O CARA DA LOCADORA

O Cara da Locadora

Divulgação/Prime Video

O Cara da Locadora

Você sabe o que é um curador? E uma locadora?

Você sabe o que é uma locadora? E uma curadoria? Então, chega mais

Rafael Argemon

Rafael Argemon

Antes da primeira edição da coluna O Cara da Locadora aqui na Tangerina, queria te perguntar uma coisa: você sabe o que é uma curadoria? O curador é um especialista em um assunto que serve como um intermediário entre um conteúdo específico e o público. Ele pesquisa, seleciona e organiza aquilo que acha que pode interessar às pessoas.

O curador de arte monta exposições, o de conteúdo reúne as informações que podem ser úteis para você. Há diversos tipos de curadores. E um curador, em meio à enxurrada de informações que recebemos diariamente, convenhamos, faz muita falta. Um curador de filmes então? Mais ainda. Principalmente neste momento de expansão de plataformas de streaming como Netflix, Amazon Prime Video, HBO Max, Disney+, e tantas outras.

Quem é um pouco mais velho vai se lembrar de que antes de tudo isso, havia um local chamado locadora de vídeo, onde as pessoas alugavam fitas VHS com lançamentos cinematográficos para assistir em seus videocassetes, no conforto de seus lares.

Na locadora havia a figura emblemática do cara da locadora, que tinha sempre algum filme na ponta da língua para indicar para os clientes que ali chegavam sem muita ideia do que assistir.

Os algoritmos eletrônicos desta era do streaming até tentam fazer esse papel, mas o componente humano ainda é muito necessário. Principalmente quando queremos sair do comum. Fugir do padrão. Conhecer aquele filme ou série que você nunca ouviu falar, que estão escondidos no catálogo e que provavelmente gostaria muito de assistir, mas que deixa passar batido.

Foi pensando nisso que eu, que já fui aquele “cara da locadora” lá entre 1995 e 1996, vou começar a compartilhar com você, todas as quintas-feiras, dicas de bons filmes e séries perdidas em algum canto das “prateleiras” dos catálogos dos serviços de streaming disponíveis no Brasil.

Meu nome é Rafael Argemon. Além de um legítimo cara da locadora (o que entrega um pouco a minha idade, né?), sou um jornalista apaixonado por cinema e TV com duas boas décadas na cobertura de entretenimento em grandes veículos como o jornal O Estado de S. Paulo, UOL, Time Out e Huffpost. Deixa comigo que, trabalhando aqui atrás do balcão dessa locadora gigante do mundo dos streamings, eu conheço muito bem o gosto de cada cliente. 

Ah, e siga O Cara da Locadora lá no Instagram: @caradalocadora

Até quinta!

Informar Erro
Falar com a equipe
QUEM FEZ
Rafael Argemon

Rafael Argemon

Rafael Argemon é criador do perfil O Cara da Locadora no Instagram e também assina uma coluna com o mesmo nome na Tangerina, onde indica as pérolas escondidas nas plataformas de streaming. Cinéfilo e maratonador de séries profissional, passou por Estadão, R7, UOL, Time Out e Huffpost. Apaixonado por pugs, sagu e jogos do Mario.

Ver mais conteúdos de Rafael Argemon

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?

Conteúdo fresco, direto da fruta

Quer ficar por dentro das notícias do mundo pop? É só assinar nosso conteúdo semanal