O CARA DA LOCADORA

Capa da lista com dramas de época

Foto: Divulgação / Arte: Tangerina

O Cara da Locadora

Chique no último: 10 dramas de época para quem ama Downton Abbey

Figurinos exuberantes, fotografia caprichada e atores britânicos (muitos atores britânicos!); Conheça aqui nossa lista com filmes de época imperdíveis

Rafael Argemon

Rafael Argemon

Quem não adora um bom drama de época? Mas do que se tratam exatamente dramas de época? Diferente dos dramas históricos, baseados ou inspirados em fatos, os dramas de época são como crônicas de um período histórico, mas totalmente ficcionais. Quer um bom exemplo? Downton Abbey.

Aliás, falando nisso, a estreia do delicioso Downton Abbey 2: Uma Nova Era nos cinemas nos deu a desculpa perfeita para resgatar alguns dos melhores filmes deste tipo, tão amados por tanta gente, disponíveis em streamings no Brasil.

Com figurinos exuberantes, fotografia caprichada, tramas sobre intrigas palacianas, amores impossíveis ou que discutem o abismo entre classes sociais, e atores britânicos (muitos atores britânicos!), os dramas de época nos transportam a um tempo distinto, mas que ainda guarda muita semelhanças com os dias de hoje. 

Ótimos filmes com tais características não faltam por aí, mas, inspirado no lançamento de Downton Abbey 2: Uma Nova Era, O Cara da Locadora selecionou 10 deles para você curtir aí no seu sofá.

Prepare uma pipoca chique e embarque nessa viagem histórica com a gente! 

A Época da Inocência (1993)

Belíssimo drama de época de Martin Scorsese tem Daniel Day-Lewis e Michelle Pfeiffer

Divulgação

Na Nova York de 1870, o advogado Newland Archer (Daniel Day-Lewis) está prestes a se casar com a jovem aristocrática May Welland (Winona Ryder) quando se apaixona pela condessa Ellen Olenska (Michelle Pfeiffer). Divorciada, Ellen, que é prima de May, retornou aos Estados Unidos depois de anos vivendo na Europa.

Onde ver: Netflix / Apple TV e Google Play (p/ alugar)

A Jovem Rainha Vitória (2009)

Uma jovem Emily Blunt como uma ainda bem jovem rainha Vitória

Pouco antes de ser coroada, a ainda jovem Vitória (Emily Blunt) se aproxima pelo príncipe da Bélgica, Albert (Rupert Friend). Já na coroação, ela passa a ser cortejada pelo lorde Melbourne (Paul Bettany) e fica dividida entre os dois pretendentes. No entanto, uma crise constitucional no Reino Unido vai ajudá-la a decidir com quem vai se casar.

Onde ver: Apple TV e Google Play (p/ alugar)

Adoráveis Mulheres (2019)

Nova versão do clássico de Louisa May Alcott tem Saoirse Ronan, Emma Watson, Florence Pugh e Timothée Chalamet

Na versão com um tom mais “moderno” do clássico escrito por Louisa May Alcott, as irmãs Jo (Saoirse Ronan), Meg (Emma Watson), Amy (Florence Pugh) e Beth (Eliza Scanlen) estão entrando na vida adulta no período pós Guerra Civil Americana. Jo tenta a vida como escritora em Nova York. Amy reencontra o jovem e rico Theodore “Laurie” Laurence (Timothée Chalamet) em Paris, uma antiga paixão. Meg acaba se casando com um professor pobre. Já a mais jovem delas, Beth, acaba ficando doente.  

Onde ver: Amazon Prime Video e Now / Apple TV, Claro Vídeo e Microsoft Store (p/ alugar)

Assassinato em Gosford Park (2001)

Filme do diretor Robert Altman tem uma visão bem mais ácida do formato de drama de época

Com roteiro de Julian Fellowes, criador de Downton Abbey, a história do filme se passa na década de 1930, quando Sir William McCordle (Michael Gambon) e sua esposa, Lady Sylvia (Kristin Scott Thomas), recebem amigos e parentes para um final de semana festivo em sua casa de campo. À medida que o fim de semana avança, segredos de convidados e, ao que tudo indica, todos querem tirar uma casquinha da fortuna do velho Sir McCordle.

Onde ver: Claro Vídeo e Mubi

Emma (2020)

Emma. é um dos muitos dramas de época baseados em obras da escritora britânica Jane Austen

Divulgação

A jovem e rica Emma Woodhouse (Anya Taylor-Joy) não está nem um pouco interessada em deixar a companhia de seu pai e se casar. Por isso, acaba se transformando em uma casamenteira nata. Pelo menos é isso que ela imagina, mas, na realidade, sua imaginação fértil acaba unindo casais que nem sempre são as melhores escolhas. 

Onde ver: Apple TV e Google Play (p/ alugar)

Jane Eyre (2011)

Versão mais recente do clássico de Charlotte Brontë traz Mia Wasikowska como a protagonista

Divulgação

De família extremamente pobre, Jane Eyre (Mia Wasikowska) teve uma infância sofrida. Para melhorar de vida, ela se candidata a uma vaga de governanta na mansão Thornfield Hall. Ao conseguir o emprego, passa a conviver com o misterioso e frio dono da residência, o Sr. Rochester (Michael Fassbender). Com o tempo, ela acaba se apaixonando por ele, que corresponde ao afeto da jovem Jane. Porém, segredos do passado de Rochester vêm à tona e podem arruinar a relação.

Onde ver: Starzplay e OiPlay / Apple TV, Claro Vídeo e Google Play (p/ alugar)

Orgulho e Preconceito (2005)

Outro clássico de Jane Austen ganha uma excelente versão estrelada por Keira Knightley e Matthew Macfadyen

Uma das versões de outro grande clássico da escritora britânica Jane Austen. Orgulho & Preconceito retrata a vida de cinco irmãs na Inglaterra georgiana. Jane (Rosamund Pike), Elizabeth (Keira Knightley), Mary (Talulah Riley), Kitty (Carey Mulligan) e Lydia Bennet (Jena Malone) são criadas com um único objetivo: conseguir um marido com posses. Quando o Sr. Bingley (Simon Woods), um solteiro rico, passa a morar em uma mansão vizinha, as irmãs –com exceção de Elizabeth, que é apaixonada pelo esnobe Sr. Darcy (Matthew Macfadyen)– logo ficam agitadas. 

Onde ver: Netflix e OiPlay / Apple TV, Claro Vídeo e Google Play (p/ alugar)

Razão e Sensibilidade (1995)

Outra versão de um livro fundamental de Jane Austen com Emma Thompson e Kate Winslet

Após a morte do Sr. Dashwood (Tom Wilkinson), sua propriedade é herdada por seu único filho, fruto de seu primeiro casamento, deixando sua segunda esposa e três filhas, sem nada. Elinor (Emma Thompson), Marianne (Kate Winslet) e Margaret (Emilie François) são acolhidas por um primo, mas a falta de posses atrapalha os planos de casamento delas. 

Onde ver: Netflix / Apple TV e Microsoft Store (p/ alugar)

Retorno a Howards End (1992)

Mais dentro do período de Downton Abbey, Retorno a Howards End é um grande cult dos anos 1990

Divulgação

Na primeira década do século 20, Ruth Wilcox (Vanessa Redgrave), a matriarca de uma família tradicional, deixa uma de suas propriedades de herança para Margaret Schlegel (Emma Thompson), uma mulher culta e independente. Os filhos da falecida não gostam nada disso e escondem o fato de Margaret. No entanto, ela passa a ser cortejada pelo viúvo de Ruth, Henry Wilcox (Anthony Hopkins).

Onde ver: Belas Artes À La Carte

Vestígios do Dia (1993)

Anthony Hopkins está simplesmente espetacular neste drama baseado no livro do japonês Kazuo Ishiguro

Mordomo de Darlington Hall por décadas, James Stevens (Anthony Hopkins) tenta convencer a antiga governanta do local, Sally Kenton (Emma Thompson), a retornar, depois que a residência de campo foi comprada por um ex-congressista americano. Durante os anos em que Sally trabalhou lá, James era secretamente apaixonado por ela. Mas sua timidez e sua total devoção a seus deveres o manteve afastado de sua paixão.

Onde ver: Apple TV, Claro Vídeo e Google Play (p/ alugar)

Siga O Cara da Locadora também no Instagram @caradalocadora

Informar Erro
Falar com a equipe
QUEM FEZ
Rafael Argemon

Rafael Argemon

Rafael Argemon é criador do perfil O Cara da Locadora no Instagram e também assina uma coluna com o mesmo nome na Tangerina, onde indica as pérolas escondidas nas plataformas de streaming. Cinéfilo e maratonador de séries profissional, passou por Estadão, R7, UOL, Time Out e Huffpost. Apaixonado por pugs, sagu e jogos do Mario.

Ver mais conteúdos de Rafael Argemon

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?

Conteúdo fresco, direto da fruta

Quer ficar por dentro das notícias do mundo pop? É só assinar nosso conteúdo semanal