Divulgação/I Hate Flash
De Avril Lavigne e Gilberto Gil, Palco Sunset, Espaço Favela e Supernova trarão opções para quem vai ao festival curtir não só o palco Mundo
O Rock in Rio 2022 está chegando. Em exatas duas semanas, as portas da Cidade do Rock serão abertas para receber mais de 700 mil pessoas em sete dias —2, 3, 4, 8, 9, 10 e 11 de setembro—, além de 670 artistas e 500 horas de entretenimento.
Ainda há poucos ingressos para a noite de abertura, 2 de setembro, disponibilizados na venda extraordinária da semana passada. A data traz o tradicional dia do metal, com Iron Maiden, Dream Theater, Gojira, Sepultura e mais. Os outros seis dias estão esgotados.
Nas últimas semanas, a Tangerina têm publicado diariamente textos de apresentação das 28 atrações do palco Mundo —acompanhe aqui. Porém, o festival está muito além de seu espaço principal. Para ser mais exato, o Parque Olímpico da Barra vai comportar outros oito palcos: Sunset, New Dance Order, Espaço Favela, Rock District, Highway Stage, Supernova, Rock Street Mediterrâneo e Nave.
Por isso, a Tangerina lista shows imperdíveis do Rock in Rio 2022 que não serão realizados no palco Mundo. Para contemplar todos que vão ao festival, apontamos duas atrações de cada dia. E não deixe de salvar a lista completa de atrações.
Living Colour feat Steve Vai – Palco Sunset – 18h25
No rock pesado, muitas vezes, antiguidade é posto. Aos 62 anos, Steve Vai, um dos guitarristas mais virtuosos da história, volta ao festival para encontrar o rock plural do Living Colour, que mistura o groove do funk, as interações musicais do jazz e o peso do heavy metal. O encontro promete causar uma explosão sonora.
Ratos de Porão – Palco Supernova – 19h30
João Gordo canta Fuscão Preto
Reprodução/YouTube
Enquanto comemora 40 anos de estrada, o ícone do punk hardcore nacional está mais ativo do que nunca, chutando portas e não temendo fazer inimigos. O grupo liderado por João Gordo se apresenta no festival pela primeira vez e deve levar faixas de seu álbum mais recente, o sugestivo Necropolítica (2022), como Alerta Antifascista e Bostanágua.
Racionais – Palco Sunset – 21h15
O rapper Mano Brown em foto para divulgar o podcast Mano a Mano
Pedro Dimitrow/Spotify
O grupo mais importante do hip hop brasileiro fará sua estreia no festival midiático —o que, para muitos fãs mais ávidos, parece ser algo surreal. Mano Brown já tinha levado seu show solo em 2019, e agora volta com KL Jay, Ice Blue e Edi Rock. Não dá para prever o que vai acontecer, mas você há de querer viver isso.
Papatinho + L7nnon convidam MC Hariel e MC Carol – Palco Sunset – 15h30
Papatinho no Conversa com Bial
Globo/divulgação
Um pouco de consciência, um tanto de festa. Se você tem ingresso para 3 de setembro, a dica é chegar cedo para aproveitar tudo o que o festival tem para oferecer e, de quebra, não perder o baile de Papatinho no palco Sunset. Produtor popstar, ele leva o amigo e novo astro L7nnon para dividir a festa, que terá ainda as vozes marcantes dos MCs Hariel e Carol. Para começar o sábado daquele jeito!
Gilberto Gil – Palco Sunset – 21h15
Gilberto Gil e a neta Flor no MITA Festival
Rodrigo Gianesi
Um dos maiores e mais completos artistas da música brasileira, Gil tem sido reverenciado por onde passa com a sua turnê —tanto aqui quanto na Europa. No show atual, que celebra seus 80 anos de vida, ele é acompanhado por filhos e netos. Juntos, eles transbordam boas energias e musicalidade. Recomendado para encarar a dobradinha Demi Lovato e Justin Bieber no palco principal com o coração leve.
Luísa Sonza convida Marina Sena – Palco Sunset – 16h55
A cantora Luísa Sonza
Reprodução/Instagram
Luísa Sonza e Marina Sena não eram exatamente popstars em 2019, quando rolou o último Rock in Rio, mas entraram no pós-pandemia esbanjando esse status. Por isso, nada mais justo do que elas ganharem espaço no maior festival do país. Luísa vai apresentar uma prévia de sua nova turnê, O Conto dos Dois Mundos, e terá a companhia de luxo da mineira Marina em algumas músicas. Eu chutaria que o megahit Por Supuesto não vai ficar de fora.
Gloria Groove – Palco Sunset – 16h55
27.mar.2022 - Gloria Groove fez um show quentíssimo no último dia do Lollapalooza Brasil 2022
Divulgação/Lollapalooza
Uma drag queen promete fazer um dos grandes shows do dia que terá Guns N’ Roses como protagonista. Se você for um roqueiro conservador, melhor ir de mente aberta ou passar longe. Gloria Groove é estrela de excelência e entrega nos shows do disco Lady Leste (2022) uma performance tão poderosa e representativa quanto dançante. Com uma voz treinada desde a infância, ela passa por hip hop, funk, pop rock, ritmos latinos e até o rock mesmo com impressionante desenvoltura.
Francisco, El Hombre – Palco Supernova – 19h30
A banda Francisco, el Hombre
Divulgação/Renata Monteiro
Festival não é lugar para fazer política? Dá uma chegada no palco Supernova na hora do show da Francisco, El Hombre para conferir. Militante de esquerda por natureza, a banda formada em Campinas (SP) já tinha feito um barulho e tanto no palco Sunset em 2019. Bradaram pela Amazônia, pelas mulheres e contra o presidente Jair Bolsonaro, tudo isso num show explosivo e fácil de engajar. Agora, num palco que não tem transmissão televisiva, a festa promete ferver.
Avril Lavigne – Palco Sunset – 21h15
Avril Lavigne
Divulgação
Se você tem entre 25 e 40 anos, a gente nem precisa de muitos argumentos para provar que este show será imperdível. A princesa do pop punk volta ao Brasil oito anos depois de sua última turnê, e vai se apresentar em um grande festival pela primeira vez. Espere para ver a Cidade do Rock cantando hits nostálgicos como Complicated, Sk8er Boi, Girlfriend e I’m With You. As novas Bite Me e Love It When You Hate Me, do álbum Love Sux (2022), também devem pintar no setlist.
MD Chefe e DomLaike – Espaço Favela – 20h05
MD Chefe posa em foto de divulgação
Divulgação
MD Chefe está na crista na onda das plataformas de streaming por conta de hits como Rei Lacoste —que divide com DomLaike, seu parceiro também no Rock in Rio— e Tiffany. O rapper carioca de 22 anos também chega embalado por sua vitória na premiação norte-americana BET Awards. É show para dançar com o pescoço e se impressionar com a voz grave do MC.
Bala Desejo – Palco Sunset – 15h30
Integrantes do Bala Desejo
Divulgação/Leco Moura
Revelação da nova MPB pós-pandemia, o Bala Desejo é garantia de shows quentes e de energia contagiante. A banda formada no Rio de Janeiro por Zé Ibarra, Julia Mestre, Lucas Nunes e Dora Morelenbaum é acompanhada por alguns dos melhores músicos do Brasil —como o baixista Alberto Continentino e o baterista Thomas Harres— e não duvide do que a trupe será capaz de aprontar em sua estreia no maior festival do país. O show ainda terá um convidado, que segue em segredo.
Jovem Dionísio – Palco Supernova – 19h30
Jovem Dionísio
Divulgação
Se você valoriza o poder de um bom hit, sabe do que estamos falando. A banda curitibana de indie pop terá cerca de 30 minutos para acordar todos os Pedrinhos possíveis na Cidade do Rock, e é sempre um grande momento ver uma estreia desse tipo no Rock in Rio. A dica é tentar não chegar muito em cima da hora, porque o Supernova costuma ficar lotado.
Ludmilla – Palco Sunset – 21h15
Ludmilla canta em show de Numanice uma música em homenagem à Marília Mendonça
Reprodução/YouTube
Pela primeira vez, uma mulher brasileira será headliner do palco Sunset no Rock in Rio. E ninguém melhor do que Ludmilla para protagonizar este marco na Cidade do Rock, num dia de programação 100% feminina. A hitmaker que concilia diversos projetos diferentes ainda não deixou claro se o show será mais Numanice (pagode), Lud Sessions (R&B) ou Back to Be (pop). Se fosse para chutar, a gente diria que Ludmilla vai misturar tudo de um jeito especial.
Liniker convida Luedji Luna – Palco Sunset – 15h30
Grandes amigas, a paulista Liniker e a baiana Luedji Luna têm desenhado com carinho esse show especial no palco Sunset. As duas estão na lista da melhores e mais importantes vozes que surgiram na música brasileira recentemente, capazes de dosar perfeitamente potência, empoderamento e boas vibrações. Show cedinho, pós-almoço de domingo, perfeito para começar a se despedir desta edição em grande estilo.
Luccas Oliveira
Luccas Oliveira é editor de música na Tangerina e assina a coluna Na Grade, um guia sobre os principais shows e festivais que acontecem pelo país. Ex-jornal O Globo, fuçador do rock ao sertanejo e pai de gatos, trocou o Rio por São Paulo para curtir o fervo da noite paulistana.
Ver mais conteúdos de Luccas OliveiraTangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.
Ainda não tem uma conta?