Divulgação/Netflix
Opção de plano com interrupções publicitárias era aguardada para 2023; nova data ficou marcada para novembro deste ano
Em crise financeira e com perda de assinaturas, a Netflix vai adiantar a chegada de seu novo plano mais barato e com interrupções publicitárias. Antes prevista para chegar em 2023, a opção acessível ficará disponível em 1º de novembro deste ano.
A informação da mudança de estratégia da Netflix foi revelada inicialmente pelo Wall Street Journal e confirmada com fontes pela revista Variety. O principal motivo da mudança é a chegada de um plano similar do Disney+, com estreia marcada para 8 de dezembro.
Em julho, a gigante do streaming anunciou para seus investidores que o plano com propagandas chegaria em 2023. Agora, países como Estados Unidos, Canadá, Alemanha, França e Reino Unido terão a nova opção disponível alguns meses mais cedo.
Questionada pela publicação, a Netflix não confirmou o adiantamento da estratégia. “Ainda estamos nos primeiros dias para decidir como lançar um plano mais barato e apoiado por anúncios, e nenhuma decisão foi tomada”, disse um representante da empresa em comunicado enviado a jornalistas.
Ainda segundo a Variety, Netflix e Microsoft, parceira da plataforma na estratégia do novo plano, já entraram em contato com possíveis anunciantes para negociar os preços por cada anúncio. A estimativa de custo é de US$ 65 (R$ 340) por mil visualizações. O valor está bem acima do praticado no setor, que é de menos de US$ 20 (R$ 104).
Fontes especulam que o pedido do serviço de streaming para propostas de compradores funcionará como um leilão holandês, com a empresa procurando ver como o mercado reagirá.
“Meu palpite é de que eles não vão conseguir neste valor. O feedback das marcas é de ‘vamos aguardar e ver’. Para qualquer coisa acima do valor de US$ 20, o sentimento [dos compradores] é: ‘Vamos ver o que outros interessados vão fazer primeiro'”, disse uma fonte com conhecimento das negociações à revista.
A Netflix disse aos anunciantes que espera ter cerca de 500 mil assinantes em seu novo plano até o final de 2022. A plataforma ainda não estabeleceu um preço, mas é esperado que a opção mais barata fique em torno de US$ 7 (R$ 36,70) e US$ 9 (R$ 47,19) por mês nos EUA.
Inicialmente, o novo plano terá capacidade de segmentação limitada: os anunciantes poderão comprar espaços nas 10 séries mais vistas da Netflix e em outros conteúdos classificados por gênero. Na primeira fase do lançamento, a Netflix não veiculará anúncios com base na geografia (exceto por país), idade, sexo, comportamento de visualização ou hora do dia.
Ainda não foi revelado se o Brasil será um dos primeiros países a receber esse novo plano com anúncios. Segundo comunicado divulgado em julho, o serviço vai implantar o sistema inicialmente em países onde o gasto com publicidade é significativo. “Nossa ideia é introduzi-lo, ouvir a resposta dos assinantes, aprender com eles, e nos movermos rapidamente para melhorar a oferta. Daqui a alguns anos, nossa publicidade será bem diferente daquela do primeiro dia.”
André Zuliani
Repórter de séries e filmes. Viciado em cultura pop, acompanha o mundo do entretenimento desde 2013. Tem pós-graduação em Jornalismo Digital pela ESPM e foi redator do Omelete.
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