Reprodução/ Marvel Comics
A Tangerina separou dez eventos épicos nos quadrinhos que surpreenderam os leitores ao misturar universos bem diferentes; confira
Para o bem ou para o mal, os crossovers são grandes marcos no mundo dos quadrinhos, que permitem que seus criadores explorem novos enredos monumentais e interações nunca antes vistas. Mas, como eles se tornaram eventos cada vez mais comuns, os fãs gostam mesmo é daqueles que misturam empresas diferentes.
Exemplos recentes são os títulos da IDW Comics, que lançou vários crossovers entre diferentes franquias. Sejam de gêneros opostos ou com personagens semelhantes se unindo para lutar contra as forças do mal, esses eventos têm surpreendido os leitores há anos.
A Tangerina reuniu uma lista com dez crossovers entre diferentes universos que promovem encontros e lutas épicas nos quadrinhos. Confira:
Batman enfrenta Spawn em Batman/Spawn (2022)
Reprodução/DC Comics
Em Batman vs Spawn: Guerra Infernal, escrita por Frank Miller e com arte de Todd McFarlane, vemos o Cavaleiro das Trevas lutando contra uma gangue que usa armamentos de alta potência. O conflito leva o Homem-Morcego até a cidade de Nova York, onde ele descobre uma organização que estava criando ciborgues utilizando corpos de mendigos.
Na cidade, ele entra em conflito com Spawn, que está à procura do mesmo grupo. O primeiro encontro entre os personagens ocorreu em duas edições publicadas em 1994, e uma terceira foi publicada em 2022 pela DC Comics. O resultado da parceria entre McFarlane e Miller é uma história em quadrinhos corajosa, que se encaixa perfeitamente em seus respectivos legados. Todas as três edições serão publicadas em 2023 no Brasil pela Panini Comics.
Superman e Homem-Aranha se enfrentaram em 1976
Reprodução/ Marvel Comics
Criada por Gerry Conway e Ross Andru, Superman vs Homem-Aranha: A Batalha do Século marcou o primeiro encontro oficial entre Marvel e DC nos quadrinhos. O Homem de Aço e o Cabeça de Teia se uniram nesta edição para impedir Lex Luthor e o Doutor Octopus de iniciarem seus planos de dominação mundial.
Para todos os efeitos, os personagens pertenciam ao mesmo universo e já haviam ouvido falar uns dos outros. Devido ao sucesso desta edição, houve uma sequência impressa em 1981, na qual os personagens voltaram a lutar lado a lado contra o Parasita e o líder da Latvéria, Doutor Destino.
Batman e Hellboy com o comissário Gordon nos quadrinhos
Reprodução/DC Comics
A minissérie em duas edições colocou Batman e Hellboy, o famoso anti-herói da Dark Horse Comics, juntos em uma jornada para resgatar Starman, que tinha sido sequestrado pelo grupo neonazista conhecido como Cavaleiros de Outubro. Jack Knight, filho do Starman, também se juntou à batalha.
A HQ foi escrita por James Robinson, e Mike Mignola (criador do Hellboy) ficou responsável pela arte. Ele já tinha uma experiência anterior com o Batman: foi Mignola quem fez a arte da famosa HQ Batman: Gotham by Gaslight, de 1989.
X-Men e Jovens Titãs uniram forças em crossover nos quadrinhos
Reprodução/Marvel Comics
Escrito por Chris Claremont, que havia revitalizado os quadrinhos dos X-Men nos anos 1970, o evento em edição única contou com a arte do famoso criador de Bill Raio Beta, Walt Simonson. A edição mostra os X-Men e os Jovens Titãs unidos para lutar contra o poderoso Darkseid, que está determinado a romper a Parede da Fonte, divisora do multiverso, enquanto tenta recriar a Fênix Negra para ajudá-lo com seus planos malignos. Embora muito elogiada, principalmente pela arte de Simonson, a história infelizmente não teve uma continuação.
Muhammad Ali enfrentou Superman em crossover nos quadrinhos
Reprodução/DC Comics
Escrita por Neal Adams e Dennis O’Neil, a batalha entre o Homem de Aço e Muhammad Ali (1942-2016) –na época o boxeador mais famoso do mundo– se tornou um dos crossovers mais famosos de todos os tempos. A trama mostra uma disputa provocada por um alienígena que queria descobrir quem era o maior campeão da Terra.
O resultado foi uma batalha transmitida para toda a galáxia e que acabou com um final surpreendente. Uma curiosidade sobre a revista é que, por conta de ter sido adiada de 1977 para 1978, Ali não era mais campeão; ele tinha sido derrotado por Leon Spinks em fevereiro do ano da publicação.
The Maxx e Batman se enfrentam nos quadrinhos Arkham Dreams
Reprodução/DC Comics/Image Comics
Neste bizarro conto do Homem-Morcego, um médico do Arkham Asylum faz uma série de experimentos com o herói The Maxx, da Image Comic. Eles resultam no início da fusão entre o mundo de Gotham City e o Outback de Maxx. Bruce Wayne precisa unir forças com o estranho paciente roxo para salvar suas respectivas realidades.
Sam Kieth fez a arte e escreveu a série em parceria com John Layman. A primeira edição foi publicada em 2018 pela IDW, mas devido a atrasos a história não terminou até 2020.
Archie enfrenta o Predador em junção bizarra de universos
Divulgação/Dark Horse
Sim, Archie, Betty, Veronica e Jughead se encontraram cara a cara com o Predador! Ao longo da história da Archie Comics, o grupo de Riverdale já viveu grandes aventuras e conheceu algumas pessoas interessantes. Dos Ramones ao Justiceiro, as crianças parecem ter conhecido quase todo mundo. Mas um dos encontros mais bizarros foi o do grupo com o Predador.
A história mostrou o vilão seguindo os amigos até Riverdale depois que eles haviam atraído sua atenção durante uma viagem de férias à Costa Rica. Uma série de estranhos e violentos acontecimentos marcaram as quatro edições que levaram os fãs de um extremo ao outro. A mistura de comédia com terror se tornou tão popular que ganhou uma sequência em 2019.
Superman é atingido pela espada do He-Man na HQ
Reprodução/DC Comics
A estranha minissérie em seis edições detalhou a história de Esqueleto depois que ele escapou misteriosamente de sua derrota ao entrar no reino da Terra, de onde pretendia roubar toda a sua magia. Quando He-Man e os Mestres do Universo o perseguem, eles entram em conflito com os heróis da DC.
A série foi escrita por Keith Giffen com arte de Dexter Soy e apresenta todos os favoritos dos fãs, do Superman à Mulher-Maravilha ao príncipe Adam e o Mentor.
Wolverine enfrenta Witchblade no capítulo 5 dos quadrinhos de Devil's Reign (1997)
Reprodução/Top Cow Comics/Marvel Comics
O crossover entre a Marvel e a Image Comics seguiu a história de Mephisto enquanto o senhor do inferno elaborava um plano para entrar no Universo Top Cow para roubar almas e retornar ao Universo Marvel como uma força imparável.
Composta por oito capítulos e 12 edições, a série juntou personagens inusitados dos dois universos a cada edição. Exemplos disso foram Motoqueiro Fantasma e Ballistic, no capítulo três; Arma Zero e Surfista Prateado, no capítulo um; e Wolverine e Witchblade no capítulo cinco.
Heróis da Marvel enfrentaram os da DC em crossover épico nos quadrinhos
Reprodução/DC Comics/Marvel Comics
Criado em 1996, DC vs Marvel: A Batalha do Século foi um evento crossover entre os dois gigantes da indústria que trouxe às páginas batalhas épicas antes confinadas à imaginação dos fãs. A série de quatro partes escrita por Ron Marx e Peter David contou a história de dois seres supremos, o Universo DC e Universo Marvel, que acabam se dando conta da existência um do outro. Eles se desafiam em uma série de duelos que envolvem os super-heróis de seus respectivos universos para decidir qual universo deveria ser eliminado.
Foram 11 confrontos primários entre os heróis, com o resultado de cinco lutas determinadas por votos dos fãs. A Marvel recebeu mais votos do que a DC, embora o enredo não tenha mostrado um lado como vitorioso. As entidades então acham uma solução para a situação e criam temporariamente um novo universo.
O resultado foi a Amalgam Comics, uma editora feita para publicar histórias que juntavam personagens dos universos Marvel e DC. Infelizmente, apenas alguns títulos foram publicados sob esse selo, com cada edição contendo uma mistura de personagens das editoras. Um exemplo seria a criação do Garra das Trevas, que nada mais era do que uma fusão entre Batman e Wolverine.
Beatriz Duranzi
Estudante de jornalismo na Anhembi Morumbi, Beatriz é estagiária na Tangerina. Apaixonada pelo mundo do entretenimento, ela é especialista em cuidar da vida alheia nas redes sociais.
Ver mais conteúdos de Beatriz DuranziTangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.
Ainda não tem uma conta?