Reprodução/YouTube/Amy Karibian
Pré-obituário da cantora de 78 anos foi publicado no site e no Twitter da revista, assustando fãs
A cantora e guitarrista Joni Mitchell não morreu, ao contrário de boatos que circularam na manhã desta sexta-feira (7). O mal-entendido começou quando a famosa revista People publicou, por engano, um rascunho do obituário da canadense de 78 anos.
O título da matéria ainda saiu com “idade a confirmar” —”TK”, referente a “to come”, no jargão original. Para piorar, um tuíte automático foi publicado na conta da People, que tem quase 8 milhões de seguidores.
O texto também contava com diversos trechos carentes de atualização, indicando que era um pré-obituário, artifício utilizado por grande parte dos veículos de imprensa.
O texto saiu do ar rapidamente, mas foi o suficiente para causar pânico entre os fãs. “Eu posso confirmar que está tudo bem, então isso foi um erro”, afirmou à Variety um porta-voz da Rhino, selo que trabalha com Joni Mitchell em reedições de seu catálogo.
Os boatos acabaram ganhando força também porque Joni Mitchell, eleita a 75ª melhor guitarrista de todos os tempos pela Rolling Stone, tem levado uma vida reclusa desde 2015. Naquele ano, ela sofreu um aneurisma cerebral que quase foi fatal.
No entanto, em 2022, a roqueira tem sido mais ativa e até fez aparições públicas. Ela reaprendeu a andar e começou a organizar festas em sua casa na Califórnia, onde convida amigos músicos para realizar as chamadas “Joni jams” com certa frequência. Elton John e Herbie Hancock já marcaram presença.
Figura carimbada nas festas, a cantora country Brandi Carlile fez a alegria dos presentes ao Newport Folk Festival, em julho, quando convidou Joni Mitchell ao palco. Em seu primeiro show em 20 anos, a canadense cantou 13 músicas, incluindo clássicos como A Case of You, Both Sides Now e Big Yellow Taxi e ainda mandou o famoso solo de guitarra em Just Like This Train.
Não há qualquer expectativa para que Joni Mitchell volte a gravar discos ou fazer turnês, mas ela está diretamente envolvida no relançamento de seu catálogo em parceria com o selo Rhino Records.
Luccas Oliveira
Luccas Oliveira é editor de música na Tangerina e assina a coluna Na Grade, um guia sobre os principais shows e festivais que acontecem pelo país. Ex-jornal O Globo, fuçador do rock ao sertanejo e pai de gatos, trocou o Rio por São Paulo para curtir o fervo da noite paulistana.
Ver mais conteúdos de Luccas OliveiraTangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.
Ainda não tem uma conta?