MÚSICA

Karen Jonz sentada em estúdio com fundo vermelho

Divulgação/Andre Lambert

Entrevista

Skatista Karen Jonz fará seu primeiro show ao vivo no Rock in Rio

'Eu me sinto como quando comecei a andar de skate', afirma a tetracampeã mundial, que tem show marcado para o domingo (11)

Lucas Almeida
Lucas Almeida

Tetracampeã mundial de skate, Karen Jonz parte agora para novos desafios profissionais. Ela fará a primeira apresentação ao vivo de sua carreira no Rock in Rio, como atração da Arena Itaú, no domingo (11). “O ensaio tem sido a minha válvula de escape e se revelou um grande prazer. Eu me sinto como quando comecei a andar de skate”, afirma ela.

“Tocar no Rock in Rio é tipo ser ex-BBB, sabe? Em todo lugar que eu for, vou ser ‘aquela menina que tocou no Rock in Rio‘ agora”. brinca Karen Jonz em conversa exclusiva com a Tangerina. Apesar da surpresa ao receber o convite, ela já tinha começado sua preparação para uma performance meses antes. A skatista passou a ensaiar logo depois que lançou seu álbum de estreia, Papel de Carta (2022), em maio, com planos de dar início a uma turnê.

A cantora explica que muitas pessoas foram à festa de lançamento do disco esperando uma apresentação ao vivo. “Aí, chegaram lá e ficaram um pouco decepcionados. Todo mundo começou a pilhar na ideia de um show”, relembra. “Acho que a melhor maneira de lidar com a ansiedade é estar bem embasada e preparada, com os ensaios e aulas de música. Eu penso em como foi bom ter me dedicado a isso em paralelo ao skate nos últimos dois anos.”

Mesmo com os preparativos, Karen Jonz não nega a ansiedade. “A Pitty me mandou mensagem, perguntando se eu estava nervosa. Foi a primeira vez que eu falei: ‘Amiga, eu estou péssima’. É por um motivo muito bom, mas eu realmente não estou sabendo lidar com a emoção, estou descontrolada”, diz ela, com um sorriso. Psicólogo, terapeuta de acupuntura e amigos para conversar têm ajudado no processo.

A sensação não é muito diferente da que ela sentiu nas duas décadas como skatista. “Em todos esses anos competindo profissionalmente, toda vez que chamam o meu nome para fazer a minha volta, eu quase desmaio, dá vontade de ir no banheiro, é ruim”, conta. “A gente desenvolve ferramentas. Na noite anterior, tenho que dormir direito, comer bem, me concentrar ou, às vezes, me divertir um pouco. Acho que a gente usa essas ferramentas para o resto da vida.”

Os momentos de preparação são compartilhados com Lucas Silveira, vocalista da Fresno e companheiro de Karen Jonz, que também serviu como produtor do Papel de Carta. A banda formada em 1999 fará a estreia no Rock in Rio no mesmo palco que a skatista, em 9 de setembro. “Acho que eu falo mais do que ele, atualmente. Muito no sentido de pedir conselho e de saber a opinião dele. Como ele já tem muito mais experiência, apesar de ser o primeiro Rock in Rio também, me conta mais do que vai rolar no show”, compara ela.

Pioneira no esporte, Karen Jonz abriu os caminhos como cantora oficialmente com o lançamento de Papel de Carta, álbum com letras íntimas e reflexivas, seguindo o estilo chamado de bedroom pop (ou pop de quarto). Depois de a santista ficar conhecida pelo jeito espontâneo (e gerar bons memes) como comentarista do Grupo Globo nos Jogos Olímpicos de Tóquio, o disco mostrou um lado diferente dela.

“Quem me viu pela TV tem essa impressão de eu ser uma pessoa muito extrovertida. Mas eu tenho muito esse lado introspectivo”, explica. “Se eu tivesse começado lançando uma música chamada Xerequei, as pessoas e eu mesma ficariam achando que minha carreira era só isso. Esse contraste foi muito importante para eu construir esse chão. E, a partir daí, criar caminhos para quaisquer direções.”

Karen Jonz vai tocar no Rock in Rio

Ouça a versão acústica de Bigmuff, de Karen Jonz

Faixa original integra o álbum Papel de Carta (2022)

Informar Erro
Falar com a equipe
QUEM FEZ
Lucas Almeida

Lucas Almeida

Repórter. Passou pela MTV Brasil e Veja.com. É fã de um pop triste e não deixa de ouvir todos os lançamentos musicais da semana.

Ver mais conteúdos de Lucas Almeida

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?