Divulgação/Warner Bros.
Filme de super-heróis da DC ocupa a 12ª posição na lista de filmes mais bem-sucedidos de 2022; seu próximo alvo é Elvis
Em seu segundo fim de semana em cartaz, Adão Negro continua em alta com o público. O longa estrelado por Dwayne “The Rock” Johnson já arrecadou US$ 250 milhões (R$ 1,3 bilhão) no mundo todo e está perto de entrar na lista de dez maiores bilheterias de 2022. Atualmente, a história da DC ocupa a 12ª posição.
O mais impressionante foi o salto que a produção deu da primeira semana, quando ocupava a 24ª colocação no ranking de sucessos deste ano. E isso apesar da queda natural de arrecadação depois da estreia. Segundo o Deadline, o desempenho de The Rock no fim de semana de Halloween caiu 45% –para efeito de comparação, Thor: Amor e Trovão despencou 68% na segunda semana em cartaz.
Tudo isso antes mesmo de o filme estrear em dois mercados importantes: o Japão, que receberá o longa apenas em 2 de dezembro, e a China, onde sequer há uma previsão de lançamento. Só no Brasil, o longa de heróis já arrecadou R$ 44,4 milhões, à frente de países como França e Austrália.
O sucesso chama a atenção porque a crítica não ficou do lado de Adão Negro: a produção tem apenas 40% de aprovação no Rotten Tomatoes e nota 41 (de 100) no Metacritic, sites que compilam avaliações de diferentes jornalistas. Com os espectadores, The Rock e sua turma têm se saído muito melhor: o longa tem 90% de aprovação e nota 7,5 (de 10), respectivamente.
Para entrar no Top 10 de maiores bilheterias de 2022, a superprodução precisa superar os US$ 401,7 milhões (R$ 2,1 bilhões) arrecadados por Uncharted: Fora do Mapa (2022). Se conseguir, será por pouco: o Deadline aponta que Dwayne Johnson deve encerrar a trajetória de Teth-Adam nos cinemas com cerca de US$ 400 milhões.
Entre a 12ª posição e o longa de Tom Holland está outro lançamento da Warner Bros., o musical Elvis (2022), que fez US$ 286 milhões (R$ 1,5 bilhão) nas bilheterias mundiais. No topo da lista está o fenômeno Top Gun: Maverick, imbatível com sua arrecadação de US$ 1,4 bilhão (R$ 7,4 bilhões).
Luciano Guaraldo
Editor-chefe da Tangerina. Antes, foi editor do Notícias da TV, onde atuou durante cinco anos. Também passou por Diário de São Paulo e Rede BOM DIA de jornais.
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