MÚSICA

BTS

Reprodução/Instagram

Polêmica!

Fãs se revoltam após BTS ser detonado em podcast famoso

Apresentadores do podcast Popcast do The New York Times criticaram os cantores do BTS por supostamente copiarem artistas dos Estados Unidos

Fernando Berenguel

Fãs do BTS estão detonando um podcast do jornal The New York Times. O programa de áudio, chamado Popcast, está sendo acusado de racismo e xenofobia após lançar um episódio sobre o BTS. Apresentado por Jon Caramanica, o episódio em questão teve como convidada a apresentadora Kara, que está por trás do controverso e polêmico Idolcast.

No episódio, intitulado Jungkook, BTS e and english language k-pop (Jungkook, BTS e k-pop em inglês, em tradução literal), Kara se recusou a revelar seu sobrenome, sugerindo que alguns “fãs são loucos”. Inclusive, os podcasters afirmaram mais de uma vez durante o bate-papo que são “adultos e têm direito à opinião”. Armys que ouviram o episódio o descreveram como uma “conversa entre um anti-BTS e um ex-fã”.

O podcast até elogiou alguns artistas de k-pop por “soarem como pop coreano”, enquanto criticou o BTS por lançamentos em inglês, como Dynamite, Butter, Permission to Dance e até mesmo a colaboração internacional, Mic Drop, com o DJ Steve Aoki.

O recente álbum solo de estreia de Jungkook, Golden (2023), e como o disco é influenciado pelo pop ocidental –já que o músico canta em inglês, foi assunto no bate-papo. Por ter se afastado do pop coreano, os apresentadores disseram ter odiado. Um deles afirmou que Jungkook parecia muito com Justin Timberlake –que, inclusive, foi uma inspiração musical para ele e recentemente participou de um remix de 3D.

“Todos os compositores, todos os produtores [são americanos], é um álbum americano com um cara coreano basicamente. E então pensei que se eu fosse um ouvinte, diria: ‘Oh, isso é o que um cara do k-pop pode fazer; parece Justin Timberlake. Por que você precisa de um coreano sendo Justin Timberlake quando temos Justin Timberlake?”, declarou Kara.

Uma fã identificada como Christine publicou um vídeo com o trecho, e criticou o podcast no Tiktok. A mulher pediu para que o astro do BTS fosse comparado a Michael Jackson, e não a Justin Timberlake. Veja:

Muitos armys ficaram chocados e horrorizados com os comentários do podcast. Alguns consideraram que o programa foi xenofóbico em seus comentários. A convidada Kara até bloqueou alguns fãs pela conta do The Idolcast Podcast, recusando-se a reconhecer as críticas. Mesmo assim, fãs continuaram a despejar críticas ao The New York Times e aos apresentadores, acusando-os de racismo e xenofobia.

Alguns fãs estão exigindo um pedido formal de desculpas. “Peça desculpas por não ser apenas extremamente pouco profissional, mas também totalmente imoral. Retire esse podcast do ar e peça desculpas. Uma grande entidade como o The New York Times nunca deveria ser responsável por propagar o racismo flagrante e colocar pessoas tão ignorantes na sua plataforma. Isso é além de vergonhoso”, escreveu o usuário da conta JK Daily, que tem mais de 160 mil seguidores no X (antigo Twitter).

Até o momento de publicação dessa reportagem, o episódio do podcast continua no ar, e o jornal afirma que a edição é a mais compartilhada no Spotify. Ouça ao podcast, em inglês, clicando aqui.

Informar Erro
Falar com a equipe

Tags

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?