Cosgrove também usou a visibilidade de iCarly para explorar sua carreira musical. Não lembra? A Tangerina refresca sua memória!

Voz da abertura de iCarly

Cantada por Cosgrove, Leave It All to Me ficou conhecida por todos os fãs de iCarly. Lançada oficialmente em 2008, a música foi o primeiro projeto musical da artista e conquistou a 100ª posição na Hot 100 da Billboard, além de ocupar a 83ª no chart Pop Songs da Billboard. A música está presente no disco iCarly, trilha sonora do seriado homônimo, mas foi apresentada de forma reduzida para abrir a produção.

Miranda Cosgrove foi a voz responsável pela música-tema de iCarly

Assista ao clipe de Leave It All to Me

A canção-tema de iCarly contou com a participação de Drake Bell

Leave It All to Me também foi responsável pela primeira indicação de Cosgrove ao MTV Video Music Awards, em 2008. Na época, ela concorria com outras grandes estrelas da música pop como Katy Perry, Miley Cyrus e Taylor Swift, na categoria de melhor artista revelação. Tokio Hotel (lembra?), com a música Übers Ende der Welt /Ready, Set, Go!, acabou levando a premiação.

Um ano antes, Stay My Baby, gravada e lançada pela cantora pop sueca Amy Diamond, ganhou uma nova versão cantada por Cosgrove e a faixa acabou entrando na trilha sonora da série também. O disco estreou na 28ª posição da Billboard 200.

Os primeiros projetos autorais

Com o empurrão de iCarly, Cosgrove aproveitou a boa onda para compor novas canções para um disco solo. Em 2009, ela lançou o primeiro EP da carreira como cantora solo. About You Now saiu pela gravadora Columbia Records e conta com cinco faixas. A canção que dá o nome do projeto conquistou a 47ª posição na Billboard no chart Hot 100 e a 79ª na UK Singles Chart.

A música foi tão bem recebida pelo público e pela crítica que acabou sendo também incluída na trilha sonora de iCarly. Cosgrove fez uma performance dela no Nickelodeon Kid’s Choice Awards de 2009.

Meses depois, a artista foi chamada para dar voz à música-tema do filme Tá Chovendo Hambúrguer, animação da Columbia Pictures. Com isso, ela lançou o single Raining Sunshine. A canção não chegou a entrar em nenhuma lista da Billboard, porém, o filme teve uma boa cotação da crítica, via Rotten Tomatoes, onde acumula 86% de opiniões positivas.

Boa estreia com direito à música descartada por Avril Lavigne

Após a música da animação, Cosgrove fez outra aparição nas telinhas: Meu Novo Amigo (2009), um drama cheio de aventura. Paralelamente, a artista se concentrava com a gravadora para fechar o disco de estreia, intitulado Sparks Fly. A produção foi anunciada em 2008, mas o registro só chegou às lojas em 2010. Na semana de estreia, o disco vendeu 36 mil cópias apenas nos Estados Unidos, e conquistou a ótima 8ª posição na Billboard 200.

O carro-chefe do registro foi Kissin U, que abre o disco da cantora. A música permaneceu na parada norte-americana por cinco semanas. A canção teve a produção de Dr. Luke, conhecido por trabalhar com Britney Spears, Avril Lavigne e Kelly Clarkson e pelo imbróglio com Kesha. Sparks Fly acabou ganhando uma versão deluxe meses depois, com mais cinco músicas exclusivas, sendo elas Brand New You, What Are You Waiting For, Adored, Beautiful Mess e Charlie.

Boa parte do disco mescla elementos do pop, pop rock, electropop, soft rock e dance-pop, enquanto as composições falam majoritariamente sobre amor e relacionamentos. Uma curiosidade interessante de Sparks Fly é que a canção Daydream foi originalmente gravada por Avril Lavigne, responsável por escrever a música ao lado de Chantal Kreviazuk. A ideia era que a faixa integrasse o segundo disco de estúdio da rainha do pop punk, Under My Skin. Mas ela acabou sendo descartada e Cosgrove ficou com a canção.

Em 2010, a artista ainda arrumou um tempinho para filmar o especial de Natal para a série Big Time Rush, onde regravou a canção All I Want for Christmas Is You, hino de Mariah Carey, ao lado do elenco e do rapper Snoop Dogg.

O segundo disco e um acidente de ônibus que mudou tudo

High Maintenance é o primeiro trabalho a não ter nenhuma ligação com a figura de Cosgrave em iCarly. Lançado em 2011 pela Columbia Records, o EP conta com cinco faixas, sendo que a faixa-título contou com a participação de Rivers Cuomo, vocalista do Weezer. O single promocional, Dancing Crazy, foi composto por Avril Lavigne e Shellback. A produção é do sueco Max Martin, o mesmo que encabeça o novo projeto de Anitta, Versions of Me.

Para o registro, a artista escolheu explorar o pop com umas pitadas de rock e dance music. As maiores inspirações para ela, na época, estavam nos trabalhos de Gwen Stefani, Ashley Tisdale, P!nk e Madonna. Nos Estados Unidos, High Maintenance alcançou a 34ª posição da Billboard 200 na primeira semana de lançamento e vendeu 11 mil cópias. O registro não está disponível nas plataformas de streaming, atualmente.

Também em 2011, após se apresentar em Ohio, o ônibus que a levava na turnê Dancing Crazy Tour acabou colidindo com um trator na cidade de Vandalia, nos Estados Unidos. A cantora se deslocava para Kansas, onde faria uma apresentação do novo disco. No acidente, ela machucou feio o tornozelo e precisou ficar de repouso. Desde então, Cosgrove não se dedicou mais às novas canções.

Em uma coletiva de imprensa realizada em 2021 pela Paramount, a artista revelou que planeja retomar a carreira musical um dia. No entanto, nenhuma data ou projeto foi anunciado, exceto o revival do seu maior sucesso, iCarly.

Informar Erro
Falar com a equipe
QUEM FEZ
Nicolle Cabral

Nicolle Cabral

Antes de ser repórter da Tangerina, Nicolle Cabral passou por Rolling Stone, Revista Noize e Monkeybuzz. Nas horas vagas, banca a masterchef para os amigos, testa maquiagens e cantarola hits do TikTok.

Ver mais conteúdos de Nicolle Cabral

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?

Conteúdo fresco, direto da fruta

Quer ficar por dentro das notícias do mundo pop? É só assinar nosso conteúdo semanal