MÚSICA

Banda The Smiths em foto em preto e branco. Eles ganharam novos ouvintes com morte da rainha Elizabeth

Reprodução/YouTube

Nos streamings

Músicas sobre a monarquia fazem sucesso após morte da rainha Elizabeth

A banda The Smiths foi uma das que teve os maiores resultados com a faixa The Queen Is Dead, muito citada nas redes sociais

Lucas Almeida
Lucas Almeida

A morte da rainha Elizabeth 2ª (1926-2022) causou um movimento inusitado nos streamings de música. De acordo com a Billboard, diversas canções de rock envolvendo a monarquia viram um rápido crescimento durante a última semana. Um dos maiores resultados foi a da faixa The Queen Is Dead, lançada pelo The Smiths no álbum de mesmo nome, de 1985.

A música foi citada diversas vezes nas redes sociais por, justamente, anunciar a morte da rainha na letra. “A Igreja, tudo o que querem é seu dinheiro/ A Rainha está morta, garotos/ E é tão solitário no limbo”, canta Morrissey na composição que critica a aristocracia britânica.

A faixa passou de 6 mil reproduções online nos Estados Unidos na quarta-feira (7) para 114 mil na quinta-feira (8), o dia da morte da rainha Elizabeth 2ª. O crescimento representa um salto de 1.689%, de acordo com a publicação.

Os Sex Pistols também ganharam um novo sucesso com God Save the Queen, que passou de 11 mil para 81 mil reproduções, no mesmo período, um aumento de 650%. Ainda entraram na lista Her Majesty, dos Beatles (de 1 mil para 3 mil) e Elizabeth My Dear, do The Stone Roses, com um crescimento de 500 para 1.500 plays.

Apesar da referência direta no nome, o Queen não teve mudanças tão relevantes nos números. O catálogo da banda teve um aumento de 3%, alcançando a marca de 3,4 milhões de reproduções.

O fenômeno entre as músicas é semelhante ao que aconteceu nos streamings de vídeo. A série The Crown, que retrata a história da rainha Elizabeth 2ª, voltou a ficar em alta na Netflix, mesmo sem o lançamento de nova uma temporada.

Informar Erro
Falar com a equipe
QUEM FEZ
Lucas Almeida

Lucas Almeida

Repórter. Passou pela MTV Brasil e Veja.com. É fã de um pop triste e não deixa de ouvir todos os lançamentos musicais da semana.

Ver mais conteúdos de Lucas Almeida

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?