FILMES E SÉRIES

Fernanda Torres em cena de Ainda Estou Aqui

Divulgação/Sony Pictures

Oscar

Ainda Estou Aqui é o ápice do cinema brasileiro; leia a crítica

O novo filme nacional merece todo o reconhecimento do mundo; entenda

Victor Cierro
Victor Cierro

Ainda Estou Aqui é o maior lançamento nacional de 2024. A produção, inclusive, vai disputar a indicação ao Oscar de melhor filme internacional. O longa-metragem encapsula os melhores aspectos do cinema brasileiro, tanto na atuação de Fernanda Torres e Selton Mello quanto na direção de Walter Salles.

A trama gira em torno de Eunice Paiva (1932-2018) e Rubens Paiva (1929-1971) –interpretados por Fernanda Torres e Selton Mello, respectivamente. O filme é inspirado no livro homônimo do filho do casal: Marcelo Rubens Paiva. E, por falar no enredo, a história venceu o prêmio de melhor roteiro no Festival de Veneza 2024.

Em Ainda Estou Aqui, a família Paiva tenta encontrar alegria durante a Ditadura Militar (1964-1985). Mas, de repente, Rubens (Selton Mello) é levado por militares e desaparece da vida de Eunice (Fernanda Torres) e de seus cinco filhos. Em meio ao descaso do governo, a protagonista precisa se reinventar para traçar um futuro.

Selton Mello em cena de Ainda Estou Aqui

Selton Mello em cena de Ainda Estou Aqui

Divulgação/Sony Pictures

Ainda Estou Aqui é excelente

A atuação dos protagonistas merece todo o reconhecimento possível. Fernanda Torres e Selton Mello conseguem transmitir os sentimentos dos personagens para a audiência. O público se conecta com a história e com a família Paiva. Obviamente, o roteiro tem grande influência nesse feito. No entanto, a escolha dos atores foi primordial para esse acerto.

Walter Salles também rouba a cena com uma cinematografia pouco comum no cenário nacional. O diretor de Central do Brasil (1998) tem a capacidade de imprimir um tom intimista na história. Ainda Estou Aqui transporta o público para os anos 1970, em pleno Rio de Janeiro. O filme, apesar de ter momentos mais lentos, tem um ritmo perfeito para instigar a audiência.

Os indicados ao Oscar serão revelados em dezembro de 2024. Ainda Estou Aqui precisa representar o Brasil na premiação mais badalada de Hollywood. Além de trazer mais atenção ao cinema nacional, o filme merece uma nomeação pela qualidade da atuação, direção e história.

Ainda Estou Aqui estreia em 7 de novembro nos cinemas. Assista abaixo ao trailer na íntegra:

Elenco de Ainda Estou Aqui

Trailer de Ainda Estou Aqui

O filme tem a melhor trama nacional dos últimos anos

Pôster de Ainda Estou Aqui

Ainda Estou Aqui

Drama
14

Direção

Walter Salles

Produção

Sony Pictures

Onde assistir

Cinemas

Elenco

Fernanda Torres
Fernanda Montenegro
Selton Mello
Valentina Herszage
Maria Manoella
Barbara Luz
Informar Erro
Falar com a equipe
QUEM FEZ
Victor Cierro

Victor Cierro

Repórter da Tangerina, Victor Cierro é viciado em quadrinhos e cultura pop e decidiu que seria jornalista aos 9 anos. É o foca da equipe e cria da casa: antes da Tangerina, estagiou no Notícias da TV, escrevendo sobre filmes e séries.

Ver mais conteúdos de Victor Cierro

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?