Divulgação
Cantora disputa seis categorias neste ano; em 2021, ela desistiu de se apresentar na festa depois de ficar de fora de uma das categorias principais
Ludmilla comemorou as seis indicações que recebeu ao Prêmio Multishow de 2022. A celebração chega com um significado ainda maior, depois que ela desistiu de se apresentar na última edição do evento, ao ficar de fora da extinta categoria de cantora do ano.
“Muito grata e feliz de ter minha arte reconhecida, mas mais feliz ainda de saber que vários outros artistas pretos que admiro tanto estão nessa comigo”, escreveu ela no Twitter.
A cantora mencionou os colegas indicados Tasha & Tracie, Iza, Djonga, Emicida, L7nnon, Baco Exu do Blues, Liniker e Xamã e complementou: “Juntos somos mais fortes!”. O tom de celebração marca um momento de conciliação com a organização do prêmio, depois de 2021, quando ela concorreu em apenas duas categorias: Hit do ano, com Deixa de Onda, e clipe TVZ do ano, por Rainha da Favela.
Ludmilla venceu como cantora do ano em 2019, ano em que foi vaiada no palco ao receber o prêmio de música chiclete por Onda Diferente, single que deu início à rixa com Anitta. Nos dois anos seguintes, ela não concorreu na categoria, que era considerada uma das mais importantes da noite.
“Desde quando ganhei pela primeira vez e impactei todo o sistema por ser a primeira cantora negra a ser indicada e a vencer essa categoria em 26 anos de prêmio, uma representante das minorias, uma cantora negra, bissexual, funkeira, periférica, nunca mais fui indicada na categoria cantora do ano”, desabafou Ludmilla, em 2021. “Venho por meio deste tweet avisar a todos e ao Multishow que não me apresentarei mais no prêmio esse ano. Obrigada pelo convite, mas onde não sou bem-vinda, prefiro não estar só por educação. Boa festa a todos.”
No dia seguinte às postagens, a cantora voltou à rede social para informar aos fãs que tinha recebido uma ligação da organização do prêmio. “Nós conversamos e eles me propuseram contribuir para as mudanças na premiação a partir do ano que vem”, explicou.
“Vamos conversar para, juntos, colocarmos em prática mudanças gerais que envolvam não só o coletivo quanto o compromisso de estar sempre em atualização para atender a novos requisitos do mercado fonográfico”, complementou Ludmilla, que ainda assim não se apresentou no evento.
Neste ano, as categorias de cantor e cantora do ano foram extintas para dar espaço a dois prêmios sem distinção de gênero: artista do ano e voz do ano. Ludmilla concorre nas duas. Anitta e Gloria Groove lideram a corrida, com oito indicações. Logo em seguida, Lud aparece empatada com Jão, em seis categorias.
A cantora do Numanice #2 (2022) aproveitou para celebrar o sucesso atual da carreira nos novos tweets. “Esse ano recebi seis indicações no Prêmio Multishow. Uma delas com o show que idealizei e virou uma experiência que está rodando o Brasil e por onde passa é sold out. Outra com a música que escrevi pra mulher da minha vida em uma das paisagens mais lindas que meus olhos já viram”, disse ela, fazendo referência à faixa Maldivas.
Lucas Almeida
Repórter. Passou pela MTV Brasil e Veja.com. É fã de um pop triste e não deixa de ouvir todos os lançamentos musicais da semana.
Ver mais conteúdos de Lucas AlmeidaTangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.
Ainda não tem uma conta?