Reprodução/Instagram
Brigas entre Roger Waters e David Gilmour afetaram lançamento da edição do álbum de 1977, pronta desde 2018
O Pink Floyd lançou, nesta sexta-feira (16), Animals (2018 Remix), nova edição do álbum original de 1977. Assim como o nome indica, o projeto já estava pronto há quatro anos, mas sofreu atrasos por causa das rixas entre Roger Waters e David Gilmour. Sem materiais inéditos, a nova versão traz as músicas remasterizadas com as novas tecnologias surround 5.1.
Os atrasos sobre o álbum se tornaram uma verdadeira novela. Em 2020, Rogers Waters começou a fazer insinuações de que o parceiro da banda de rock estaria dificultando o lançamento do projeto.
A história ficou ainda mais curiosa no ano seguinte, quando o músico publicou um texto em seu site, afirmando que a grande disputa envolvia alguns trechos de um texto de divulgação da nova edição do Pink Floyd feito pelo jornalista britânico Mark Blake.
A nova edição do Animals vem acompanhada de um livreto de 32 páginas com fotos nunca antes vistas, além de algumas explicações sobre as criações do Pink Floyd na época. De acordo com o baixista, David Gilmour não aprovou trechos que destacavam uma autoria maior de Waters no projeto.
“Gilmour vetou o lançamento do álbum a menos que essas notas sejam removidas. Ele não contesta a veracidade da história descrita nas notas de Mark, mas quer que essa história permaneça em segredo”, disse ele.
Com apenas cinco faixas, a nova edição foi remixada por James Guthrie, produtor musical responsável por vários álbuns do Pink Floyd, incluindo o próprio Animals, lançado há 45 anos. Roger Waters é o único compositor de todas as músicas, com exceção de Dogs, que também conta com créditos de David Gilmour.
Animals foi inspirado em A Fazenda dos Animais (livro de George Orwell, lançado originalmente em 1945). Como crítica ao capitalismo e ao consumismo, a capa do disco do Pink Floyd mostra um balão em formato de porco flutuando sobre a usina termelétrica de Battersea, em Londres. A imagem de divulgação da nova edição ganhou uma atualização, mostrando a paisagem moderna em volta da construção, em um tom mais acinzentado e sombrio.
Lucas Almeida
Repórter. Passou pela MTV Brasil e Veja.com. É fã de um pop triste e não deixa de ouvir todos os lançamentos musicais da semana.
Ver mais conteúdos de Lucas AlmeidaTangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.
Ainda não tem uma conta?