FILMES E SÉRIES

Elize Matsunaga

Divulgação/Netflix

Investigação

Na carona de 3 Tonelada$: As melhores produções true crime brasileiras

O true crime é um gênero que vem ganhando cada vez mais destaque no Brasil. Listamos as 10 melhores produções para quem curte o estilo

Gabriela Franco

Gabi Franco

Se você é fã de séries sobre crimes e investigações como 3 Tonelada$: Assalto ao Banco Central, que acabou de estrear na Netflix, a Tangerina tem uma seleção super fresquinha pra você: as produções do gênero true crime (do inglês: crime real, que remontam a cena do crime, muitas vezes com depoimentos e fatos inéditos) estão em alta no Brasil!

Tanto é fato que, quem diz é o próprio diretor da nova série da Netflix, mas a tendência também pode ser vista em outras plataformas de streaming, como Prime Video e HBO Max, que estão apostando no gênero e preparando novas estreias. O Prime Video anunciou nesta semana o lançamento de Sentença, série ficcional com Camila Morgado (Bom Dia Verônica) no papel de uma advogada que questiona o sistema prisional brasileiro. A estreia está prevista para 15 de abril.

Já a HBO Max anunciou duas produções documentais, ainda sem data de estreia. Uma delas é sobre o assassinato da filha da dramaturga Gloria Perez, que abalou o Brasil, intitulada Pacto Brutal: caso Daniela Perez, dirigida por Tatiana Issa e Guto Barra. A segunda é sobre uma das maiores facções criminosas do mundo e sua atuação em presídios brasileiros: PCC – O Poder Secreto

Já que o Brasil está investindo com força neste modelo, decidimos listar aqui as dez melhores produções true crime brasileiras, para você que tem saudades do finado Linha Direta. 

1 – Marielle: Documentário (2020)

Marielle

Marielle: O Documentário

Crime continua sem respostas após 4 anos

Produção original da Globoplay com 4 episódios que tentam remontar o quebra-cabeças sobre o chocante assassinato da socióloga e vereadora do RJ, Marielle Franco e seu motorista, Anderson Gomes. O crime continua sem solução mesmo após 4 anos e protestos no mundo todo.

Assista na Globoplay

2 – Bandidos na TV (2019)

Bandidos na TV

Bandidos na Tv

O caso surreal do apresentador assassino

Que o Brasil não é para amadores, sabemos bem, mas este documentário é uma prova cabal disso. Surreal é uma boa palavra para defini-lo. A produção da Netflix, com 7 episódios com cerca de 50 minutos cada, conta a história do apresentador e deputado Wallace Souza, que estava à frente de um programa sensacionalista de Manaus. O programa começou a ter picos de audiência ao dar furos jornalísticos sobre crimes sangrentos que ocorriam na capital do Amazonas. O que ninguém sabia era que o próprio Wallace estava por trás deles.

Assista na Netflix

3 – O Caso Evandro (2021)

Caso Evandro

O Caso Evandro

Podcast que virou documentário em video

Um dos melhores documentários brasileiros true crime dos últimos tempos, foi adaptado para vídeo a partir do podcast Projeto Humanos, liderado pelo jornalista Ivan Mizanzuk. Conta a história de um crime que chocou a cidade de Guaratuba, no Paraná, nos anos 1980, onde uma criança foi assassinada de forma brutal, dando início a uma investigação que revelou manipulação e tortura de testemunhas, pânico satânico, intolerância religiosa e disputas políticas que acabaram abalando profundamente todos os envolvidos. O doc contava com 7 episódios de 50 minutos cada mas, com o desenrolar de mais informações e o depoimento inédito do principal acusado durante as gravações, acabou ganhando dois capítulos extras. Vale muito a pena, porque é eletrizante.

Assista na Globoplay

4 – Elize Matsunaga – Era uma vez um crime (2021)

Eliza Matsunaga

Elize Matsunaga - Era uma vez um crime

Eliza esquartejou o marido e chocou o Brasil

Produção da Netflix que conta a história do assassinato do empresário Mário Matsunaga, na época à frente da indústria de alimentícios Yoki. O crime abalou o Brasil inteiro por ter sido cometido por sua esposa, Elize Matsunaga, que simplesmente esquartejou o marido. O documentário conta com depoimentos da própria criminosa que segue cumprindo pena e dá um outro enfoque à condução do inquérito. Possui 4 episódios de quase uma hora cada. Muito revelador e interessante.

Assista na Netflix

5 – João de Deus – Em nome de Deus (2020)

João de Deus

João de Deus - Em nome de Deus

Abuso sexual, estelionato e religião em um só documentário

Outra produção da Globoplay que investe pesado nesse tipo de gênero, talvez pela facilidade de acesso ao material de arquivo jornalístico da emissora. Conta a história da ascensão e queda do médium João de Deus, fenômeno religioso dos anos 1990 que foi desmascarado por conta do envolvimento em vários crimes de abuso sexual contra mulheres, extorsão, entre outros delitos. Produzido pelo jornalista Pedro Bial, conta com o testemunho de diversas celebridades globais que foram vítimas do médium, o que pode servir de gatilho emocional para muitas mulheres. Contém 6 episódios de 1h cada. Existe uma outra produção sobre o caso, esta da Netflix, intitulada João de Deus, Cura e Crime, com o total de 4 episódios de 1h cada.

Assista na Globoplay

6 – VIPs — Histórias Reais de um Mentiroso (2010)

Vips

Vips - Histórias Reais de um Mentiroso

Documentário que virou filme com

Documentários sobre golpistas estão em alta nos streamings e nós temos um brasileiro para nos representar. Trata-se de Marcelo Nascimento da Rocha, um homem que fingiu ser o filho do dono da companhia aérea Gol e passou vários dias na boa vida, de graça, sendo tietado por diversas celebridades e figurando em colunas sociais e se metendo em confusão dizendo ser líder do PCC, membro de bandas conhecidas e o que mais fosse conveniente. Inspirou o filme VIPS (2010) de Toniko Melo, com Wagner Moura no papel de Marcelo.

O documentário tem 71 minutos e foi disponibilizado pela distribuidora, na íntegra, no Youtube.

7 – Doutor Castor (2021)

Castor de Andrade

Doutor Castor

O bicheiro que virou o Poderoso Chefão

Em mais um documentário da Globoplay, você vai conhecer a história de Castor de Andrade, que construiu um império de crimes no Rio de Janeiro através do jogo do bicho, e ainda atuou ativamente no meio do futebol e do carnaval carioca. Conta com quatro episódios de 1 hora cada seguindo passo a passo as falcatruas do doutor.

Assista na Globoplay

8 – Ônibus 174 (2001)

ônibus 174

Ônibus 174

Um retrato brutal da violência urbana e suas estruturas

Documentário de José Padilha (Tropa de Elite) que conta a história do sequestro do ônibus 174 no Rio de Janeiro, em 2000. Nele, um jovem sobrevivente de outra tragédia ocorrida na cidade, a Chacina da Candelária (1993), faz reféns dentro de um ônibus na zona sul da cidade por 5 horas. Todo o processo foi transmitido pela TV, parando o Brasil.  Ônibus 174 é de 2001, tem 1h75 min de duração e fala sobre a estrutura e espetacularização da violência no Brasil. Está no catálogo da Globoplay, Telecine e Now.

Assista na Globoplay
Assista no Telecine
Assista no Now

9 – A Menina que Matou os Pais/ O Menino que Matou Meus Pais (2021)

Suzane Von Richtoffen

A Menina que Matou os Pais

Um dos crimes mais brutais do Brasil

Um dos crimes mais famosos do Brasil finalmente ganhou dois longas em 2021, ambos dirigidos por Mauricio Eça, cada um com um ponto de vista diferente dos envolvidos. A Menina que Matou os Pais conta a história de Suzane Von Richtoffen (Carla Diaz) e o plano macabro que resultou no assassinato de seus pais em 2002. Nesta versão, a história é contada por Daniel Cravinhos (Leonardo Bittencourt), seu namorado na época e cúmplice no crime. Já O Menino que Matou meus Pais, é a narrativa do ponto de vista de Suzane, levando em conta seus depoimentos que dizem que foi coagida por Daniel a cometer o crime. Ambos os filmes têm 1h20 min e podem ser assistidos no Prime Video.

Assistir no Prime Video

10 -Tim Lopes: Histórias de Arcanjo (2013)

Tim Lopes

Tim Lopes: Histórias de arcanjo

Documentário dirigido pelo filho do jornalista assassinado

Documentário dirigido por Bruno Quintella, filho do jornalista Tim Lopes que foi brutalmente assassinado em 2002 por Elias Pereira da Silva, o Elias Maluco, um dos maiores chefes de tráfico do Rio de Janeiro na época. Lopes investigava a ligação do tráfico com os bailes funk. Menos focado no crime em si, o documentário de 1h conta mais sobre as histórias de Tim como jornalista e o legado que deixou.

Assista na Globloplay

Curtiu a lista? Quais outros crimes brasileiros vocês acham que merecem uma adaptação neste moldes true crime?

Informar Erro
Falar com a equipe
QUEM FEZ
Gabriela Franco

Gabi Franco

Editora de filmes e séries na Tangerina, Gabi Franco é criadora do Minas Nerds, jornalista, cineasta, mãe de gente, pet e planta. Ex- HBO, MTV, Folha, Globo… É marvete, mas até tem amigos DCnautas.

Ver mais conteúdos de Gabi Franco

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?

Conteúdo fresco, direto da fruta

Quer ficar por dentro das notícias do mundo pop? É só assinar nosso conteúdo semanal