MÚSICA

Red Hot Chili Peppers em foto de divulgação do novo disco

Divulgação/Clara Balzary

Return of the Dream Canteen

Pela 1ª vez, Red Hot Chili Peppers lançam dois álbuns no mesmo ano

Banda lança Return of the Dream Canteen seis meses depois de Unlimited Love; discos saíram das mesmas sessões no estúdio

Luccas Oliveira
Luccas Oliveira

Na estrada há quatro décadas, desde 1983, os Red Hot Chili Peppers ainda conseguem alcançar feitos inéditos. Por exemplo, nesta sexta-feira (14), chega às plataformas de streaming Return of the Dream Canteen. O álbum é o sucessor de Unlimited Love, lançado em abril. Com isso, pela primeira vez a banda solta dois discos no mesmo ano.

E não estamos falando de álbuns curtos. Return of the Dream Canteen tem uma hora e 15 de duração, dois minutos a mais do que Unlimited Love, e ambos apresentam o mesmo número de faixas: 17.

Na verdade, podemos falar que os dois formam, de certa maneira, um grande (enorme) álbum quádruplo. Afinal, ambos foram produzidos pelo mesmo Rick Rubin, colaborador de longa data dos Red Hot Chili Peppers —ele produziu oito dos 13 álbuns de estúdio da banda californiana.

Retorno ao que deu certo

Além disso, as faixas de Return of the Dream Canteen e Unlimited Love foram compostas e gravadas durante as mesmas sessões. A fase marca a volta do guitarrista John Frusciante, responsável pelos maiores clássicos dos Chili Peppers, após dez anos de ausência.

O resultado foi um retorno ao que deu certo, quando a banda abraçou uma mistura psicodélica de funk e rock e se tornou uma das maiores do mundo no início dos anos 2000 graças à dobradinha Californication (1999) e By the Way (2002).

No total, 50 canções inéditas foram gravadas por Anthony Kiedis (voz), Frusciante, Flea (baixo) e Chad Smith (bateria) no estúdio, ao lado de Rubin e do engenheiro de gravação Ryan Hewitt. Ou seja, se eles quiserem, dá para sair um terceiro álbum desta brincadeira séria.

Chili Peppers homenageiam Eddie Van Halen

Entre as faixas, está o single Eddie, um tributo ao guitarrista Eddie Van Halen (1955-2020). “Às vezes, não percebemos o quanto  estamos profundamente afetados e conectados com os artistas até o dia que eles morrem. Eddie Van Halen era único”, explicou Kiedis em nota. “No dia seguinte à sua morte, Flea entrou no ensaio com uma linha de baixo emocional. John, Chad e eu começamos a tocar juntos e, com todos os nossos corações, uma música em sua homenagem se desenrolou sem esforço”.

Ouça Eddie, single dos Red Hot Chili Peppers

Música é uma homenagem ao guitarrista Eddie Van Halen

Em tradução livre, Return of the Dream Canteen seria O Retorno da Cantina dos Sonhos. Em comunicado à imprensa, a banda explicou o processo: “Só por diversão, nós tocamos e aprendemos algumas músicas antigas e em pouco tempo começamos o misterioso processo de construção de novas músicas. Uma bela intromissão química que nos fez amizade centenas de vezes ao longo do caminho. Uma vez que encontramos esse fluxo de som e visão, continuamos a minerar”.

Shows no Brasil?

“Com o tempo corrido, não tínhamos motivos para parar de escrever e tocar. Parecia um sonho. Quando tudo foi dito e feito, nosso amor temperamental um pelo outro e a magia da música nos presentearam com mais músicas do que sabíamos o que fazer”, admitiram os Red Hot Chili Peppers.

“Bem, nós descobrimos isso. Dois álbuns duplos lançados consecutivamente. O segundo dos quais é facilmente tão significativo quanto o primeiro. Return of the Dream Canteen é tudo o que somos e sempre sonhamos em ser.”

No próximo domingo, os Red Hot Chili Peppers se apresentam no festival Austin City Limits, no Texas. Depois, no começo de 2023, entram em turnê na Oceania ao lado de Post Malone. Ainda não há datas anunciadas no Brasil, o 12º país mais visitado por eles. Mas, nos bastidores, é forte o rumor de que a banda toca em pelo menos um festival brasileiro já no ano que vem.

Informar Erro
Falar com a equipe
QUEM FEZ
Luccas Oliveira

Luccas Oliveira

Luccas Oliveira é editor de música na Tangerina e assina a coluna Na Grade, um guia sobre os principais shows e festivais que acontecem pelo país. Ex-jornal O Globo, fuçador do rock ao sertanejo e pai de gatos, trocou o Rio por São Paulo para curtir o fervo da noite paulistana.

Ver mais conteúdos de Luccas Oliveira

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?