Divulgação
Sucesso no TikTok, cantor norte-americano gravou a produção no Catar, ao lado do nigeriano Davido e da catariana Aisha
Sucesso no TikTok, Trinidad Cardona celebra a participação na primeira música oficial da Copa do Mundo de 2022, Hayya Hayya (Better Together). A gravação do clipe, no entanto, não foi tão cheia de glamour quanto se espera de um evento desse tamanho. “Aquilo demorou muito tempo, meu Deus. Acho que foram três ou quatro dias e, cada vez que saíamos, ficávamos umas sete horas gravando”, revela ele em entrevista à Tangerina.
O projeto foi gravado em um deserto no Catar. A equipe precisava dirigir durante cerca de uma hora para chegar à locação. “As dunas de areia iam até onde você conseguia ver”, relembra Trinidad Cardona. “Em uma das noites, teve uma tempestade de areia, ninguém conseguia gravar. E eu fui o último a ir embora. O Davido e a Aisha puderam ir para casa e eu fiquei mais umas quatro horas lá”, relembra ele, mencionando os dois feats da faixa.
Mesmo com os imprevistos, o cantor norte-americano afirma que o projeto foi divertido e elogia o resultado final do clipe. Com referências de R&B, reggae e elementos de sons orientais, Hayya Hayya abriu caminho para uma série de músicas oficiais da Copa do Mundo, com participações de artistas de diferentes países. Sensação do afrobeats, Davido é um cantor nigeriano, enquanto Aisha integra o pop catariano.
O convite para a participação de Trinidad Cardona partiu de RedOne. Um dos compositores da faixa, o produtor é conhecido por trabalhar com grandes nomes do pop, como Lady Gaga e Nicki Minaj. “Ele me mandou uma mensagem perguntando se eu poderia ouvir uma demo. Já tinham várias partes escritas e pensei que parecia tão bom que eu não queria mudar nada”, relembra o cantor. “Gravei no meu quarto, mandei os vocais e eles curtiram. Aí, me perguntaram se eu queria participar desse grande evento no Catar em duas semanas.”
Ouça Hayya Hayya (Better Together), música oficial da Copa do Mundo
Canção é interpretada por Trinidad Cardona, Davido and Aisha
Com família de origem mexicana, Trinidad Cardona é natural de Phoenix, no Arizona. Ele costuma assistir aos jogos da Copa do Mundo com a família no México. Às vezes, o feito acontece pela falta de opção. “Em todos os restaurantes, ou qualquer lugar que você vai, está passando. É uma daquelas coisas que estão associadas com a família”, explica ele. Perguntado sobre para qual seleção ele torce, não há pausa: “México todas as vezes, sem questionar.”
O cantor ficou conhecido aos 19 anos, ainda em 2017, com a música Jennifer. O reconhecimento não veio com grande consistência. Ele precisou recorrer a trabalhos no site de classificados Craigslist no ano seguinte. “Foi o pior momento da minha vida. Peguei todas as oportunidades que apareciam durante quase dois anos, de entregar comida a limpar a casa e ser motorista”, diz ele. “Houve alguns momentos em que pensei que tinha acabado para mim. Pensei que essa era a minha vida e só limparia casas.”
Depois de cerca de um ano com os trabalhos temporários, Trinidad Cardona começou a guardar dinheiro para novas músicas. Ele compunha e produzia em casa nas horas vagas. O cenário mudou quando a faixa Dinero se tornou um sucesso no TikTok em 2019 sem qualquer tipo de publicidade. O cantor nem mesmo sabia mexer na rede social. Hoje, a canção já foi usada em quase 2 milhões de vídeos curtos da plataforma.
“Acho que eu tinha uma conta no TikTok, porque por volta de 2017, eu tinha uma no Musical.ly. Então, eles tinham minhas informações mas eu nem tinha baixado o aplicativo ainda”, explica Trinidad Cardona. Desde então, o cantor continua compondo músicas em casa. A única diferença é que ele se mudou para a própria mansão. Ele tem mais de 200 canções gravadas na gaveta e pretende lançar novidades entre setembro e outubro.
Além das inspirações do rap, R&B e jazz, o funk brasileiro se tornou frequente nas playlists de Trinidad Cardona. “Não sei o que vocês estão falando. Consigo ler português, porque é muito próximo do espanhol, mas não consigo entender”, explica. Ele cita o paulista MC Hariel como uma possível colaboração para o futuro. “Espero que aconteça logo, porque conversamos bastante, mas ainda não aconteceu”, conta. O funkeiro já tinha postado uma conversa entre os dois em 2020 no Twitter.
Lucas Almeida
Repórter. Passou pela MTV Brasil e Veja.com. É fã de um pop triste e não deixa de ouvir todos os lançamentos musicais da semana.
Ver mais conteúdos de Lucas AlmeidaTangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.
Ainda não tem uma conta?