ENTRE PÁGINAS

Victoria Pedretti como o espírito da Moça do Pescoço Torto na série A Maldição da Residência Hill

Reprodução/Netflix

Dia da Televisão

7 séries de televisão que você não sabia que eram baseadas em livros

Reunimos uma lista com sete séries imperdíveis que tiveram suas histórias baseadas em livros que também valem a pena conferir

Beatriz Duranzi
Beatriz Duranzi

Já sabemos que muitas histórias no cinema e na televisão são inspiradas em grandes obras literárias, certo? Principalmente em séries! O formato seriado, com mais episódios e a possibilidade de diversas temporadas, por muitas vezes, acaba sendo realmente o mais adequado para se contar a trama de um livro. Afinal, é possível explorar muito mais do universo e seus personagens do que em apenas duas horas de filme. 

Para celebrar que nesta quinta-feira (11) é comemorado o Dia da Televisão, a Tangerina reuniu sete séries imperdíveis que talvez você não saiba que tiveram suas histórias inspiradas em livros. 

Orange is the New Black

Elenco de Orange Is The New Black com a capa do livro que serviu de inspiração para a série

Divulgação/ Montagem

Orange is the New Black (2013-2019) não só foi uma das primeiras séries originais Netflix como se tornou um sucesso revolucionário que rendeu sete temporadas. A trama girava em torno de Piper Chapman (Taylor Schilling), uma mulher sentenciada a cumprir uma pena de 15 meses na prisão feminina de Connecticut por ter participado de um esquema envolvendo tráfico de drogas a mando de sua ex-namorada, Alex (Laura Prepon). A série ainda abordou temas como corrupção e saúde e bem-estar das presas, além de ser elogiada por sua representatividade LGBTQIA+.

A produção desenvolvida por Jenji Kohan, Sara Hess e Tara Herrmann foi baseada em um livro de memórias lançado em 2010 e escrito por Piper Kerman. Orange Is the New Black: My Year in a Women’s Prison conta sua experiência com a lavagem de dinheiro, o narcotráfico e sua condenação em uma prisão federal feminina. Cercada de criminosas, ela logo percebe que aquelas mulheres são muito mais complexas do que imaginava e analisa a crueldade com que o sistema carcerário as desumaniza e faz com que sejam invisíveis ao mundo exterior. 

O livro foi publicado pela editora Intrínseca no Brasil, e todas as temporadas da série estão disponíveis na Netflix  

A Maldição da Residência Hill 

Pôster da série A Maldição da Residência Hill com capa do livro que serviu de inspiração para a história

Divulgação/Montagem

Quando se trata do gênero terror, não há dúvidas de que A Maldição da Residência Hill (2018) é um dos maiores sucessos da Netflix. A série é baseada na obra de Shirley Jackson, autora considerada por Stephen King (IT- A Coisa) e Neil Gaiman (Sandman) como a rainha do terror.

A história foi publicada pela primeira vez em 1959 e levava o nome de A Assombração da Casa da Colina no Brasil, contando os acontecimentos da vida de uma família de cinco irmãos que cresceram em uma misteriosa mansão mal-assombrada. Após o suicídio da caçula, a família acaba voltando ao local e tem de lidar com as lembranças que assombraram o passado agora no presente.

O livro foi publicado pela editora Alfaguara no Brasil, e a Netflix adaptou a obra em uma minissérie aterrorizante de 10 episódios.

Expresso do Amanhã 

Pôster da série Expresso do Amanhã ao lado da capa do livro que serviu de inspiração para a história

Divulgação/Montagem

Perfuraneve: O Expresso do Amanhã é uma história em quadrinhos (ou graphic novel) francesa de ficção pós-apocalíptica publicada pela primeira vez em 1989 e criada por Jacques Lob e Jean-Marc Rochette. Nela, acompanhamos um trem em movimento constante que transporta os únicos sobreviventes da humanidade após o planeta se transformar em um deserto de gelo. 

A obra inspirou a série Expresso do Amanhã, produzida pela TNT e exibida no Brasil pela Netflix. O elenco tem Jennifer Connelly (Top Gun: Maverick), Daveed Diggs (Hamilton) e Rowan Blanchard (Crush). Antes, já tinha sido adaptada para o filme de 2013, dirigido por Bong Joon-ho (Parasita) e estrelado por Chris Evans e Tilda Swinton. 

A graphic novel foi publicada pela editora Editora Aleph no Brasil. Todos os episódios de Expresso do Amanhã estão disponíveis na Netflix. A vindoura quarta temporada será a última da atração. 

Locke & Key 

Pôster da série Locke e Key ao lado da capa da HQ que serviu de inspiração para a história

Divulgação/Montagem

Agora em sua terceira e última temporada, Locke & Key (2020-2022) rendeu cenas e diálogos dentro da própria série que foram retiradas da obra na qual foi inspirada. Exemplo disso é a observação de Bode (Jackson Robert Scott) de que o corpo de uma pessoa que usa a Chave Fantasma é “como uma meia sem um pé nela”; essa frase saiu diretamente dos quadrinhos. 

Escrito por Joe Hill e com arte de Gabriel Rodriguez, Locke & Key: Bem-Vindo a Lovecraft é uma HQ que conta a história de Keyhouse, uma mansão da Nova Inglaterra onde a família Locke se refugia para tentar escapar de um assombroso passado de dor e assassinato. Em 2011 a Fox já tinha tentado fazer uma série inspirada nos quadrinhos, mas a ideia não passou do episódio piloto. 

Todas as edições das HQs foram publicadas pela Geektopia no Brasil, e todas as temporadas de Locke & Key já estão disponíveis na Netflix

Anne With an E

Amybeth McNulty como Anne ao lado da capa do livro que serviu de inspiração para a série

Divulgação/Montagem

Esse você talvez já até soubesse, mas está longe de ter o reconhecimento que merece. Anne With an E (2017-2019) foi adaptada de uma série de livros escrita por Lucy Maud Montgomery e publicada pela primeira vez em 1908, que levava o nome de Anne de Green Gables. A trama segue Anne, uma impetuosa e dramática órfã que é adotada por engano por um casal de irmãos no interior do Canadá. 

A série contou com apenas três temporadas, sendo cancelada na sequência após um desentendimento entre a Netflix e a emissora canadense CBC sobre o seu futuro. O elenco era liderado por Amybeth McNulty e contava com Geraldine James, Dalila Bela, Lucas Jade Zumann, entre muitos outros. 

Os livros foram publicados pela Ciranda Cultural no Brasil, e todas as temporadas da série estão disponíveis na Netflix.  

Killing Eve

Sandra Oh e Jodie Comer como seus personagens em Killing Eve ao lado da capa do livro que serviu de inspiração para a série

Divulgação/Montagem

Uma das séries mais elogiadas pela crítica nos últimos cinco anos, apesar do final decepcionante, Killing Eve (2018-2022) foi inspirada no surpreendente thriller escrito por Luke Jennings, Codinome Villanelle. Na história, Eve é uma agente secreta que fica obcecada em capturar uma misteriosa e habilidosa assassina, o que a leva a embarcar em uma perigosa caçada através do globo. 

O elenco contava com Sandra Oh no papel de Eve, Jodie Comer como Villanelle e Fiona Shaw como Carolyn. Todas as temporadas estão disponíveis para assinantes no Globoplay

O Clube das Babás 

Pôster da série O Clube das Babás ao lado da capa do livro que serviu de inspiração para a história

Divulgação/Montagem

O sucesso original da Netflix foi baseado na clássica série de livros escrita por Ann M. Martin e que seguia as aventuras de um grupo de amigas –Kristy, Mary Anne, Claudia, Stacey e Dawn– que decidem abrir sua própria agência de babás. 

Mesmo que a obra original tenha sido publicada pela primeira vez em 1987, a atração de TV adota os dias atuais como plano de fundo e incorpora questões atuais com problemas e características dos personagens originais. A série foi cancelada em março deste ano depois de duas temporadas, que estão disponíveis na Netflix.

Informar Erro
Falar com a equipe
QUEM FEZ
Beatriz Duranzi

Beatriz Duranzi

Estudante de jornalismo na Anhembi Morumbi, Beatriz é estagiária na Tangerina. Apaixonada pelo mundo do entretenimento, ela é especialista em cuidar da vida alheia nas redes sociais.

Ver mais conteúdos de Beatriz Duranzi

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?