NO PALCO

Beto Sargentelli e Eline Porto estrelam Os Últimos 5 Anos

Divulgação/Gustavo Arrais

TEATRO

Casal da vida real mostra montanha-russa do amor em Os Últimos 5 Anos

Beto Sargentelli e Eline Porto levam química da vida real para os palcos, em musical que mostra paixão e implosão de casal genioso e genial

Luciano Guaraldo

Beto Sargentelli e Eline Porto são um casal na vida real, e têm química de sobra em cena para provar que a vida imita a arte (ou vice-versa). Mas no musical Os Últimos 5 Anos, de volta para curtíssima temporada em São Paulo, os atores precisam ir além da paixão para mostrar a montanha-russa do amor encarada por seus personagens, Jamie e Cathy. Os dois se conhecem, se apaixonam, se casam e se separam em menos de duas horas de espetáculo.

A Tangerina conferiu uma apresentação de Os Últimos 5 Anos no último fim de semana, e fica claro que Sargentelli e Eline têm um carinho especial pela obra, que eles inicialmente estrelaram em 2018 e sempre dão um jeitinho de trazer de volta –os dois também são produtores da montagem. Ele já ganhou o Prêmio Bibi Ferreira de melhor ator, ela levou melhor atriz no Melhores do Ano UOL.

A narrativa ocorre em duas linhas temporais opostas: Jamie relembra o relacionamento do início ao fim, enquanto Cathy reconta como tudo terminou e vai no sentido inverso, até o momento em que conhece o rapaz. Assim, o público acompanha momentos muito distintos dos dois personagens, que pouco interagem no palco.

Baseado em fatos reais, os cinco longos anos –que no palco transcorrem em intensos 80 minutos– são inspirados no relacionamento do autor do texto e músicas, Jason Robert Brown, com a atriz Theresa O’Neill, com quem teve um casamento fracassado. Parece difícil acreditar que uma relação tão intensa possa implodir tão rapidamente. Mas, ao mesmo tempo, quem nunca viveu um amor tão intoxicante que seria impossível mantê-lo?

As músicas de Jason Robert Brown (ganhador de três prêmios Tony) são um caso à parte, e a versão brasileira de Rafael Oliveira ganha pontos por inserir referências da cultura pop nacional ao texto –até Dercy Gonçalves (1905-2008) é lembrada, e Eline recebe aplausos de pé da plateia quando alfineta a insistência de alguns produtores em escalar atores de TV para musicais, mesmo sem experiência prévia com canto e dança.

Se você quiser conferir Os Últimos 5 Anos, é melhor correr: o musical terá apenas mais três sessões neste fim de semana. Além da performance de sábado (26), às 21h, e de de domingo (27), às 19h, foi adicionada uma extra, às 15h de domingo –é a que tem mais lugares disponíveis até a conclusão deste texto. O espetáculo está em cartaz no Teatro Nair Bello, no Shopping Frei Caneca (Rua Frei Caneca, 569, São Paulo – SP). Os ingressos são vendidos na plataforma Sympla.

Informar Erro
Falar com a equipe
QUEM FEZ

Luciano Guaraldo

Editor-chefe da Tangerina. Antes, foi editor do Notícias da TV, onde atuou durante cinco anos. Também passou por Diário de São Paulo e Rede BOM DIA de jornais.

Ver mais conteúdos de Luciano Guaraldo

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?