Divulgação/Warner
Em meio a polêmicas e filmes fracassados, o mundo mágico parece morto e sem esperança. O que vem a seguir para Harry Potter?
O Mundo Mágico atravessa um momento difícil. Entre o fracasso da franquia Animais Fantásticos e as constantes polêmicas envolvendo a autora J.K. Rowling e alguns atores dos novos filmes, o futuro da franquia Harry Potter e de seu universo ficou incerto.
Em 1997, leitores do mundo inteiro foram apresentados ao universo criado por J.K. Rowling com o lançamento de Harry Potter e a Pedra Filosofal. Mais tarde, a história do Menino Que Sobreviveu e sua missão de parar o bruxo das trevas Lord Voldemort se tornou um fenômeno cultural e rendeu uma franquia de oito filmes conhecida até hoje como uma das maiores e mais bem-sucedidas da história do cinema.
O capítulo final da saga, Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte 2, foi lançado em 2011, mas o universo do bruxo continuou se expandindo em videogames, produções para os palcos e até o famoso parque temático na Universal Studios.
Já em 2016, a magia voltou aos cinemas com Animais Fantásticos e Onde Habitam, um prequel da franquia original que já teve duas sequências: Os Crimes de Grindelwald (2018) e Os Segredos de Dumbledore (2022). Infelizmente, a trilogia protagonizada por Eddie Redmayne não chegou aos pés do sucesso e da popularidade de Harry Potter –e parece ter sido encerrada precocemente.
Emma Watson, Rupert Grint e Daniel Radcliffe em Harry Potter
Divulgação/Warner Bros.
Durante as reuniões de resultados da Warner Bros. Discovery, o CEO da empresa, David Zaslav, comentou que eles estavam interessados em fazer “alguma coisa do Harry Potter”, já que eles “não fizeram um filme de Harry Potter em 15 anos”. A fala de Zaslav acabou confirmando que a Warner não considera a trilogia Animais Fantásticos um sucesso e que talvez ela não tenha mais futuro. Não seria surpresa se o estúdio decidisse encerrar a franquia, uma vez que não viu problemas em cancelar diversos projetos de filmes e séries nos últimos tempos.
É provável também que a franquia passe por uma reforma da marca (como já havia acontecido anteriormente, quando o Pottermore se tornou The Wizarding World), e a Warner decida focar em conteúdos relacionados diretamente ao universo Harry Potter. Ainda que Animais Fantásticos trabalhe o passado de personagens bem conhecidos pelo público, o menino de óculos e cicatriz não aparece. A empresa parece estar mais interessada em trabalhar com projetos de Harry Potter, o que abre portas para possibilidades interessantes, mas também causa muitas dúvidas sobre o futuro.
Eddie Redmayne em Animais Fantásticos e Onde Habitam
O futuro é incerto para o quarto filme da franquia Animais Fantásticos. Quando o primeiro foi lançado, J.K. Rowling chegou a anunciar que Animais Fantásticos seria uma série de cinco filmes, que cobririam os eventos ocorridos no mundo mágico entre os anos de 1926 e 1945 –como a Primeira Guerra Bruxa e o duelo entre Alvo Dumbledore e Gellert Grindelwald. No entanto, Newt Scamander e sua turma falharam em se conectar com a audiência por diversas razões e, em comparação com os filmes de Harry Potter, foram um grande fracasso.
Animais Fantásticos deveria seguir Newt Scamander (Eddie Redmayne) e suas criaturas, mas a história logo mudou de foco para o conflito entre Dumbledore e Grindelwald, dando à trilogia um tom inconsistente. Os filmes ainda foram ofuscados pelas polêmicas envolvendo seus atores principais e a própria J.K. Rowling.
Ainda que Animais Fantásticos 4 não tenha sido oficialmente cancelado, ele também não está em produção. A revista Variety confirmou que não há nenhum projeto da franquia em andamento, então o longa não tem avançado nem nos bastidores –principalmente com os planos da Warner de continuar a saga Harry Potter.
Harry Potter e a Criança Amaldiçoada na Broadway
Se a Warner não tem interesse em seguir com Animais Fantásticos, o estúdio pode desenvolver outras tramas envolvendo o Menino Que Sobreviveu. Uma boa opção é Harry Potter e a Criança Amaldiçoada, peça escrita por Jack Thorne baseada em história de J.K. Rowling, Thorne e John Tiffany. O livro é uma continuação direta da série sobre Harry Potter e se passa 19 anos depois dos acontecimentos de As Relíquias da Morte. A história segue o filho do personagem título, Alvo Severo Potter, durante seus anos em Hogwarts.
A Criança Amaldiçoada parece o passo mais óbvio para um novo filme do universo Harry Potter. No entanto, para ter o sucesso esperado, a história teria que passar por muitas mudanças, uma vez que já foi duramente criticada e até comparada a uma ficção escrita por fãs –e não das boas. Mas seria interessante ver Harry Potter como um adulto, pai e auror do Ministério da Magia.
Rupert Grint, Emma Watson e Daniel Radcliffe em Harry Potter
Divulgação/Warner Bros.
Talvez o maior obstáculo para fazer novos filmes da franquia Harry Potter sejam os atores. O elenco principal já seguiu em frente com outros projetos e, ainda que tenha muito carinho pelo seu tempo no set do filme, finalmente conseguiu se distanciar de seus personagens e seus rótulos. Daniel Radcliffe, que deu vida ao protagonista durante dez anos, até disse que adoraria voltar a interpretar o personagem, mas não agora. A Warner precisaria chamar o elenco original para reprisar seus papéis, e isso seria no mínimo arriscado e infrutífero.
Robbie Jarvis como o jovem James Potter em Harry Potter
Essa sim seria uma boa estratégia! Não é segredo que a Warner e a HBO Max vêm sendo cobradas há tempos sobre uma série original focada no mundo bruxo. De fato, em janeiro de 2021, foi anunciado que uma série do universo Harry Potter estava em desenvolvimento pelo streaming. Mas até agora, não houve mais nenhuma atualização. A notícia de uma possível série deu esperança aos fãs sobre a possibilidade de um prequel focado nos Marotos, mas isso não parece estar nos planos por enquanto.
Beatriz Duranzi
Estudante de jornalismo na Anhembi Morumbi, Beatriz é estagiária na Tangerina. Apaixonada pelo mundo do entretenimento, ela é especialista em cuidar da vida alheia nas redes sociais.
Ver mais conteúdos de Beatriz DuranziTangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.
Ainda não tem uma conta?