MÚSICA

Nando Reis

Reprodução/YouTube

NANDOVERSO

No metaverso, Nando Reis defende vinil: ‘Streaming é uma porcaria’

Marcando presença na era digital com um metaverso próprio, Nando Reis não abre mão das origens e revela que sua relação com a música não muda

Giulianna Muneratto

Nando Reis decidiu apostar na transformação digital e lançou nesta quarta (31) o próprio metaverso, o NandoVerso. A novidade traz aos fãs a exibição exclusiva do documentário Cordas de Aço – Em Busca do Pote de Ouro e um show virtual, em que ele reúne a banda original do marcante disco Para Quando o Arco-Íris Encontrar o Pote de Ouro (2000). 

O metaverso não é o primeiro mergulho digital do cantor. Em junho deste ano, ele também lançou a Nando Wallet, uma carteira digital própria com NFTs e programas de recompensas. “É um projeto ainda em andamento. A wallet, da forma como eu a entendo e a concebo, é uma parte nova e importante do meu trabalho”, explicou Nando Reis em entrevista no metaverso da qual a Tangerina participou.

Mesmo apostando nas novidades da nova era, Nando Reis revelou que não abre mão das origens e de sua essência. “O metaverso é uma novidade, que eu estou começando a entender, mas o que eu gosto é de fazer LP. Eu sou fazedor de discos. Para mim, o maior barato é aproveitar o lançamento da minha wallet e juntar finalmente o lançamento de Para Quando [o Arco-Íris Encontrar o Pote de Ouro], disco importantíssimo, em LP”, explicou o músico.

“Essas mídias estão em constante transformações, então vai saber o que pode acontecer. Curiosamente, o mais perene de tudo é o LP. CDs as pessoas já jogaram fora, iPod ninguém tem mais, o streaming é uma porcaria do ponto de vista da qualidade, embora seja magnífico. Esse universo digital é incrível, de certa maneira.”

O músico não se considera um nostálgico, mas tende a manter sua essência ao longo de todas as mudanças promovidas ao longo dos mais de 40 anos de carreira. “A transformação infinita que a era digital promove com suas sucessivas novidades, para mim, não muda em nada. Tudo o que eu faço parte do violão, e o violão é o mesmo que eu tenho desde os sete anos. Minha relação com ele é a mesma, desde que eu comecei a tocar.”

Show e documentário no NandoVerso

Cordas de Aço – Em Busca do Pote de Ouro é um documentário disponibilizado exclusivamente no metaverso próprio de Nando Reis. O filme mostra os bastidores da gravação do disco Para Quando o Arco-Íris Encontrar o Pote de Ouro e traz depoimentos e gravações inéditas da época.

Nesta quarta-feira (31), o cantor fará uma apresentação especial no Bar Opinião, em Porto Alegre, que será transmitida exclusivamente para o NandoVerso.

O show é especial porque o músico se reunirá com Barrett Martin, baterista do Screaming Trees e do Mad Season, e Peter Buck, guitarrista cofundador do R.E.M., para a apresentação. Além deles, também estarão presentes o baixista Fernando Nunes, o tecladista Alex Veley e o guitarrista Walter Vilaça. Esta é a junção da banda original que gravou seu segundo disco solo, em Seattle.

Nando Reis ainda prepara uma série de novidades para apresentar ao seu público por meio da Nando Wallet e do NandoVerso. Para fazer parte do novo metaverso, é necessário adquirir o NFT NandoVerso Experience diretamente na Nando Wallet.

Informar Erro
Falar com a equipe
QUEM FEZ

Giulianna Muneratto

Jornalista pela Faculdade Cásper Líbero. Adora um filme clichê, música pop e sonhava em ser cantora de cruzeiro, mas não tem talento pra isso.

Ver mais conteúdos de Giulianna Muneratto

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?