MÚSICA

25.mar.2022 - Pabllo Vittar se apresentou no palco Adidas no primeiro dia de Lollapalooza Brasil 2022

Divulgação/Lollapalooza

Lollapalooza 2022

Termômetro do Lollapalooza: Pabllo, Marina e Doja esquentaram o dia

O primeiro dia do festival foi do pop: Pabllo, Marina e Doja Cat foram os destaques, mas o headliner Strokes decepcionou

O editor de música da Tangerina, Luccas Oliveira, e Nicolle Cabral, repórter de música
Luccas Oliveira e Nicolle Cabral

O primeiro dia de Lollapalooza 2022, em seu retorno após quase três anos, foi dominado pelo pop. A brasileira Pabllo Vittar, a galesa Marina e a norte-americana Doja Cat foram os grandes destaques desta sexta-feira (25). O Autódromo de Interlagos recebeu, segundo a produção, 100.900 pessoas.

O retorno do Lollapalooza foi marcado também por alguns perrengues. Uma forte chuva de ventos por volta das 16h fez o festival ser interrompido por mais de uma hora. Fora as poças e quedas de energia em alguns pontos do evento.

Além disso, o headliner Strokes também não fez um grande show. Mas outras atrações compensaram. Confira abaixo o que ferveu e o que foi uma gelada neste primeiro dia de Lollapalooza Brasil 2022:

Quente

Pabllo Vittar

25.mar.2022 - Pabllo Vittar se apresentou no palco Adidas no primeiro dia de Lollapalooza Brasil 2022

Pabllo Vittar fez show de protagonista no primeiro dia de Lollapalooza Brasil 2022

Divulgação/Lollapalooza

Depois da chuva, veio a festa. Pabllo Vittar espantou qualquer desânimo do público encharcado com um show que resumiu os hits de seus quatro discos, como Open Bar, A Lua, Problema Seu, Corpo Sensual, Amor de Que e Sua Cara. Quando cantou a música gravada em parceria com Anitta, Pabllo fez questão de parabenizar a cantora, que alcançou o topo das músicas mais tocadas no Spotify mundialmente. Foi um show de protagonista, não de atração da tarde. Teve música em português, inglês e espanhol, coreografias complexas e muitos coros do público. No final, ainda empunhou uma bandeira com o rosto do ex-presidente Lula e mandou um “fora Bolsonaro”.

Doja Cat

25.mar.2022 - Doja Cat deu nova roupagem a seus hits de TikTok no primeiro dia de Lollapalooza Brasil 2022

Doja Cat deu nova roupagem a seus hits de TikTok no primeiro dia de Lollapalooza

Reprodução/Multishow

Se a artista achou que não tinha entregado um bom show no Onix Day —e ameaçou no Twitter parar de cantar—, agora ela pode descansar tranquila. Mais confiante a animada, ela até arriscou um português pra se comunicar melhor com os fãs. No final do show, estendeu uma bandeira brasileira e a enrolou no corpo. Doja preparou novos arranjos, com guitarras ardentes e uma bateria alucinante, para os hits virais como Woman (queridinha no TikTok), Streets, Bottom Bitch e Like That. O look de “emo girl” da cantora denunciou a vibe das batidas. Ao lado de dançarinas com roupas rosa pink, ela entregou performance, brincou com o AutoTune e distribuiu bem o fôlego para fluir entre os versos melódicos e de rap.

Marina

Marina usou um top com a frase "eu te amo" no reencontro com fãs

Vestida com um top escrito “Eu te amo” sob um conjunto verde cintilante, Marina reencontrou os fãs que a abraçam como popstar. Com longo histórico no Lollapalooza, a galesa do pop requintado jogou em casa, com o maior público do dia, até então. O show teve como base o ótimo disco que ela lançou no ano passado, mas também hits antigos como Primadonna, Heartbreaker e I Am Not a Robot. E ainda deu tempo de críticas a políticos como Putin e Bolsonaro. “Estamos cansados dessa energia”, disse a cantora.

Turnstile

Turnstile levou o espírito hardcore ao Lollapalooza

Camila Cara/Lollapalooza

Nenhuma banda aproveitou tão bem a turnê pela América Latina quanto o Turnstile, até então “desconhecido”. O grupo norte-americano coletou elogios por onde passou, como Chile e Argentina. No Brasil, o grupo de Baltimore fez um show memorável no Cine Joia, em São Paulo, na última quarta-feira (23). Parecia o grande reencontro da cena rock paulistana desde a retomada. No Lollapalooza, foi a banda que soube organizar uma roda punk que não teve pausas por 50 minutos. Tudo isso porque o Turnstile, além de muito competente, sabe como poucos atualizar o espírito hardcore para um lado mais melódico, que o público jovem roqueiro pede hoje. Energia, suor, postura e refrães fáceis marcaram os shows pesados que o grupo fez por aqui. Ouça o álbum Glow On, que motivou isso tudo.

Machine Gun Kelly

25.mar.2022 - Machine Gun Kelly levou seu pop punk ao primeiro dia de Lollapalooza Brasil 2022

Machine Gun Kelly levou seu pop punk ao primeiro dia de Lollapalooza Brasil 2022

Divulgação/Lollapalooza

Embora Machine Gun Kelly tenha anunciado estar de ressaca, o artista conseguiu animar a multidão com muita guitarra e as baterias de pop punk. Os hits Little Track, Kiss Kiss, My Ex’s Best Friend iniciaram uma maratona de pulinhos entre os fãs. Para quem esperava ver Megan Fox, ficou para a próxima. A noiva do músico e musa de Garota Infernal só deu as caras no Onix Day, a prévia que ocorreu na quinta-feira (24).

Matuê

25.mar.2022 - Matuê foi uma das primeiras atrações do primeiro dia de Lollapalooza Brasil 2022

Matuê fez um dos primeiros shows do dia nesta sexta (25), antes da chuva

Mila Maluhy/Lollapalooza

Embora o show do trapstar tenha sido no comecinho do festival, por volta das 14h45, Matuê soube muito bem aproveitar o espaço. Com projeções psicodélicas, pirotecnia e bastante fumaça, o trapper fez um show divertido, energizante e com uma ótima sequência de hits. Mantém, Gorila Roxo, Banco, Anos Luz e Quer Voar entraram no setlist. Teve até uma palinha de Garrafa Transparente, funk 150 BPM da MC Danny. Durante a apresentação, Matuê também “deu um salve” para a galera do trap nacional: “Nesse tempão todo que a gente ficou parado, o que eu mais sonhava era poder cantar para uma multidão dessa. Foi muita luta pra gente chegar até aqui. Salve o trap nacional”.

Morno

JXDN

JXDN tem uma legião de seguidores no TikTok

Camila Cara/Divulgação

O público ficou ensandecido com um artista que é desconhecido pra muita gente. Com o poder do pop punk, o som dele podia estar em qualquer disco do Blink-182 ou Machine Gun Kelly, por exemplo. Mas aí tem o extra do TikTok: o rapaz conquistou um forte público pelo aplicativo e coleciona milhões de seguidores. Na estreia do Lollapalooza, JXDN (lê-se: Jaden) movimentou, pelo menos, o público que já esperava por ele. Quem ficou triste com a saída do Yung Blud do line-up de 2020, teve um gostinho doce de JXDN pra compensar.

Detonautas

25.mar.2022 - Os Detonautas se apresentaram no início do primeiro dia de Lollapalooza Brasil 2022

Tico Santta Cruz homenageou Anitta fazendo o passinho de Envolver

Camila Cara/Lollapalooza

O horário foi ingrato com a banda carioca, que teve que tocar para algumas centenas de pessoas no sol que precedeu o dilúvio. Mas o show provou, em pleno 2022, o poder das rádios. Quem esperava uma apresentação mais política, como as músicas que os Detonautas tem lançado recentemente, surpreendeu-se com hits da década de 2000. Olhos Certos, Outro Lugar e Você Me Faz Tão Bem promoveram os primeiros coros do festival. E o show ainda teve o vocalista Tico Santta Cruz homenageando o marco de Anitta, que tem a música mais ouvida do Spotify global no momento, com uma coreografia esforçada de Envolver.

Frio

Strokes

25.mar.2022 - Headliner da sexta-feira, o Strokes fez um show morno no Lollapalooza Brasil 2022

Headliner da sexta-feira, o Strokes fez um show morno no Lollapalooza

Reprodução/Multishow

O nome do mais recente (e bom) disco do Strokes brinca com a expressão “novo normal”, The New Abnormal. No palco principal do Lollapalooza, porém, Julian Casablancas mostrou o mesmo comportamento errante de 2017, última vez em que esteve no festival. Visivelmente alcoolizado, o cantor forçou piadas constrangedoras —como quando botou o baterista Fabrizio Moretti para falar um português que ele esqueceu—, flertou com testemunho do uso de drogas (ao citar efeitos de LSD) e cambaleou no palco. Desta vez, no entanto, a voz segurou bem, e Julian só foi chato, mas não incompetente. Os Strokes, que caminham para virar uma espécie de Lionel Richie do indie, não souberam aproveitar o bom disco de estúdio recente para fazer um show inesquecível no Lollapalooza. Destaque, claro, para as antigas: Take It or Leave It, Reptilia, Is This It e outras divertiram os fiéis.

The Wombats

25.mar.2022 - The Wombats teve o show no Lollapalooza Brasil 2022 interrompido por uma forte chuva

The Wombats teve o show no Lollapalooza interrompido por uma forte chuva

Camila Cara/Divulgação

A culpa foi menos da banda do que das condições climáticas. O fato é que o grupo norte-americano, escalado para cumprir aquela cota tradicional dos shows indie à tarde no festival, mal conseguiu fazer seu trabalho. Na quarta música, quando a coisa ia esquentar, começou um dilúvio em Interlagos, e os integrantes precisaram partir em disparada. O show não foi retomado, para não prejudicar a programação do festival. Os fãs deveriam ter direito a alguma regalia.

Informar Erro
Falar com a equipe
QUEM FEZ
Luccas Oliveira

Luccas Oliveira

Luccas Oliveira é editor de música na Tangerina e assina a coluna Na Grade, um guia sobre os principais shows e festivais que acontecem pelo país. Ex-jornal O Globo, fuçador do rock ao sertanejo e pai de gatos, trocou o Rio por São Paulo para curtir o fervo da noite paulistana.

Ver mais conteúdos de Luccas Oliveira

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?