REDES SOCIAIS

Câmara dos Deputados dos EUA em sessão

Divulgação/House.gov

BANIDO DA CÂMARA

Deputados dos EUA são proibidos de usar TikTok em seus celulares

Joe Biden precisa assinar lei que bane aplicativo de todos os aparelhos do governo, mas Câmara se antecipou e já baixou norma

Luciano Guaraldo

Não espere ver deputados norte-americanos fazendo a dancinha do momento no TikTok! Pelo menos, não em suas contas oficiais. O aplicativo chinês foi banido pela Câmara porque “apresenta alto risco de segurança”. Os legisladores são pioneiros na proibição, que deve ser expandida para celulares oficiais de todos os representantes do governo em breve –a lei já foi aprovada e só precisa ser assinada pelo presidente Joe Biden.

Medidas similares estavam sendo tomadas por autoridades estaduais, com 19 (dos 50) Estados bloquearam completa ou parcialmente o aplicativo de dispositivos oficiais. A preocupação é de que o governo chinês use o TikTok para rastrear norte-americanos. Deputados poderão usar o app em seus celulares pessoais –não usados para assuntos legislativos–, mas não será permitida a entrada dos aparelhos na Câmara.

Um memorando já circula entre os deputados, assinado pela chefe de administração da Câmara, Catherine Szpindor, informa que quem tiver o TikTok baixado em seus aparelhos será obrigado a excluí-lo imediatamente. Quem não o fizer será procurado pela equipe de cibersegurança e terá o celular confiscado para a remoção do app.

Segundo o comunicado, “o setor de Cibersegurança da Câmara julgou que o TikTok é um aplicativo de alto risco para seus usuários devido a um número de riscos de segurança”. Outros apps da empresa ByteDance também estão proibidos. A companhia chinesa não foi transparente o bastante ao ser questionada pelo governo norte-americano sobre como protege os dados de seus usuários.

Em pronunciamento para a NBC News, a equipe do TikTok nos Estados Unidos afirmou que está trabalhando com o governo federal para encontrar uma solução o quanto antes. “Nós acreditamos que isso vai resolver qualquer suposto problema envolvendo o TikTok, sem sombras de dúvidas.”

Informar Erro
Falar com a equipe

Tags

QUEM FEZ

Luciano Guaraldo

Editor-chefe da Tangerina. Antes, foi editor do Notícias da TV, onde atuou durante cinco anos. Também passou por Diário de São Paulo e Rede BOM DIA de jornais.

Ver mais conteúdos de Luciano Guaraldo

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?