Divulgação/Paramount Pictures
Um dos filmes de maior prestígio do cinema mundial, Titanic (1997) completa 25 anos nesta segunda-feira; saiba cinco curiosidades sobre o longa
Nesta segunda-feira (19), um dos maiores sucessos da história do cinema completa 25 anos. Titanic (1997) foi o filme de maior bilheteria da história durante 12 anos, até ser superado pelo fenômeno Avatar (2009) –coincidência ou não, ambos foram dirigidos pelo cineasta James Cameron, que está de volta às telonas com a continuação da história dos Na’vi em Avatar: O Caminho da Água –a sequência já arrecadou uma fortuna em seu primeiro fim de semana e provou a força do diretor.
Estrelado por Leonardo DiCaprio e Kate Winslet, Titanic se tornou um clássico mundial. A trama segue Jack (DiCaprio), um artista pobre e, Rose (Kate), uma jovem rica. Os dois se conhecem e se apaixonam na fatídica jornada do RMS Titanic, em 1912. Cameron vendeu o filme à Fox como uma espécie de Romeu e Julieta em um naufrágio e, apesar de os executivos não acreditarem no potencial do filme logo de cara, o romance surpreendeu a todos e, além de arrastar multidões para o cinema, levou 11 das 14 categorias às quais foi indicado ao Oscar.
Para celebrar os 25 anos desde a estreia de Titanic, a Tangerina separou uma lista com cinco curiosidades sobre a produção que você talvez ainda não saiba. Confira:
Titanic foi gravado em um estúdio novo e exclusivo
Divulgação/20th Century Fox
A partir das ideias mais mirabolantes de James Cameron, a 20th Century Fox teve que construir um estúdio novo em que coubesse a réplica do navio, que tinha quase a mesma escala do original que havia naufragado em 1912.
O Fox Studios Baja foi criado em 40 acres de terra no litoral sul do México, e Cameron gravou o filme em um tanque com mais de 60 milhões de litros d’água. Já era de se esperar, visto que o cineasta sempre vai além dos limites para construir suas obras da maneira mais realista possível.
Astrônomo provou ao diretor que as estrelas estavam posicionadas de maneira errada em Titanic
Divulgação/20th Century Fox
James Cameron é conhecido e celebrado por seu perfeccionismo, mas um erro em Titanic chamou a atenção de um especialista. O astrônomo Neil deGrasse Tyson mandou um e-mail a James Cameron avisando que, quando Rose está deitada em um pedaço de madeira olhando para as estrelas, ela não deveria estar vendo aquelas que apareceram no filme.
Cameron solicitou que o astrônomo enviasse a posição correta dos astros naquele momento e, ao receber o material, o diretor refez a cena e a inseriu na versão 3D relançada do filme.
Kate Winslet se recusou a usar roupa térmica e contraiu pneumonia
Divulgação/20th Century Fox
Os bastidores das filmagens de Titanic foram levemente caóticos. Durante as gravações, cerca de 80 pessoas da equipe, incluindo o próprio James Cameron, ficaram extremamente doentes após comer uma sopa de frutos do mar adulterada com fenciclidina. Na época, a polícia foi chamada para investigar, mas nunca foi confirmada uma verdadeira sabotagem.
Outra pessoa que teve problemas de saúde foi Kate Winslet. Para fazer uma atuação mais realista, ela não quis usar roupa térmica no mar durante as cenas em que Rose tentava sobreviver. Porém, isso desencadeou uma grave pneumonia na artista e ela chegou perto até de precisar abandonar a produção.
McConaughey era o favorito para o papel de Jack no lugar de DiCaprio
O icônico Jack foi um dos papéis de maior prestígio de Leonardo DiCaprio e o consolidou como astro de Hollywood, mas poderia não ter sido dele. O ator não era o favorito para interpretar o protagonista e, inclusive, quase perdeu o papel para Matthew McConaughey (Clube de Compras Dallas).
Desenhos eram feitos pelo próprio diretor, James Cameron
Além de ser diretor, roteirista, editor e produtor do filme, Cameron também tem algumas pontas no longa-metragem. Os desenhos de Jack foram todos feitos pelo próprio cineasta e, na cena clássica em que o artista desenha Rose nua, é a mão do diretor que aparece ali.
James Cameron, porém, é canhoto, e o personagem era destro. Com todo o seu perfeccionismo, ele inverteu as imagens na pós-produção. O diretor também faz uma participação especial na festa dentro do navio.
Giulianna Muneratto
Jornalista pela Faculdade Cásper Líbero. Adora um filme clichê, música pop e sonhava em ser cantora de cruzeiro, mas não tem talento pra isso.
Ver mais conteúdos de Giulianna MunerattoTangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.
Ainda não tem uma conta?