Wilfred de Doctor Who, Bernard Cribbins morre aos 93 anos - Tangerina

FILMES E SÉRIES

Bernard Cribbins e David Tennant em Doctor Who

Divulgação/BBC

LUTO

Wilfred Mott de Doctor Who, Bernard Cribbins morre aos 93 anos

Veterano já havia participado do universo de Doctor Who na década de 1960, com outro personagem

Luciano Guaraldo

O ator Bernard Cribbins morreu na manhã desta quinta-feira (28), aos 93 anos. Ele era conhecido dos fãs brasileiros por seu papel na série Doctor Who, na qual interpretou Wilfred Mott, avô da divertida Donna Noble (Catherine Tate). O personagem ficou marcado por seu o último companheiro de viagens do Décimo Doutor, interpretado por David Tennant.

A morte de Bernard Cribbins foi confirmada por seu agente para a Variety, mas a causa não foi revelada. Responsável pelo revival de Doctor Who em 2005, Russell T Davies fez uma homenagem ao ator em seu Instagram. “Eu amo esse homem. Eu o amo. E ele amava fazer parte de Doctor Who! Ele dizia: ‘As crianças estão me chamando de vovô’. Seu primeiro dia de gravação foi em uma locação com Kylie Minogue. E, mesmo com ela lá, todos os olhares estavam voltados para ele –até os de Kylie”, escreveu o produtor.

“E que ator! Sério, que ator maravilhoso. Ele me ligava e dizia: ‘Tenho uma ideia. E se eu atacar um Dalek com uma arma de paintball?’. Tudo bem, Bernard. A gente colocava no roteiro. Eu tive muita sorte de poder conhecê-lo. Obrigado por tudo, meu velho soldado. Uma lenda deixou o mundo.”

Além de seu trabalho em Doctor Who, Bernard Cribbins tem sete décadas de atuação no seu currículo. Ele estreou na TV em 1956, nas séries The Black Tulip e David Copperfield. No cinema, esteve em O Prisioneiro Vagabundo (1960), Com Jeito Vai… Marujo (1964) e em Casino Royale (1967), uma versão cômica de James Bond com Peter Sellers (1925-1980).

O veterano já havia participado do universo de Doctor Who no filme Ano 2150: A Invasão da Terra (1966), que trazia Peter Cushing (1913-1994) no papel principal. Bernard Cribbins ainda foi indicado ao Bafta por seu trabalho em Quando o Coração Bate Mais Forte (1969).

Em 2009, ele recebeu uma homenagem especial da British Academy Children’s Awards pelo conjunto da obra. Também foi condecorado com a Ordem do Império Britânico em 2011 por sua contribuição à arte no Reino Unido.

Bernard Cribbins foi casado durante 66 anos com Gillian McBarnett, que morreu em outubro do ano passado. Eles não tiveram filhos. Russell T Davis compartilhou que o ator era completamente apaixonado por sua mulher, a quem chamava de Gill, e que não parava de falar nela durante as gravações.

Informar Erro
Falar com a equipe
QUEM FEZ

Luciano Guaraldo

Editor-chefe da Tangerina. Antes, foi editor do Notícias da TV, onde atuou durante cinco anos. Também passou por Diário de São Paulo e Rede BOM DIA de jornais.

Ver mais conteúdos de Luciano Guaraldo

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?

Conteúdo fresco, direto da fruta

Quer ficar por dentro das notícias do mundo pop? É só assinar nosso conteúdo semanal