O LADO FRUTA DA FORÇA

O Lado Fruta da Força

Divulgação/Diversidade Nerd

O Lado Fruta da Força

Junte-se ao Lado Fruta da Força!

A coluna O Lado Fruta da Força vai trazer uma análise ácida e diversa de todos os nichos da cultura pop, mandando os preconceitos para uma galáxia muito distante

Christian Gonzatti

Christian Gonzatti

O Lado Fruta da Força é uma coluna que nasce de um, digamos, trauma, que talvez você que está lendo também tenha sofrido na adolescência. Se você não se encaixava em padrões impostos de masculinidades, pode ter sido chamado, como eu fui, de “frutinha”, como ofensa. E isso entre os nerds, que não eram exatamente as pessoas mais populares da escola.

Pois é, a Tangerina acredita que cultura pop e o universo nerd são pra todes, e a proposta desta coluna é justamente pegar essa palavra que era uma ofensa e ressignificá-la.

E qual o problema em ser fruta? Queremos que todes sejam o que quiserem, e queremos ver isso refletido em séries, filmes, quadrinhos e todas as ramificações da cultura pop.

Portanto, O Lado Fruta da Força é um convite para olhar pra nossa sociedade e cultura a partir do que é pop, geek, nerd. É uma forma de ver o mundo por outras lentes, coloridas e diversas. Diversas não só em relação a gênero, sexualidade, raça etc. mas também nas relações que podemos traçar entre diferentes mídias. Se o medo é o caminho para o lado sombrio da Força, como bem sabem os Jedi, a diversidade é o caminho para O Lado Fruta da Força. 

Mas quem sou eu pra tratar desses assuntos? Prazer, Christian Gonzatti, pesquisador, nerd e fã de cultura pop desde que me entendo por gente. Um dos meus primeiros contatos com a cultura pop marcados na memória foi quando, ainda na infância, fiz meu bonequinho do Ranger vermelho namorar o bonequinho do Ranger azul.

Além de consumidor me tornei também pesquisador desses temas na Academia. No TCC da graduação em publicidade, estudei a selfie do Oscar — aquela com a Ellen DeGeneres, sabe? No mestrado, olhei para a relação entre o queer e o consumo do jornalismo de cultura pop focado em música pop e celebridades. No doutorado, pesquisei as guerras culturais sobre diversidade na cultura nerd. E sigo me aprofundando nesses temas. 

Nessa jornada, também comecei a produzir conteúdo sobre os temas que eu estudo e me mobilizam como fã, ser humano e comunicador, também como forma de aumentar o diálogo entre a sociedade e a pesquisa científica.

Por isso, criei a Diversidade Nerd, uma plataforma que trata de gênero, sexualidade e cultura pop, e que eu carinhosamente chamo de “o lado colorido da força”. São discussões que a Tangerina também queria levantar, e foi assim que nasceu esta coluna.

Convido todas, todos e todes a embarcar comigo nessa viagem. E que a gente possa se transformar no percurso, mesmo sem saber o destino final.

Minha coluna sai todas as quarta-feiras. Porque às quartas nós vestimos rosa.

Informar Erro
Falar com a equipe
QUEM FEZ
Christian Gonzatti

Christian Gonzatti

Christian Gonzatti assina na Tangerina a coluna O Lado Fruta da Força, que fala do universo nerd com um olhar bem colorido. Ele preferia ser Mestre Jedi ou o Doutor Estranho, mas a vida só permitiu ser mestre e doutor em comunicação. LGBTQIA+, é criador da plataforma Diversidade Nerd nas redes. Um dos seus maiores sonhos é ser um X-Men e frequentar uma escola para mutantes em que a Lady Gaga seja a diretora.

Ver mais conteúdos de Christian Gonzatti

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?

Conteúdo fresco, direto da fruta

Quer ficar por dentro das notícias do mundo pop? É só assinar nosso conteúdo semanal