MÚSICA

The Isley Brothers

Divulgação/The Isley Brothers

PIONEIROS DO FUNK

Quem são The Isley Brothers, que lançaram música com Beyoncé?

Com quase 70 anos de carreira, The Isley Brothers foram influência para The Beatles e deram espaço a Elton John e Jimi Hendrix

Giulianna Muneratto

Nesta sexta-feira (12), Beyoncé surgiu em uma regravação da música Make Me Say It Again, Girl. A canção é um hit famoso dos anos 1970 de uma banda norte-americana que está em atividade há quase 70 anos: The Isley Brothers

Considerados lendas do R&B e soul, os irmãos começaram como um trio de música gospel composto por O’Kelly Isley Jr. (1937-1986), Rudolph Isley e Ronald Isley. Posteriormente, Ernie e Marvin, os irmãos mais novos da família, e o cunhado de Rudolph, Chris Jasper, passaram a integrar a banda. 

Seu primeiro single de sucesso foi Shout! (1959), que na época chegou a vender mais de 1 milhão de cópias. Os irmãos assinaram com a histórica gravadora Motown, passaram a experimentar novos estilos musicais e tornaram-se pioneiros do funk. 

Três anos depois do primeiro lançamento de sucesso, os irmãos Isley entraram no Top 40 da Billboard com Twist and Shout (1962), consolidando uma música de sucesso que se tornaria um cover frequente entre as bandas de rock e soul dos anos 1960. O sucesso foi tanto que até The Beatles chegaram a lançar uma versão da canção no álbum Please Please Me (1963), tornando a música um verdadeiro hit viral na época. 

Desde o auge do sucesso, a banda passou por algumas modificações em sua formação. Ernie, Marvie e Chris Jasper deixaram o grupo em 1983 e formaram um spin-off de curta duração intitulado Isley-Jasper-Isley. Com a morte de O’Kelly, o membro mais velho da banda, Rudolph e Ronald lançaram dois álbuns como dupla, até que Rudolph resolveu seguir a vida como ministro cristão.

Em 1991, o grupo foi reestruturado e Ronald trouxe de volta Ernie e Marvin, mas por complicações de diabetes, Marvin precisou deixar a banda cinco anos depois. Até hoje, The Isley Brothers atua sob a formação de Ronald e Ernie, que não deixaram o legado da banda morrer. 

Um grande marco do grupo é a versatilidade musical. A mistura de R&B com influência do gospel e o soul funky, pelo qual eram conhecidos, com a eletricidade de rock ‘n’ roll, tornaram o grupo pioneiro e uma grande potência no mundo da música

Apenas para exemplificar a importância de The Isley Brothers, a banda foi praticamente o berço do lendário guitarrista Jimi Hendrix (1942-1970), que tocou em singles como Testify e Move On Over and Let Me Dance. Além disso, quando os Isleys fizeram uma turnê pelo Reino Unido, quem abriu os shows foi Bluesology, o primeiro grupo do qual Elton John fez parte. 

Mesmo sendo parte do Rock & Roll Hall Of Fame desde 1992, The Isley Brothers nunca ganhou o reconhecimento que realmente merecia. Muitos críticos musicais atribuem isso à apropriação da cultura negra por bandas brancas nas décadas de 1960 e 1970. Poucos eram os roqueiros pretos que faziam sucesso na época.

De qualquer forma, The Isley Brothers tem um legado inesquecível e imortal. Há mais de 50 anos, os irmãos mantêm sua essência de R&B e fazem músicas com as quais realmente se identificam, sem se preocupar com o topo das paradas. 

Informar Erro
Falar com a equipe
QUEM FEZ

Giulianna Muneratto

Jornalista pela Faculdade Cásper Líbero. Adora um filme clichê, música pop e sonhava em ser cantora de cruzeiro, mas não tem talento pra isso.

Ver mais conteúdos de Giulianna Muneratto

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?