FILMES E SÉRIES

Membros da Hansa, formada por Geralt, na quarta temporada de The Witcher na Netflix

(Foto: Divulgação/Netflix)

REJEIÇÃO ANTECIPADA

4ª temporada de The Witcher estabelece recorde negativo para a série

Mudança de protagonista e problemas no roteiro criaram uma onda de rejeição à série da Netflix

Vinícius Andrade, Tangerina
Vinícius Andrade

A quarta temporada de The Witcher estreou na Netflix nesta semana, marcando a primeira aparição de Liam Hemsworth no papel principal de Geralt de Rivia, substituindo Henry Cavill. No entanto, a transição controversa do protagonista, combinada com as críticas de longa data à qualidade do roteiro da série, levou a um início difícil, estabelecendo um novo recorde negativo de avaliação.

A rejeição inicial já era esperada, dado o choque sentido pelos fãs quando a saída de Henry Cavill foi anunciada no final de 2022. O ex-Superman, que interpretou o bruxo por três temporadas, deixou o papel em meio a relatos de diferenças criativas sobre a fidelidade ao material original, além de buscar outros projetos.

No dia em que foi lançada, quinta-feira (30), The Witcher estava com 50% de aprovação entre os críticos no Rotten Tomatoes –a mais baixa da história da produção. No momento em que este texto foi publicado, o desempenho já teve uma pequena melhora com a entrada de novas avaliações, passando para 58%. No entanto, as temporadas com Cavill têm 68% como pior número entre os jornalistas.

A pontuação de audiência inicial também refletiu o ceticismo, estreando com 25% e caindo para 18% nesta sexta (31). Alguns usuários nas redes sociais expressaram preocupação com o fato de a temporada estar sofrendo de “review bombing” (avaliações negativas em massa) por parte de pessoas que não assistiram mais do que o trailer.

Avaliação das temporadas de The Witcher no Rotten Tomatoes:

  • Temporada 1 – 68% críticos / 88% audiência
  • Temporada 2 – 95% críticos / 54% audiência
  • Temporada 3 – 79% críticos / 20% audiência
  • Temporada 4 – 58% críticos / 18% audiência (até 31/10)
  • Liam Hemsworth como o novo protagonista, Geralt de Rivia, no lugar de Henry Cavill em The Witcher

    Liam Hemsworth e Henry Cavill: troca de Geralt em The Witcher

    (Fotos: Divulgação/Netflix)

    Surpresa com Liam e críticas persistentes ao roteiro

    Apesar da baixa pontuação no agregador, as primeiras discussões entre a audiência no Reddit, um dia após a estreia, revelam uma recepção surpreendentemente positiva ao novo ator, mas uma frustração contínua com a trama.

    Muitos fãs entraram na quarta temporada céticos sobre Hemsworth assumir o papel, mas relataram ter ficado “agradavelmente surpresos”. Há um consenso crescente de que o novo protagonista se saiu bem, especialmente nas cenas de ação, e que se harmoniza perfeitamente com o restante do elenco.

    Alguns fãs, particularmente leitores dos livros, chegaram a afirmar que a interpretação de Hemsworth está mais próxima do Geralt original –descrito como mais filosófico, menos rabugento, mais esguio–, e com um lado mais humano do que a versão de Cavill, que era vista como mais próxima do Geralt do jogo The Witcher 3. O ator também foi elogiado por ter excelente química com Anya Chalotra (Yennefer).

    No entanto, o problema central, segundo a audiência, continua sendo o roteiro, e não o novo protagonista. Os espectadores se sentiram confusos ou lutaram para assistir à nova temporada, mesmo tendo lido os livros. A trama de The Witcher 4 foi descrita como “estranha” e “desorganizada”, onde as coisas “simplesmente acontecem aleatoriamente” sem desenvolvimento adequado, parecendo um “slideshow de cenas” em vez de uma história contínua.

    Embora alguns sintam que o desempenho de Henry Cavill é superior, o que dificulta a adaptação a Liam Hemsworth, muitos concordam que o novo ator, que buscou trazer sua própria versão de Geralt em vez de imitar Cavill, está fazendo um bom trabalho com o material que lhe foi dado.

    A série, que encontrou Geralt fisicamente debilitado e mentalmente abalado no início da temporada, se encerrará após a quinta temporada. As duas últimas temporadas adaptarão os três livros finais da saga. Um recurso narrativo para a transição do ator foi a inclusão de uma narradora, Nimue, o que implica que a história de Geralt está sendo contada décadas depois e os personagens são vistos como imaginados pelos leitores.

    Informar Erro
    Falar com a equipe
    QUEM FEZ
    Vinícius Andrade, Tangerina

    Vinícius Andrade

    Jornalista e colaborador da Tangerina. Vinícius Andrade já foi editor do Notícias da TV e tem especialização em SEO. Interessado por tudo o que envolve mercado de entretenimento, tem mais de 13 anos de experiência na área e também trabalha com jornalismo local. E-mail: vinicius@tangerina.news

    Ver mais conteúdos de Vinícius Andrade

    0 comentário

    Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

    Acesse sua conta para comentar

    Ainda não tem uma conta?