Reprodução/Youtube
Processo será decidido por um júri; cantora afirma que escreveu todos os versos do hit e alega que expressões são populares
A popstar Taylor Swift negou uma acusação de plágio em Shake It Off, hit do álbum 1989 (2014). “Os versos de Shake It Off foram inteiramente escritos por mim”, afirmou ela na declaração apresentada à Justiça nesta segunda-feira (8).
Esta é a segunda vez que Taylor Swift precisa se defender sobre a letra da canção. O processo foi aberto originalmente em 2017 e derrubado no ano seguinte. No entanto, em 2019, depois de recurso, um juiz decidiu que o caso deveria ir a julgamento, para ser decidido por um júri.
A cantora é acusada pelos compositores Sean Hall e Nathan Butler. Eles apontam que Shake It Off é um plágio de Playas Gon’ Play, canção lançada pela banda 3WL em 2001.
Compare as duas músicas:
Por sua vez, Taylor Swift alega que nem sabia da existência da canção. “A primeira vez que ouvi foi depois que recebi a acusação”, afirma, segundo o Independent. Ela nega fortemente que tenha roubado qualquer trecho da letra, citando histórias de sua infância em escolas de Wyomissing Hills e Hendersonville para provar seu ponto.
Segundo a cantora, “players gonna play” e “haters gonna hate”, versos do refrão de Shake It Off, eram frases comuns e populares naquela época. Para ela, é irreal as pessoas reivindicarem expressões que são onipresentes na sociedade.
“Eu também lembro de ouvir versos similares sobre player [jogador] e hater [odiadores] em diversas músicas, filmes e outras obras antes de Shake It Off”, alegou, antes de detalhar o processo de criação do hit ao lado de Max Martin e Shellback, coautores da música, que também negam qualquer cópia.
Luccas Oliveira
Luccas Oliveira é editor de música na Tangerina e assina a coluna Na Grade, um guia sobre os principais shows e festivais que acontecem pelo país. Ex-jornal O Globo, fuçador do rock ao sertanejo e pai de gatos, trocou o Rio por São Paulo para curtir o fervo da noite paulistana.
Ver mais conteúdos de Luccas OliveiraTangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.
Ainda não tem uma conta?