FILMES E SÉRIES

Parque Lage no Rio de Janeiro

Divulgação/Visit Rio

Animais Fantásticos

Animais Fantásticos 3 foi gravado no Brasil? Entenda a cena

Os Segredos de Dumbledore, que estreou nesta quinta-feira (14), apresentou ao universo do Harry Potter uma personagem brasileira e o Ministério da Magia no Rio de Janeiro

Victor Cierro

Victor Cierro

O Brasil está representado em Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore. O novo filme do universo Harry Potter, que estreou nesta quinta-feira (14), introduziu ao público Vicência Santos (Maria Fernanda Cândido) e o Ministério da Magia brasileiro.

Quando o filme foi anunciado, a expectativa era que uma parte importante da história se passasse —e fosse filmada— no Brasil, o que não foi possível por conta da pandemia de Covid-19. Sobrou na nova aventura de Newt Scamander (Eddie Redmayne) uma cena relâmpago que mostra o gabinete dos bruxos no Rio de Janeiro.

Quer saber mais sobre a participação do Brasil no universo de Harry Potter? Ou descobrir a locação do Ministério da Magia no Rio de Janeiro? A Tangerina explica tudo sobre a participação brasileira em Os Segredos de Dumbledore!

Vicência Santos (Maria Fernanda Cândido)

Maria Fernanda Cândido em cena de Animais Fantásticos - Os Segredos de Dumbledore

Maria Fernanda Cândido em cena de Os Segredos de Dumbledore

Divulgação/Warner Bros.

No terceiro filme da franquia Animais Fantásticos, a ministra da Magia do Brasil, Vicência Santos, é interpretada por Maria Fernanda Cândido (A Força do Querer). Em busca de um mundo bruxo mais justo, a personagem disputa o cargo de Chefe Supremo da Confederação Internacional de Bruxos, uma espécie de ONU (Organização das Nações Unidas) da magia. Mas, para seu azar, o vilão da trama, Gellert Grindelwald (Mads Mikkelsen), também entra na corrida eleitoral.

Ministério da Magia do Brasil

A cena é extremamente rápida. Se você se distrair por alguns segundos, pode perder a tão esperada participação das terras tupiniquins no universo Harry Potter. Depois da votação para Chefe Supremo, Animais Fantásticos 3 mostra o Ministério da Magia do Brasil. E adivinha? O gabinete mágico está localizado no parque Lage, no Rio de Janeiro, bem perto do Cristo Redentor.

O público não consegue ver o interior do ministério ou detalhes sobre a comunidade mágica brasileira. Durante a cena de Os Segredos de Dumbledore, o filme mostra os cariocas celebrando a vitória de Vicência, com o Cristo Redentor de fundo, no parque Lage.

Parque Lage e Cristo Redentor no Rio de Janeiro, Brasil

O parque Henrique Lage e morro do Corcovado no Rio de Janeiro

Divulgação/Visit Rio

Mas Animais Fantásticos 3 foi gravado no Brasil?

Infelizmente, Os Segredos de Dumbledore não foi gravado no Brasil. Mas este não era o plano inicial da Warner Bros. Em entrevista ao eCartelera, o próprio protagonista do filme, Eddie Redmayne, explicou o que impediu as gravações no Rio de Janeiro:

“Basicamente, toda a parte que foi gravada no Butão era para ter sido feita no Brasil. Mas realmente tínhamos a ideia de viajar para filmar [no Rio], e então chegou a pandemia de Covid-19. Eles até poderiam ter construído um pouco do cenário brasileiro aqui [no Reino Unido], porque eles são muito bons nisso. Mas foi algo muito difícil de reproduzir por conta do clima. Estávamos gravando durante o inverno britânico. Então, infelizmente, tivemos que desistir dos elementos brasileiros”.

Mas, sim, o Brasil apareceu em Animais Fantásticos 3. “No final, é possível vislumbrar um pouco do mundo bruxo brasileiro”, concluiu o intérprete de Newt Scamander na nova franquia do universo Harry Potter.

Eddie Redmayne em cena de Animais Fantásticos - Os Segredos de Dumbledore

Entrevista de Eddie Redmayne e Jude Law

Eddie Redmayne explicou o que impediu as gravações no Brasil

O que é o parque Lage?

Antes de ser convertida em um parque público, o local passou pelas mãos de diversos proprietários. Rodrigo de Freitas Mello Castro (1684-1748), Henrique Lage (1881-1941) e até o jornalista e empresário Roberto Marinho (1904-2003), proprietário do Grupo Globo, foram donos do parque Henrique Lage.

Mas, em 1957, o parque foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (IPHAN), como patrimônio histórico e cultural do Rio de Janeiro. Além da área verde, o parque de mais de 52 hectares conta com um espaço para crianças e uma instituição importante e relevante da capital fluminense, a Escola de Artes Visuais do Parque Lage.

Onde está localizado o Parque Lage?

O parque Henrique Lage é um espaço público na cidade do Rio de Janeiro. O local, que faz parte do parque Nacional da Tijuca, está localizado na rua Jardim Botânico, aos pés do morro do Corcovado. A entrada é gratuita e funciona diariamente, inclusive em feriados, das 9h às 17h.

Informar Erro
Falar com a equipe
QUEM FEZ
Victor Cierro

Victor Cierro

Repórter da Tangerina, Victor Cierro é viciado em quadrinhos e cultura pop e decidiu que seria jornalista aos 9 anos. É o foca da equipe e cria da casa: antes da Tangerina, estagiou no Notícias da TV, escrevendo sobre filmes e séries.

Ver mais conteúdos de Victor Cierro

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?

Conteúdo fresco, direto da fruta

Quer ficar por dentro das notícias do mundo pop? É só assinar nosso conteúdo semanal