FILMES E SÉRIES

veneno

Divulgação/HBO Max

Lista

No hablo inglés! As melhores séries estrangeiras pra sair da mesmice

As produções faladas em inglês ainda dominam a Netflix e outras plataformas, mas os serviços de streaming também estão cheios de ótimas séries feitas em outros países e faladas em outras línguas

Melissa Andrade

Melissa Andrade

Já cansou de ver sempre séries produzidas nos Estados Unidos, contando sempre histórias que se passam em Nova York, Los Angeles ou outra grande cidade norte-americana? Pois saiba que, mesmo que as produções faladas em inglês ainda dominem o catálogo das plataformas de streaming, elas têm cada vez mais investido em expandir e globalizar seu conteúdo, apostando em séries estrangeiras produzidas em diferentes partes do mundo.

Se dar a volta ao mundo ainda é um sonho distante, pelo menos dá pra viajar sem sair do sofá com e ampliar os seus horizontes com o melhor das séries produzidas no mundo todo e não faladas em inglês, disponíveis na Netflix e outras plataformas.

Netflix

Crimes em Déli – (Índia – 2019)

Crimes em Delhi

Crimes em Déli

Série vencedora do Emmy de 2020

Vencedora do Emmy Awards de 2020 de melhor série dramática, estreou na Netflix em 2019 e é baseada em uma história real sobre um estupro coletivo que chocou Delhi há quase 10 anos. A série acompanha o desenrolar da investigação liderada pela vice-delegada de polícia Vartika Chaturvedi (Shefali Shah), que é encarregada de encontrar os culpados enquanto lida com a repercussão do caso na mídia, a pressão interna de seu departamento e a politicagem que aflora cada vez que novas pistas aparecem

Assista na Netflix

A Jornalista – 1 temporada – em andamento (Japão – 2022) 

A Jornalista

A Jornalista

Uma jornalista que denuncia crimes do governo japonês é perseguida

A série é baseada no filme japonês de mesmo nome e segue a persistente jornalista Anna Matsuda (Ren Hanami) na missão de reunir evidências e revelar ao público as atividades suspeitas envolvendo grandes figurões da política que fazem parte do atual governo do Japão. Ao que tudo indica, Matsuda está no rastro de um grande escândalo de corrupção, mas vai ter que batalhar contra aqueles que vão fazer de tudo para que essa história nunca chegue ao conhecimento do público.

Assista na Netflix

Bordertown – 3 temporadas e 1 filme (Finlândia – 2016) 

Bordertown

Bordetown

Kari, o Sherlock Holmes da Finlândia

A série finlandesa estreou em 2016 e gira em torno do detetive Kari Sorjonen (Ville Virtanen) que possui habilidades especiais de dedução e investigação similares às daquele outro famoso personagem dos livros, filmes e televisão. A cada dois episódios, Kari e sua equipe desvendam um crime na cidade de Lappeeranta, que faz fronteira com a Rússia. Porém, a cada novo crime na pequena cidade, Kari desconfia que algo muito maior esteja por trás de tudo. Cabe a ele desvendar o mistério enquanto luta para conciliar os problemas familiares e seus demônios internos. Stephen King já disse ser fã da série.

Assista na Netflix

Trapped – 2 temporadas – em andamento (Islândia – 2015)

Trapped

Trapped

Crime em cidade assolada por uma tempestade de neve

A série de mistério e drama teve sua estreia no Festival de Cinema Internacional de Toronto em 2015 e conta, na 1a temporada, a história do chefe de polícia Andri Olafsson (Ólafur Darri Ólafsson) às voltas com uma tempestade de neve que isola a pequena cidade de Siglufjörður, com menos de 2 mil habitantes, ao mesmo tempo em que metade de um corpo humano é encontrado na neve. Agora, eles precisam descobrir quem é a vítima, o local do crime, o que aconteceu e tudo isso com poucos recursos disponíveis e vizinhos cheios de segredos. Na 2a temporada, temos novos personagens e uma outra história.

Assista na Netflix

O Assassino de Valhalla (Islândia, 2019)

Valhalla

O Assassino de Valhalla

A segunda série islandesa da Netflix

A segunda série islandesa da Netflix estreou em 2020, tem uma temporada só e é levemente baseada em um caso real que aconteceu em meados de 1940. Aqui, a detetive veterana Kata (Nína Dögg Filippusdóttir) é chamada para investigar um assassinato relacionado a um antigo reformatório juvenil desativado pelo governo. Quando a imprensa descobre sobre o crime, aparentemente surge uma nova vítima e a coisa sai do controle. O chefe de Kata acaba chamando um detetive de fora da cidade para auxiliar nas investigações, mas alguns habitantes não querem revirar o passado.

Assista na Netflix

O Homem das Castanhas (Dinamarca, 2020)

O Homem das Castanhas

O Homem das Castanhas

Série eletrizante baseada em livro do mesmo nome

É inspirada no livro de mesmo nome do autor Søren Sveistrup. A trama começa com a descoberta do corpo de uma jovem que foi brutalmente assassinada nos arredores de um subúrbio de Copenhagen. Uma das mãos da jovem foi cortada e próximo a ela está um tradicional boneco dinamarquês, feito com castanhas. Logo, a detetive Naia Thulin (Danica Curcic) é chamada e vai precisar trabalhar com Mark Hess (Mikkel Boe Følsgaard), um detetive mal visto pelos colegas por conta de problemas do passado. Não demora muito e os dois descobrem pistas que ligam esse assassinato ao misterioso desaparecimento da filha da ministra Rosa Hartung (Iben Dorner). É uma temporada única e bem eletrizante.

Assista na Netflix

The Rain – 3 temporadas – (Dinamarca – 2016) 

The Rain

The Rain

Primeira produção dinamarquesa da Netflix

A série de ficção científica pós-apocalíptica foi lançada na Netflix em 2018 e tem início quando uma misteriosa chuva passa a transmitir um vírus. A jovem Simone (Alba August) e seu irmão Rasmus (Lucas Lynggaard Tønnesen) são colocados pelo pai, um cientista, em um bunker e ficam lá sozinhos por seis anos, na esperança de que ele retorne com a cura, como havia prometido. Como isso não acontece, Simone e Rasmus, agora jovens adultos, decidem sair de lá depois de uma invasão. No entanto, Rasmus ainda é muito imaturo e resta a Simone continuar cuidando dele como fez durante todos esses anos. Os dois partem por um mundo devastado em busca de respostas tanto sobre o vírus, quanto para o que aconteceu com seus pais. The Rain foi a primeira série dinamarquesa a ser produzida pela Netflix. 

Assista na Netflix

Dinheiro Fácil – 1 temporada – em andamento (Suécia – 2021)

Snabba

Dinheiro Fácil

Três pessoas diferentes entrelaçadas pelo mesmo crime

Baseada na trilogia escrita pelo advogado criminal Jens Jacob Lapidus, a série policial estreou em 2021. Nela, três pessoas de realidades bem diferentes têm suas vidas entrelaçadas por conta do tráfico e da corrida por fazer dinheiro rápido. A primeira temporada tem foco na vida dessa jovem, Leya (Evin Ahmad), que deseja investir na sua própria start-up mas, para isso acontecer, pega empréstimo com um traficante. Ela agora se vê presa num mundo brutal e inescrupuloso e, a partir daí, precisa encontrar uma saída. A primeira temporada fez muito sucesso e uma sequência deve estrear em breve na Netflix. 

Antes de virar série, Snabba Cash é também um trilogia de filmes que lançou o ator sueco Joel Kinnaman (Robocop, The Killing, Altered Carbon e Esquadrão Suicida) ao estrelato.

Assista na Netflix

Silêncio na Floresta – minissérie (Polônia – 2020)

Silêncio na Floresta

Silencio na Floresta

Série baseada em livro homônimo

Baseada no livro homônimo do autor estadunidense Harlan Coben publicado em 2007, essa série tem uma temporada única e faz parte de um acordo com a Netflix para transformar 14 obras do autor em séries ou filmes. Aqui, Pawel Kopinski (Grzegorz Damięcki), um promotor de justiça, vive seus dias pensando no que teria acontecido com sua irmã que desapareceu quando os dois eram jovens e participavam de uma colônia de férias. Durante uma investigação, no entanto, surgem novas pistas que apontam para a possibilidade de ela ainda estar viva. Pawel se agarra a isso e parte numa busca obsessiva para desvendar o caso e acaba desenterrando muitos segredos daquela floresta. 

Assista na Netflix

Young Royals – 1 temporada – em andamento (Suécia – 2021)

Young Royals

Young Royals

Temática LGBTQI+ e críticas sociais

Se está esperando assistir uma típica série adolescente, talvez vá se frustrar. Young Royals tem muito mais drama e não tantos clichês, afinal, quantas vezes vemos um príncipe herdeiro se apaixonar por outro rapaz e cogitar um futuro muito diferente do qual os pais, monarcas, esperam para ele? No internato Hillerska, Wilhelm (Edvin Ryding) passa a contemplar como seria uma vida normal, sem tantas obrigações, até que uma reviravolta ocorre e ele se torna o próximo na linha de sucessão ao trono. Uma segunda temporada foi anunciada para 2022. 

Assista na Netflix

Biohackers – 2 temporadas – em andamento (Alemanha – 2020)

Biohackers

O limite da ética na ciência

Essa série é uma produção alemã da Netflix que surgiu após o sucesso de Dark. Aqui, Mia Akerlund (Luna Wedler) decide estudar biotecnologia numa prestigiada faculdade de Freiburg para ganhar a confiança da professora e também renomada cientista Tanja Lorenz (Jessica Schwarz). A relação das duas é conturbada, principalmente porque Mia deseja descobrir mais sobre uma tragédia que abalou sua vida, na qual aparentemente a cientista está envolvida. Tudo piora quando uma importante pesquisa cai em mãos erradas e a jovem precisa decidir qual o limite da ética para descobrir a verdade. Uma terceira temporada está prevista para estrear em 2022. 

Assista na Netflix

Nada Ortodoxa – minissérie (Alemanha – 2020) 

Nada Ortodoxa

Nada Ortodoxa

Baseada na biografia de Deborah Feldman

Nascida e criada numa comunidade de judeus hassídicos (ultraortodoxos), o mundo da jovem Esther Shapiro (Shira Haas) se restringe a obedecer os preceitos da religião. Mas, o casamento arranjado não sai como o esperado e ela se sente presa. É então que decide fugir para Berlim e ir atrás da sua mãe e de seu sonho de virar pianista. Porém, deixar o passado para trás, depois de tantos anos vivendo de uma forma tão rígida, não vai ser nada fácil. A série tem alguns diálogos em inglês e alemão, mas a maioria é em iídiche, um dialeto derivado do alemão falado pelos judeus ashkenazi (judeus de ascendência alemã e do leste europeu). A minissérie é baseada na história biográfica de Deborah Feldman, publicada com o mesmo nome em 2012. A autora, aliás, fez questão de que toda a equipe de produção fosse composta por mulheres. 

Assista na Netflix

Os Segredos de Manscheid – 1 temporada – em andamento (Luxemburgo – 2019)

Os Segredos de Manscheid

O pequeno reino de Luxemburgo também faz séries, olha só!

É a primeira série luxemburguesa distribuída pela Netflix e lida com o desaparecimento das irmãs gêmeas Tanya e Jenny Engels (Jil Devresse). Quando o corpo de Jenny é encontrado e Tanya volta para casa, o inspetor Luc Capitani (Luc Schiltz) inicia as investigações para desvendar o que aconteceu às garotas, mas encontra uma série de obstáculos devido aos costumes dos habitantes da pequena vila de Manscheid. Pouco a pouco, com a ajuda da policial e moradora local Elsa Ley (Sophie Mousel), consegue contornar o empecilho e descobrir alguns segredos que vão ajudar a montar o quebra-cabeça da morte de Jenny.

Assista na Netflix

Recursos Desumanos – minissérie (França – 2020)

Recursos Desumanos

Um pouco demais da conta

O título não é lá essas coisas, mas a série francesa extrapola alguns princípios para fazer valer sua crítica social. Alain Delambre (Éric Cantona) está desempregado há mais de 6 anos desde que sua antiga empresa cortou gastos e mandou funcionários embora. Ele finalmente consegue uma entrevista, algo cada vez mais difícil por conta da sua idade, mas o trabalho não era o que ele pensava. Alain é chamado para interpretar um sequestrador e ameaçar executivos da Exxya, uma grande corporação. A ideia por trás disso é descobrir qual dos empregados está vazando segredos corporativos. Incomodado com a proposta, ele decide levar a ideia a sério demais. A minissérie é baseada na obra do premiado autor Pierre Lemaître e conta com o ex-jogador de futebol do Manchester United e do Montpellier Hérault, Éric Cantona, como protagonista. 

Assista na Netflix

Dix Pour Cent – 4 temporadas – em andamento (França – 2015)

Dx Pour Cent

Dix Pour Cent

Você acha meu trabalho fácil porque não é você quem faz

Atores e atrizes para lá e pra cá, contratos, roteiros, gravações, filmes, festas, premiações… A vida de um agente parece ser muito glamourosa, certo? Os agentes da ASK talvez discordem um pouco. A popular série francesa tem rostos famosos como Jean Dujardin e Monica Bellucci a cada episódio e mostra, com muito bom humor, o dia a dia dos agentes e seus clientes em meio a muitas idas e vindas e agitação dos bastidores da vida de famosos. Só que aqui são os agentes que brilham e brigam muito entre si. O trunfo do show é justamente mostrar os podres por detrás da fama. Levou o Emmy Awards Internacional em 2021 de Melhor Série de Comédia. 

Labirinto Verde – 2 temporadas – em andamento (França – 2017)

Labirinto Verde

Roteiro explora o folclore europeu

Uma cidade pequena chamada Villefranche possui uma bizarra taxa de homicídios, seis vezes maior que a média nacional. Por conta disso, o promotor Franck Siriani (Laurent Capelluto) decide ir até o local para descobrir a razão e investigar sobre o passado conturbado da major Laurène Weiss (Suriane Brahim), que está a frente da Gendarmerie, a polícia da vila. Villefranche vive isolada do resto do país, com pouco acesso à internet e telefone, e ao seu redor está uma estranha e perigosa floresta, repleta de lendas e onde acontecem muitos dos assassinatos. Como se isso não fosse o bastante, os moradores estão lutando contra as mudanças que uma grande fábrica propõe e que pode impactar diretamente na economia local e destruir a floresta. Bastante fantasia e suspense em uma série que retrata o folclore europeu.

Assista na Netflix

Noite Adentro – 2 temporadas – em andamento (Bélgica – 2020) 

Noite Adentro

Mais uma série pós-apocalíptica para quem curte o gênero

Inspirada em um romance polonês publicado em 2015, a série de ficção científica  pós-apocalíptica estreou em 2020 na Netflix e é a primeira série belga da plataforma. Um avião noturno de Bruxelas é sequestrado por um soldado italiano da OTAN e tem sua decolagem antecipada. Todos a bordo temem por suas vidas pois lá fora a luz solar tornou-se mortal para qualquer organismo vivo. Para sobreviver a essa catástrofe eles precisam encontrar um local para pousar o avião em segurança e à sombra, mas antes disso têm que lidar com tensões entre os próprios passageiros. A segunda temporada estreou em 2021 e um spin-off turco, Into the Deep, vai ser lançado ainda em 2022.

Assista na Netflix

As Telefonistas – 5 temporadas – finalizada (Espanha – 2017)

As Telefonistas

As Telefonistas

Cheia de representatividade e temas relevantes

Em 1928, uma influente família dá início a uma empresa de telecomunicações em Madrid que vai mudar não só a vida da população local, mas a de todas as funcionárias do lugar.  Em meio à relações conturbadas, a série mostra as dificuldades das mulheres da época ao atuarem pela primeira vez no mercado do trabalho, além de abordar outros temas importantes como violência doméstica, aborto, bissexualidade, por exemplo, que surgem através das dificuldades enfrentadas por elas ao longo de 5 temporadas.

Assista na Netflix

HBO Max

Capadócia – 3 temporadas – finalizada (México – 2007)

Capadócia

Como serão as prisões pelo mundo? Esse é o melhor jeito de saber

Capadócia leva o nome da prisão feminina experimental mexicana e acompanha a vida dessas mulheres dentro e fora da cadeia. A cada episódio, é possível acompanhar o desenrolar da história de cada uma delas e os motivos que as levaram à prisão. Ao mesmo tempo, existem os conflitos externos com os quais a diretora, Teresa Lagos (Dolores Heredia), precisa lidar para tornar o local mais tranquilo e seguro para essas mulheres. Óbvio que não se trata de uma tarefa fácil, pois políticos e nomes influentes estão sempre exercendo pressão para mudanças cada vez mais cruéis e opressoras contra detentas.

Assista na HBO Max

Prófugos – 2 temporadas – em andamento (Chile – 2011)

Prófugos

Uma história de máfia ambientada no Chile

A família Farragut, comandada por Kika (Claudia di Girólamo), vive do tráfico de drogas. Com a morte do marido e chefe do cartel, ela obriga Vicente (Néstor Cantillana), seu filho mais velho, a assumir o lugar do pai. Quando uma operação dá errado, a família Farragut e seus comparsas passam a ser alvo da polícia e precisam fugir e garantir a sobrevivência deles e também do negócio que sustenta a todos. Enquanto isso, Laura (Blanca Lewin), advogada e filha de Kika, faz o possível para defender a família e esconder os crimes sem se comprometer tanto.

Assista na HBO Max

Veneno – minissérie (Espanha – 2020)

Veneno

As muitas vidas de Cristina Ortiz, La Veneno

Esta minissérie espanhola acompanha a vida e carreira da cantora, atriz e apresentadora Cristina Ortiz, também conhecida como La Veneno, interpretada por três atrizes em fases diferentes da vida da artista: Jedet, Daniela Santiago e Isabel Torres. Ela foi a primeira mulher trans a ganhar fama na televisão espanhola e se tornar uma importante personalidade nacional. Quem conta sua história é a aspirante a escritora e estudante universitária Valeria Vegas (Lola Rodriguez) que também está lidando com questões sobre sua própria identidade de gênero. Como grande fã da artista, Lola decide ir atrás de informações e entrevistas com o objetivo de montar a trajetória completa da La Veneno, da infância ao estrelato nos anos 1990.

Assista na HBO Max

Our Boys – minissérie (Israel – 2019)

Our boys

Our Boys

Série que retrata o impacto diário do conflito árabe-israelense

Essa minissérie é baseada em uma história real e trata dos desdobramentos do assassinato de três adolescentes judeus que foram raptados pelo Hamas em 2014, bem no meio do conflito da Faixa de Gaza. Isso levou à retaliação e ao assassinato de um palestino de 16 anos. É então que um oficial do departamento de terrorismo interno da agência de segurança de Israel começa a investigar o crime que mudaria para sempre a vida de judeus e árabes. A produção mistura realidade e ficção e não foi bem recebida pelos israelenses, que acharam que a morte dos três judeus não teve o mesmo tratamento ou destaque que a morte do jovem palestino.

Assista na HBO Max

PRIME VIDEO

4 Blocks – 3 temporadas – finalizada (Alemanha – 2017) 

4blocks

4 Blocks

A dura vida dos imigrantes árabes na Alemanha dos anos 1990

A série se passa no distrito de Neukölln, em Berlim, local habitado majoritariamente por imigrantes árabes, e gira em torno dos irmãos Hamady, Toni e Abbas. Toni vive no país desde que conseguiu fugir da guerra em seu país de origem e sonha em ter a nacionalidade alemã para deixar a criminalidade para trás e dar uma vida digna e segura para sua família. Seus planos mudam quando seu cunhado é preso em uma batida policial e ele precisa voltar a tocar os negócios escusos. Ele pede ajuda a Vince Kerner, amigo de infância, pois acredita que não pode confiar na impulsividade de Abbas. Acontece que Vince é um policial da narcóticos que está disfarçado buscando desmantelar todo o negócio de Toni.

Assista no Prime Video

The Last Hour – 1 temporada – em andamento (Índia – 2021)

Last Hour

The Last Hour

Um xamã que tem o dom de visualizar as últimas horas de vida das pessoas

GLOBOPLAY

Babylon Berlin – 3 temporadas – em andamento (Alemanha – 2017)

Cena da série Babylon Berlim

Babylon Berlin

Uma das séries mais caras já produzidas

Na década de 1920, no meio da República de Weimar, regime estabelecido após a 1ª Guerra Mundial, vive o policial Gereon Rath (Volker Bruch) que se muda de Colônia para Berlim depois de receber uma missão secreta para desmantelar um grande esquema de extorsão. No entanto, Gereon sofre de um severo caso de transtorno de estresse pós-traumático, após ter lutado e sobrevivido à guerra. Em uma de suas crises, ele esbarra com Charlotte Ritter (Liv Lisa Fries), uma jovem pobre que divide um pequeno apartamento com sua família numerosa e sonha em se tornar a primeira detetive mulher da polícia alemã. É atualmente a série mais cara produzida pela televisão alemã, com orçamento de aproximadamente 40 milhões de euros. 

Assista na Globoplay

Serviço Secreto – 3 temporadas – em andamento (Sérvia – 2019)

Serviço Secreto

Uma aventura com o serviço secreto sérvio

O agente novato Lazar Stanojevic (Milan Marić) quer muito crescer na sua carreira como funcionário da agência de segurança e inteligência da Sérvia, mais conhecida pela sigla BIA. Porém, tudo muda quando ele descobre uma grande ameaça ao seu país e não sabe em quem pode confiar. Agora, vai precisar criar as próprias regras e negociar com figuras perigosas para conseguir defender não só o seu país, como sua família e é claro, a si mesmo. 

Assista na Globoplay

Enfermeiros: Uma Nova Era – 3 temporadas – em andamento (Dinamarca – 2018)

Enfermeiros: uma nova era

E quando os homens começaram a trabalhar como enfermeiros?

Temos centenas de séries médicas, mas poucas são focadas nos enfermeiros. Essa produção dinamarquesa é ambientada nos anos 50 e lida com as mudanças na profissão quando um hospital decide abrir novas turmas de enfermagem e, pela primeira vez, aceitar homens numa profissão predominante exercida por mulheres. Vão ter que aprender a lidar com os dramas, os desafios e também o preconceito que vai surgir.

Assista na Globoplay

Star+

Aquí en La Tierra – 2 temporadas – finalizadas (México – 2018)

Bernal

Aquí en la Tierra

Produzida e estrelada por Gael Garcia Bernal

Produzida e estrelada pelo ator Gael Garcia Bernal, a série é sobre dois jovens que se conhecem na infância e têm vidas completamente diferentes. Um é de origem humilde e o outro herdeiro de uma das famílias mais influentes do México. Quando os crimes e segredos desta família vêm à tona, vão precisar trabalhar juntos para triunfar em um meio político perigoso.

Assista na Star+

Informar Erro
Falar com a equipe
QUEM FEZ
Melissa Andrade

Melissa Andrade

Melissa Andrade é jornalista por paixão, crítica de cinema há mais de 10 anos, podcaster lá no Zonenando Podcast e streamer nas horas vagas. Marvete com orgulho. E, é óbvio, feminista!

Ver mais conteúdos de Melissa Andrade

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?

Conteúdo fresco, direto da fruta

Quer ficar por dentro das notícias do mundo pop? É só assinar nosso conteúdo semanal