FILMES E SÉRIES

Robert Pattinson na versão Batman e Edward Cullen

Foto: Divulgação. Arte: Tangerina

Batman

Do vampiro ao morcego: Relembre a carreira de Robert Pattinson

Desde que deixou o vampiro Edward de Crepúsculo para trás, o ator inglês vem construindo uma carreira das mais respeitáveis. Robert Pattinson será um ótimo Batman e podemos provar

Rafael Argemon

Rafael Argemon

Desde junho de 2019, quando foi anunciado como o novo Batman, Robert Pattinson sofre na pele a ira do público nerd batmaníaco e de quem acha que sua carreira se resume ao papel do vampiro Edward, da trilogia Crepúsculo. Mas também é verdade que a enxurrada de trailers bem recebidos que precederam o lançamento de Batman —que estreia nos cinemas brasileiros nesta quinta-feira (3)— vem mudando essa percepção.

Mesmo assim, grande parte do público ainda não conhece os filmes que o ator inglês de 35 anos fez depois da saga teen. Papel este que lhe rendeu algumas indicações ao famigerado Framboesa de Ouro, prêmio dos piores filmes do ano. Aliás, tanto ele quanto sua colega —e ex-namorada— de Crepúsculo, Kristen Stewart, aproveitaram o incrível sucesso comercial da trilogia para dar uma virada radical nas carreiras. A dupla deixou para trás a pecha de atores ruins que fazem filmes rasos e comerciais para alcançar o status de queridinhos de diretores conceituados e estrelas de filmes independentes.

Versatilidade e competência

Depois da segunda parte de A Saga Crepúsculo: Amanhecer (2012), Pattinson passou a trabalhar com cineastas do calibre de David Cronenberg (Cosmópolis e Mapas Para as Estrelas), James Gray (Z – A Cidade Perdida) e Claire Denis (High Life). Atuou também sob a batuta de promessas que vêm despontando como grandes diretores, como David Michôd (The Rover: A Caçada), Brady Corbet (A Infância de Um Líder), os irmãos Benny e Josh Safdie (Bom Comportamento) e Robert Eggers (O Farol). Este último, aliás, foi um dos filmes que a crítica mais elogiou no Festival de Cannes de 2019, e a performance de Pattinson junto do veterano Willem Dafoe recebeu aplausos em todas as sessões na Croisette. O filme também foi muito bem recebido pela crítica e público daqui.

E essa não foi a primeira vez que as atuações de Pattinson foram destacadas por especialistas, que finalmente já dissociaram a imagem dele do inexpressivo vampiro Edward. Agora só falta você se livrar desse preconceito, assistir a esses grandes filmes e descobrir que a escalação do ator para o papel do Batman foi uma escolha das mais acertadas por parte do diretor Matt Reeves —cineasta que tem em seu currículo dois filmes da última trilogia de O Planeta dos Macacos, outro excelente reboot de uma franquia importante de Hollywood.

Para conhecer a carreira de Robert Pattinson

Mapa Para as Estrelas (2014) / Dir. David Cronenberg

Robert Pattinson em cena de Mapas para as Estrelas (2014)

Trailer de Mapa Para as Estrelas (2014)

Robert Pattinson se reencontra com David Cronenberg depois de estrelar Cosmópolis (2012)

Sinopse: A tímida Agatha Weiss (Mia Wasikowska) chega a Los Angeles e logo vai trabalhar para a decadente atriz Havana Segrand (Julianne Moore), que tenta desesperadamente conseguir o papel principal na refilmagem de um sucesso estrelado por sua mãe no passado. Ao andar pela cidade, Agatha conhece Jerome Fontana (Robert Pattinson), um jovem motorista de limusine que sonha se tornar ator. Ele tem como um de seus clientes o ator mirim Benjie Weiss (Evan Bird), estrela de uma série de TV que sofre com as pressões da fama. Como essas vidas vão se entrelaçar é a grande história do filme.

Onde ver: Globoplay, Telecine Play, Mubi e Looke / Apple TV, Google Play e Microsoft Store (para alugar)

The Rover – A Caçada (2014) / Dir. David Michôd

Robert Pattinson é ameaçado por Guy Pearce em cena de The Rover - A Caçada (2014)

Trailer de The Rover - A Caçada (2014)

Os caminhos de Guy Pearce e Pattinson se cruzam em uma Austrália pós-apocalíptica

Sinopse: Na Austrália de um futuro próximo escasso em recursos naturais e sem nenhuma lei, Eric (Guy Pearce), um solitário e amargurado homem, tem seu carro, a única coisa que possui, roubado por uma gangue. Sem nada a perder, ele passa a perseguir os ladrões. Nessa caminhada, é obrigado a levar um dos membros da gangue com ele, Reynolds (Robert Pattinson), um jovem PCD que foi abandonado por seus comparsas.

Onde ver: HBO Max / Apple TV e Google Play (para alugar)

A Infância de um Líder (2015) / Dir. Brady Corbet

Robert Pattinson em cena do filme A Infância de Um Líder (2015)

Trailer de A Infância de um Líder (2015)

Mesmo com uma participação pequena, Pattinson se destaca no tenso drama

Sinopse: Convidado pelo governo de seu país para trabalhar na criação do Tratado de Versalhes logo após o fim da Primeira Guerra Mundial, em 1918, um diplomata americano se muda para a França junto com a mulher e o filho pequeno. Lá, ele convive com seu único amigo local, o jornalista e intelectual Charles (Robert Pattinson), enquanto lida com o filho problemático, que no futuro se transformará em um líder fascista.

Onde ver: Belas Artes À La Carte e Vid+ / Apple TV, Google Play e Claro Vídeo (para alugar)

Z – A Cidade Perdida (2016) / Dir. James Gray

Robert Pattinson como o explorador Henry Costin no filme Z - A Cidade Perdida (2016)

Trailer de Z - A Cidade Perdida (2016)

Robert Pattinson é o fiel escudeiro de Charlie Hunnam no filme de James Gray

Sinopse: Baseado em relatos reais do explorador britânico Percy Fawcett (Charlie Hunnam), o filme conta sua aventura vivida na Amazônia brasileira no início do século 20, quando ele descobre evidências de uma civilização perdida na região. Ridicularizado na Royal Geographical Society por sua “descoberta”, Fawcett volta à selva acompanhado do explorador Henry Costin (Robert Pattinson) para provar que sua teoria está correta.

Onde ver: Globoplay, Telecine Play e Now / Looke, Google Play e Microsoft Store (para alugar)

High Life (2018) / Dir. Claire Denis

Robert Pattinson e Jessie Ross em cena da ficção científica High Life (2018)

Trailer de High Life (2018)

Robert Pattinson volta a ser protagonista na estranha ficção científica de Claire Denis

Sinopse: Um grupo de criminosos cumprindo pena de morte é enviado em uma perigosa missão no espaço para extrair energia alternativa de um buraco negro. À bordo da nave também está a Dra. Dibs (Juliette Binoche), que também usa o grupo em seus experimentos de reprodução humana. Entre eles está Monte (Pattinson), o único prisioneiro que se opõe aos experimentos de Dibs. Até que as coisas fogem totalmente do controle quando uma tempestade de raios cósmicos atinge a nave.

Onde ver: Looke e Google Play (para alugar)

O Farol (2019) / Dir. Robert Eggers

Willem Dafoe e Robert Pattinson em frente a um farol isolado na costa do Maine em O Farol (2019)

Trailer de O Farol (2019)

Robert Pattinson bate de frente com Willem Dafoe no thiller bizarro de Robert Eggers

Sinopse: No final do século 19, o veterano marinheiro Thomas Wake (Willem Dafoe) e o novato ajudante Ephraim Winslow (Robert Pattinson) assumem um turno de vigilância em um farol de uma ilhota isolada na costa do Maine. A tensão entre os dois se instala logo de cara, quando Wake não deixa Winslow ter acesso ao farol, ordenando que ele faça todo o resto do serviço pesado. Exausto e obcecado em descobrir o que acontece no farol, Winslow é atormentado por gaivotas e outras coisas estranhas, levando-o a questionar a própria sanidade.

Onde ver: Amazon Prime Video / Apple TV e Google Play (para alugar)

O Rei (2019) / Dir. David Michôd

Robert Pattinson como o rei da França durante a Guarra dos Cem Anos em O Rei (2019)

Trailer de O Rei (2019)

Pattinson volta a trabalhar com David Michôd como um rei francês

Sinopse: Baseado na história real da famosa batalha de Azincourt, que depois deflagrou uma guerra entre França e Inglaterra. O jovem e rebelde príncipe Hal (Timothée Chalamet) prefere viver entre o povo do que na corte inglesa. Mas a morte do pai e do irmão que herdaria o trono o obriga a assumir o reino. Coroado como rei Henrique V, ele precisa lidar com a política palaciana. Ao mesmo tempo, enfrenta uma guerra com a França sob o comando do petulante delfim francês (Robert Pattinson). Uma curiosidade: Chalamet que é francês, interpreta o rei inglês e Pattinson que é inglês, interpreta o príncipe francês.

Onde ver: Netflix

Tenet (2020) / Dir. Christopher Nolan

John David Washington e Robert Pattinson como os agentes Protagonista e Neil em Tenet (2020)

Trailer de Tenet (2020)

Robert Pattinson em sua primeira colaboração com o celebrado cineasta Christopher Nolan

Sinopse: Após uma missão mal sucedida, um agente da CIA identificado apenas como Protagonista (John David Washington) é recrutado por uma organização ainda mais secreta chamada Tenet. Seu objetivo é impedir o magnata Andrei Sator (Kenneth Branagh) de contrabandear partes de um aparelho que reverte o curso do tempo, prevenindo um paradoxo temporal. Para se aproximar de Sator, o Protagonista conta com a ajuda do misterioso agente Neil (Robert Pattinson) ao se aproximar da negociante de obras de arte Kat (Elizabeth Debicki), que vive um casamento conturbado com Sator.

Onde ver: HBO Max e Oi Play / Apple TV, Google Play e Microsoft Store (para alugar)

O Diabo de Cada Dia (2020) / Dir. Antonio Campos

Robert Pattinson como o pastor Preston Teagardin em O Diabo de Cada Dia (2020)

Trailer de O Diabo de Cada Dia (2020)

Pattinson rouba a cena no filme do americano de origem brasileira Antonio Campos

Sinopse: O filme se passa em uma área rural entre Ohio e Virgínia Ocidental, na década de 1960. Willard Russell (Bill Skarsgaard) um atormentado veterano da Segunda Guerra Mundial, não consegue salvar a mulher de um câncer, mesmo com todos os seus esforços, que vão desde orações à sacrifícios de animais. Mesmo afetado pelo comportamento psicótico do pai, Arvin (Tom Holland) tenta ser um cidadão comum, sem criar problemas para ninguém. Mas a chegada do charlatão pastor Preston Teagardin (Robert Pattinson) à cidade reabre velhas feridas. Enquanto isso, um casal de assassinos em série faz diversas vítimas nas redondezas.

Onde ver: Netflix

Informar Erro
Falar com a equipe
QUEM FEZ
Rafael Argemon

Rafael Argemon

Rafael Argemon é criador do perfil O Cara da Locadora no Instagram e também assina uma coluna com o mesmo nome na Tangerina, onde indica as pérolas escondidas nas plataformas de streaming. Cinéfilo e maratonador de séries profissional, passou por Estadão, R7, UOL, Time Out e Huffpost. Apaixonado por pugs, sagu e jogos do Mario.

Ver mais conteúdos de Rafael Argemon

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?

Conteúdo fresco, direto da fruta

Quer ficar por dentro das notícias do mundo pop? É só assinar nosso conteúdo semanal