Reprodução/YouTube/Hybe Labels
Esse é para você nunca mais ficar perdido quando comentarem sobre o debut de um idol ou a ascensão de um rookie
A cultura pop sul-coreana está dominando o mundo e atraindo cada vez mais fãs, seja por meio da música ou dos k-dramas —as famosas séries coreanas, como Round 6, o último grande sucesso da Netflix. Logo de cara, o vocabulário usado pelos fãs de k-pop chama a atenção de quem deseja adentrar nesse universo —e também daqueles que olham de fora, com curiosidade.
Por isso, criamos uma lista com os principais termos usados na cultura pop sul-coreana para você não ficar perdido com tantas palavras novas. Ah, e não estranhe se usarmos a palavra “grupo” demais: para os fãs do k-pop, “banda” é uma expressão que se refere apenas a conjuntos que tocam instrumentos. Como o gênero tem, em sua maioria, apenas performers, a palavra usada é “grupo”.
Trainee é a pessoa que está se preparando para se tornar um artista. Geralmente, artistas treinam durante anos antes de estrearem como solistas ou integrantes de algum grupo. Nessa época, eles aprendem a aperfeiçoar suas habilidades de canto, dança etc.
Idol, ídolo em português, é como os performers do k-pop são chamados, podendo ser um solista ou membro de um grupo. É uma das palavras mais usadas no k-pop.
Fandom nada mais é do que a base de fãs de determinado grupo e/ou idol. Podemos traduzir como fã clube. O do BTS, por exemplo, é chamado de ARMY.
Debut é quando um grupo ou artista faz a sua estreia como idol. Geralmente, o debut é marcado pelo lançamento de um single ou disco. Debut stage é a primeira performance/apresentação ao vivo do grupo.
Rookie nada mais é que novato e o termo é usado para falar de grupos ou solistas que debutaram há pouco tempo. Um exemplo disso é o grupo feminino Aespa, que debutou em novembro de 2020.
Conheça o grupo de k-pop Aespa
Veja o clipe da música Savage
Durante a segunda geração do k-pop, os grupos começaram a ficar maiores e o sistema de sub-units foi implementado. As units são subgrupos dentro de um grupo maior. Por exemplo: o Loona, grupo com 12 integrantes, tem três sub-units: o Loona ⅓, Loona Odd Eye Circle e xxyx.
O comeback é quando o grupo está voltando com um novo disco ou single.
Significa que uma nova era está começando. Antes do lançamento, saem os teasers: fotos e vídeos que introduzem o conceito que o grupo vai apresentar. Depois do lançamento, os grupos promovem o lançamento em programas de TV.
No k-pop, a title track não se resume a faixa que leva o nome do disco, a title é o single principal. Em alguns casos, ela pode até ter o nome do disco, como é o caso de Sticker, do NCT 127, mas não é o caso de Alcohol-Free, do Twice, title do mini álbum Taste of Love. O mesmo esquema acontece com as b-sides. No K-pop, todas as músicas que não são title tracks, são b-sides.
Assista ao clipe de Alcohol-Free
Música é um dos hits do grupo feminino TWICE
Não existe EP no k-pop. O equivalente seria o mini álbum. Esse formato pode variar entre quatro e oito faixas.
Repackage equivale a uma versão deluxe. É uma nova versão de um disco, com mais algumas músicas, um novo conceito e uma nova title track.
Real time All-Kill é quando uma música atinge o primeiro lugar em todos os charts sul-coreanos ao mesmo tempo.
O CAK é dado para a música que ficou em primeiro lugar no ranking diário de todos os charts sul-coreanos.
O PAK no vocabulário do k-pop é quando a música consegue ficar em primeiro no real-time, no topo diário e no topo semanal de todos os charts. A música com mais PAKs até hoje é Dynamite, lançada pelo BTS, em 2020. O single tem 610 PAKs.
Veja o clipe de Dynamite, do BTS
Música do grupo de k-pop dominou as paradas coreanas por 61 semanas
Maknae é o membro mais novo de um grupo. É muito comum ver gente falando de “hyung line” e “maknae line” dos grupos, a linha dos membros mais velhos e a linha dos membros mais novos.
Essa é uma palavra muito importante no k-pop! Bias é o seu membro favorito dentro de um grupo, aquele que prende a sua atenção.
Wrecker é o membro que não está na sua lista de bias, mas que mexe com você, que pode acabar entrando na sua listinha de bias ou roubando o lugar de alguém nela.
Ult ou Utt significa ultimate, ou seu idol favorito de todos. Por exemplo: você tem três bias dentro de um grupo, e um desses bias é o seu ultimate.
A palavra stan surgiu de uma música homônima do rapper Eminem, que versa sobre uma fã obcecada por ele. Porém, no k-pop, stan significa um fã muito fã, que apoia bastante o grupo ou artista, engaja com os conteúdos do artista, ajuda em votações etc.
Multi stan é uma pessoa que é muito engajada em mais de um grupo. Se você engaja muito com mais de um grupo, você é multi stan. E está tudo bem, viu? Pode amar mais de um grupo sem problema nenhum.
Solo stan é um termo usado no vocabulário do k-pop para se referir a pessoas que são fãs de apenas um membro dentro de um grupo e só apoia esse membro.
Akgae também é a pessoa que é fã de um só membro de um grupo. A diferença é que as akgaes geralmente odeiam os demais membros.
As sasaengs são as stalkers do k-pop. Elas perseguem os idols na rua, se hospedam nos mesmos hotéis que eles em busca de fotos exclusivas ou objetos usados por eles, compram passagens para o mesmo voo e praticam vários outros tipos de invasão de privacidade, como conseguir número pessoal de idol, e por aí vai.
Fanchant é um tipo de canto que os fãs fazem durante performances ao vivo ao longo das músicas. Geralmente, os fãs cantam os nomes dos integrantes do grupo ou repetem alguns versos.
Aprenda fanchants do k-pop
Fãs criam músicas que repetem nomes de idols
Lightstick nada mais é que o bastão de luz do k-pop. O negócio ficou sério em 2006, quando o BIGBANG lançou um bastão personalizado, idealizado pelo G-Dragon. Todos os grupos começaram a investir em lightsticks próprios e o item virou super importante para demonstrar apoio aos grupos em eventos e shows.
Aqui um estádio cheio de lighsticks!
Reprodução
Nugu é uma expressão que significa “quem”, e é usada para falar sobre grupos/artistas desconhecidos ou com menos fama. Exemplo: esse grupo é nugu.
Big 3 se refere às três maiores empresas do k-pop: SM, JYP e YG. As três empresas foram fundadas nos anos 1990 e cuidam de grupos que foram muito importantes para a expansão do k-pop mundialmente.
O termo Sunbae é usado no vocabulário do k-pop para pessoas de um grau mais elevado. Na música, um solista rookie vai se referir a um solista veterano como Sunbae, geralmente o termo vem após o nome do artista/grupo na frase. Exemplo: “Meu maior ídolo é o Kai Sunbae”.
Se Sunbae é veterano, Hoobae é justamente o contrário. O termo é usado para se referir a uma pessoa que esteja um grau abaixo de você, seja na escola, no trabalho etc.
Oppa é um termo usado por mulheres para se referirem a homens até dez anos mais velhos, como irmãos, mas também amigos ou crushs.
Noona é o equivalente de Oppa para os homens se referirem às mulheres até dez anos mais velhas, irmãs mais velhas ou amigas mais velhas.
Hyung também significa irmão mais velho, mas a palavra é usada por homens do k-pop. Ele também pode ser usado para amigos mais velhos com quem você tem intimidade. É muito comum ver os membros mais novos de algum grupo se referindo a algum membro mais velho como Hyung.
Unnie é o termo que as mulheres usam para se referirem a mulheres mais velhas que elas, amigas ou irmãs.
Essa é uma expressão do vocabulário do k-pop de encorajamento, como “boa sorte”, “faça seu melhor” ou “vamos lá”, usada para uma pessoa que esteja indo fazer alguma prova, entrevista de emprego ou qualquer outra situação na qual ela precise de sorte.
Park Jin-young, do Got7, faz gesto que ilustra a expressão hwaiting
Reprodução
Daebak é uma expressão de entusiasmo equivalente ao nosso “que incrível!” ou “ótimo!”, muito ouvida em séries coreanas.
Os idols Doyoung e Tae-yong demonstram como é o gesto daebak
Reprodução
Aigoo é um termo usado no vocabulário do k-pop para demonstrar descontentamento com alguma coisa. Exemplo: “Aigoo, meu arroz queimou”.
Já viu o seu bias agindo de uma maneira fofa e não entendeu nada? Ele estava fazendo aegyo! O aegyo é o ato de agir de maneira graciosa, fazendo gestos com a mão, caretas fofas e voz doce.
Finger heart é o coração feito com os dedos polegar e indicador, muito usado para fotos, para demonstrar afeto ou até mesmo como uma maneira de fazer aegyo. O gesto ficou muito popular nos últimos anos, com a explosão do k-pop ao redor do mundo.
Faça você também um finger heart em casa
Reprodução
Ao contrário do que muita gente acredita, não é uma montagem em vídeo (chamadas de edit). A fancam nada mais é que um vídeo feito por algum fã durante uma apresentação de um grupo ou artista.
Gabriela Ferreira
Gabriela Ferreira é repórter de música e fissurada por música pop. K-popper desde 2018, é multi-stan e tem uma bias list maior do que o necessário.
Ver mais conteúdos de Gabriela FerreiraTangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.
Ainda não tem uma conta?