Iara Jamra retoma Rá-Tim-Bum para viver senhora de 80 anos - Tangerina

NO PALCO

Iara Jamra é a protagonista de Feliz Dia das Mães

Divulgação/Félix Graça

FELIZ DIA DAS MÃES

Iara Jamra retoma menina do Rá-Tim-Bum para viver senhora de 80 anos

Quase três décadas se passaram desde o fim do infantil Rá-Tim-Bum (1990-1994), mas Iara Jamra ainda é lembrada como Nina, a menina sapeca que contava histórias para sua boneca Careca. A atriz, atualmente com 68 anos, revisita (mesmo que sem querer) sua personagem mais famosa no espetáculo Feliz Dia das Mães, no qual dá vida […]

Luciano Guaraldo

Quase três décadas se passaram desde o fim do infantil Rá-Tim-Bum (1990-1994), mas Iara Jamra ainda é lembrada como Nina, a menina sapeca que contava histórias para sua boneca Careca. A atriz, atualmente com 68 anos, revisita (mesmo que sem querer) sua personagem mais famosa no espetáculo Feliz Dia das Mães, no qual dá vida a uma senhora de cerca de 80 anos.

Mas como uma criança da TV pode servir de inspiração para uma matriarca do teatro? É que a comédia escrita por Dan Rosseto (de As Aventuras de José & Durval) se propõe a fazer o público rir, mas também pensar, com uma história que mistura um almoço de família no Dia das Mães com reflexões sobre a finitude da vida.

Dona Alma, personagem de Iara Jamra, sabe que a morte está cada vez mais próxima e começa a fazer planos para sua passagem. Mas há ainda uma luta contra a doença de Alzheimer, que faz a matriarca ter momentos de pura criancice no palco. E aí que a Nina do Rá-Tim-Bum reaparece, de maneira sutil –afinal, trata-se de uma personagem bem diferente.

“Eu estava ensaiando o espetáculo e fiquei pensando que tomei um caminho na atuação que me era muito familiar, mas não sabia dizer qual. Depois de pensar muito, vi que era a Nina ali. Eu uso o pezinho dela, os pulinhos. Como atriz, a gente sempre quer fazer coisas diferentes, se desafiar, mas tem momentos em que acaba indo para o que já conhece. Acho que a Nina ficou impregnada em mim”, admite a artista em entrevista exclusiva à Tangerina.

Iara Jamra como a Nina do Rá-Tim-Bum

Iara Jamra como a Nina do Rá-Tim-Bum, com sua inseparável boneca Careca

Divulgação/TV Cultura

Comparações à parte, Iara Jamra valoriza a chance de fazer o público dar risada com Feliz Dia das Mães. Afinal, os últimos anos já foram muito difíceis, e quem vai ao teatro busca uma distração. “Eu sempre gostei de fazer comédia, acho uma delícia. A dona Alma é despachada, desbocada, fala muito palavrão (risos). Eu e o elenco nos lembramos até do Paulo Gustavo [1978-2021], de como é legal ver uma comédia bem feita”, ressalta.

O tema do espetáculo, assegura ela, é algo com que todo mundo vai conseguir se identificar. Afinal, quem nunca foi obrigado a comparecer a um almoço de família no Dia das Mães e teve que aguentar o tio com opiniões controversas ou o primo que guarda um segredo? “O Dan criou até um tipo meio bolsominion (risos). Mas tem um conflito de gerações, a Alma gosta de ver leilões à noite na TV, enquanto todo mundo vê séries na Netflix. As linguagens são muito interessantes.”

Feliz Dia das Mães fica em cartaz no Teatro Morumbi Shopping (Av. Roque Petroni Jr., 1089) até 28 de agosto, com sessões toda sexta e sábado, às 20h, e domingos, às 19h. Os ingressos custam R$ 80 (R$ 40 meia) e podem ser comprados pela internet. Além de Iara Jamra, estão no elenco Ivan Parente, Nicole Cordery, José Trassi, Larissa Ferrara, Felipe Hintze, Vanessa Goulartt e Daniel Ortega.

Informar Erro
Falar com a equipe

Tags

QUEM FEZ

Luciano Guaraldo

Editor-chefe da Tangerina. Antes, foi editor do Notícias da TV, onde atuou durante cinco anos. Também passou por Diário de São Paulo e Rede BOM DIA de jornais.

Ver mais conteúdos de Luciano Guaraldo

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?

Conteúdo fresco, direto da fruta

Quer ficar por dentro das notícias do mundo pop? É só assinar nosso conteúdo semanal