Reprodução/Disney+
Fernanda Andrade interpretou a mãe de Marc Spector em Cavaleiro da Lua. Mas ela precisou encarar muito sigilo até ser revelada no papel
Enquanto atores de produções nacionais da Netflix se chocam com o nível de segredo nos bastidores do streaming, a brasileira Fernanda Andrade eleva o sigilo à enésima potência. Afinal, ela foi escalada para Cavaleiro da Lua (2022) sem ter a menor ideia de o que faria no MCU (Universo Cinematográfico da Marvel). “Fiz o teste sem saber se era filme, se era série. Só me disseram que era algo da Marvel para o Disney+. Até o nome da personagem era falso”, entrega ela.
Na minissérie, Fernanda deu vida a Wendy, mãe de Marc Spector (Oscar Isaac) que tem uma relação tumultuada (para dizer o mínimo) com o filho. O processo de audições foi no escuro e cheio de dúvidas que não podiam ser respondidas pela equipe. “Muitas vezes, até o roteiro que a gente usa para o teste é inventado, eu não sabia nem se aquele texto era real (risos). Mas acabou que eram falas da Wendy mesmo”, conta a atriz em conversa exclusiva com a Tangerina.
Aprovada no teste inicial, ela voltou para uma segunda rodada. Só depois de semanas de suspense descobriu que seu papel seria o de Wendy Spector. Essa informação, admite Fernanda Andrade, não a ajudou muito. “Existe pouca coisa sobre a Wendy nos quadrinhos, o que eu encontrei sobre ela era bem limitado.”
“A personagem que vocês veem na série é uma criação do Mohamed [Diab, produtor executivo e diretor] e da Sarah [Goher, produtora e roteirista], eles meio que inventaram a Wendy desse jeito, com a equipe de roteiristas maravilhosa que eles têm”, elogia a brasileira, cuja matriarca possessiva tem um papel fundamental no desenvolvimento do Cavaleiro da Lua.
Depois de ser escalada e de rodar as suas cenas em Budapeste, na Hungria, em agosto e setembro do ano passado, Fernanda Andrade encarou uma nova rodada de segredos. Mas, dessa vez, ela é que precisou manter a boca fechada. Ninguém poderia saber que a brasileira estava na série –e assim foi até a pré-estreia de Cavaleiro da Lua, no fim de março, quando desfilou pelo tapete vermelho.
“Foi difícil segurar a emoção, a vontade de contar. Mas, ao mesmo tempo, foi emocionante, eu sabia que em algum momento ia ter que falar sobre o assunto. Na premiere, eu fiz todas as entrevistas sem poder falar sobre a minha personagem, porque ainda era segredo (risos). Nem sei o que eu falei naquele dia. Jornalistas, me perdoem!”, brinca a atriz.
Curiosamente, Cavaleiro da Lua não foi a primeira série de Fernanda Andrade no MCU. Em 2016, ela foi escalada para atuar em Marvel’s Most Wanted, um spin-off de Agents of Shield (2013-2020) centrado na agente Bobbi Morse, a Harpia (Adrianne Palicki), e no mercenário Lance Hunter (Nick Blood). O projeto, porém, não foi aprovado pela rede ABC e morreu após o episódio piloto.
“Quando eu peguei o papel em Most Wanted, foi uma conquista grande. Qualquer papel que eu consigo é uma alegria, claro, porque nunca se sabe nessa indústria. Mas na época foi muito legal, era um time muito talentoso. A maioria das cenas eu gravei com o Delroy Lindo, foi uma honra vê-lo trabalhar”, lembra a atriz.
“Claro que, quando não dá certo, por qualquer motivo, nós ficamos decepcionados. Mas não tirou o valor daquilo tudo para mim. E, com a experiência do Cavaleiro da Lua, posso olhar para trás e ficar feliz por ter voltado e agora fazer parte do MCU. Se Most Wanted tivesse acontecido, talvez a Wendy não aparecesse na minha vida. Tudo tem a hora certa para acontecer”, encerra.
Luciano Guaraldo
Editor-chefe da Tangerina. Antes, foi editor do Notícias da TV, onde atuou durante cinco anos. Também passou por Diário de São Paulo e Rede BOM DIA de jornais.
Ver mais conteúdos de Luciano GuaraldoTangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.
Ainda não tem uma conta?