Divulgação/Netflix
Gigante do streaming enfrenta crise financeira após queda de assinantes e perda no valor de ações
Em crise financeira por conta da queda de assinantes sem precedentes no primeiro trimestre de 2022, a Netflix gastou cerca de US$ 70 milhões (R$ 378 milhões) com indenizações para mandar embora 475 funcionários. A informação foi revelada em carta enviada aos acionistas nesta terça-feira (19).
O corte de cargos aplicado pela empresa aconteceu em ondas e atingiu funcionários de vários países. O primeiro ocorreu em abril deste ano e ceifou duas dúzias de colaboradores da plataforma Tudum. Em março, outras 150 pessoas foram demitidas.
Ao todo, a Netflix contava com 11 mil empregados espalhados pelo mundo. No entanto, a crise com a queda de assinantes e o derretimento de suas ações fez com que a gigante do streaming optasse pelos cortes.
A maior onda foi realizada em junho, quando a Netflix anunciou a demissão de mais 300 funcionários. “Enquanto continuamos a investir significativamente neste negócio, fizemos ajustes para que nossos custos cresçam de acordo com nosso crescimento mais lento de receita. Somos muito gratos por tudo o que eles fizeram pela Netflix e estamos trabalhando duro para apoiá-los nessa difícil transição”, disse um porta-voz da empresa na época dos desligamentos.
Com os resultados do segundo trimestre, a Netflix fechou junho com 220,67 milhões de clientes ativos, uma queda de 970 mil em relação ao trimestre anterior, mas um aumento de 5,5% em comparação com o mesmo período do ano passado.
Com a receita da plataforma em alta, a empresa prevê que deve voltar a crescer em número de assinantes já no próximo semestre: a expectativa é de fechar setembro com 221,67 milhões de contratos, índice um pouco superior ao registrado até março deste ano. Em 2023, com o lançamento de um plano mais barato e com interrupções publicitárias, é esperado que o lucro seja ainda maior.
André Zuliani
Repórter de séries e filmes. Viciado em cultura pop, acompanha o mundo do entretenimento desde 2013. Tem pós-graduação em Jornalismo Digital pela ESPM e foi redator do Omelete.
Ver mais conteúdos de André ZulianiTangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.
Ainda não tem uma conta?