NO PALCO

Guilherme Fontes em A Viagem

Reprodução/TV Globo

NO TEATRO

A Viagem vai virar musical: ‘Mas sem fantasminhas voando’

Sucesso toda vez que é exibida na TV, a novela A Viagem vai ganhar um espetáculo musical no ano que vem. Produtor adianta como será

Luciano Guaraldo

“Há tanto tempo que eu deixei você/ Fui chorando de saudade”… Os versos do Roupa Nova embalaram o romance de Diná (Christiane Torloni) e Otávio (Antonio Fagundes) no remake de A Viagem (1994), em mais um caso de música que virou sinônimo de novela. Agora, quase 30 anos depois de sua exibição na Globo, a trama vai chegar ao teatro em um espetáculo musical. “Mas sem fantasminhas voando pelo palco”, adianta o produtor Bruno Souza.

O projeto de adaptar a novela de Ivani Ribeiro (1922-1995) é antigo: passou a ser desenvolvido nos últimos cinco anos, mas só estreia no primeiro semestre do ano que vem. Além de conseguir a liberação da história com a Globo, a equipe conta com outra carta na manga para a montagem: Solange Castro Neves, colaboradora da autora em 1994, assinará o novo texto em parceria com Vitor de Oliveira (I Love Paraisópolis) e Thalma Bertozzi (Marcas da Paixão).

“É uma equipe muito competente. A Solange teve a ideia de fazer um roteiro de A Viagem para o teatro, que inicialmente não seria um musical. Mas, com os vários tratamentos, as canções foram sendo incorporadas. Já era uma proposta da Globo transformar grandes novelas em musicais, como fizeram com Vamp [1991] e Roque Santeiro [1985]”, explica o produtor em entrevista exclusiva à Tangerina.

Ligado ao espiritismo, tema central de A Viagem, Bruno Souza quer privilegiar a beleza da história de Ivani Ribeiro, em vez de preparar números milionários que pouco acrescentam. “É um tema muito delicado, do espiritismo, nada pode ser à deriva, precisa ser feito com muito respeito. Nossa ideia não é fazer uma hiperprodução, com fantasminha voando nem elevador no palco. Vamos usar a verba para pagar cachês decentes para elenco e equipe”, adianta o responsável pela produtora Palavra & Som Entretenimento.

Por falar em elenco… Alguma chance de atores da novela aparecerem no musical de A Viagem? “Já fizemos alguns convites, estamos estudando nomes. Mas daremos prioridade a artistas que não são figurinhas carimbadas do teatro. A ideia é revelar gente boa e que não tem chance em outras produções”, explica Souza.

As audições devem ocorrer em novembro e dezembro, com os ensaios começando em janeiro. “A Solange quer participar de todo o processo, acompanhar os testes. Ela está envolvida do começo ao fim”, conta o produtor. “Serão 32 apresentações em São Paulo, depois seguimos para o Rio de Janeiro.”

Mas e as músicas, Bruno? Alguma chance de A Viagem, do Roupa Nova (aquela que citamos no começo do texto), aparecer nos palcos? “Vai ter, claro. Não tem como não ter (risos). Mas não vamos entregar essa logo na abertura, talvez seja o nosso número de encerramento. Vão ter também mais músicas da trilha, que já vieram junto com a bíblia do projeto. Mas ainda terão números novos. O Mascarado [vivido por Breno Moroni na novela], por exemplo, vai ganhar uma canção para ele. Vai ficar bem bonito.”

O musical de A Viagem é uma produção da Palavra & Som Entretenimento em parceria com a Oh! Artes. O espetáculo terá direção musical de Tony Lucchesi, coreografias de Ciça Simões e direção artística de Diego Morais.

Informar Erro
Falar com a equipe
QUEM FEZ

Luciano Guaraldo

Editor-chefe da Tangerina. Antes, foi editor do Notícias da TV, onde atuou durante cinco anos. Também passou por Diário de São Paulo e Rede BOM DIA de jornais.

Ver mais conteúdos de Luciano Guaraldo

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?

Conteúdo fresco, direto da fruta

Quer ficar por dentro das notícias do mundo pop? É só assinar nosso conteúdo semanal