FILMES E SÉRIES

Bryan Cranston

Divulgação/AMC

FENÔMENO MUNDIAL

Breaking Bad: Veja como está o elenco 15 anos após a estreia da série

Série fenômeno dos anos 2010 venceu 16 prêmios no Emmy ao longo de suas cinco temporadas e 62 episódios; saiba por andam seus astros

André Zuliani

Há exatos 15 anos, começava uma das séries que marcou a história da TV norte-americana. Criada por Vince Gilligan, Breaking Bad (2008-2013) estreou no canal pago AMC –mesma casa do fenômeno The Walking Dead (2010-2022)– em 20 de janeiro de 2008 e apresentou pela primeira vez ao público os icônicos personagens Walter White (Bryan Cranston) e Jesse Pinkman (Aaron Paul).

A trama contava a história de Walter White, professor de Química de um colégio de Albuquerque, nos Estados Unidos, que descobre que está com um câncer em estágio terminal. Desiludido com sua situação, ele decide entrar para a vida do crime e assim deixar um legado financeiro para a sua família antes de sua morte.

Para se aventurar em sua nova realidade, White recruta Jesse, seu antigo aluno do colégio considerado garoto-problema pelo professor há muitos anos. Juntos, os dois começam a produzir metanfetamina em seu estágio mais puro e passam a fazer sucesso no submundo do crime. Ao ganhar status entre os traficantes, Walter assume o pseudônimo de Heinsenberg e se torna um dos criminosos mais procurados dos EUA.

Alçada ao status de fenômeno mundial, Breaking Bad lutou para sobreviver em seus primeiros anos com baixa audiência. Foi apenas com a chegada da série ao catálogo da Netflix que o mundo tomou gosto pela jornada de Walter White e sua descida “ao inferno” –ou, como o próprio título diz, sua transformação em alguém “do mal”.

Após o início ruim, Breaking Bad se tornou uma das principais produções da TV norte-americana e transformou personagens como Hank (Dean Norris), Skyler (Anna Gunn), Gus Fring (Giancarlo Esposito), Mike (Jonathan Banks) e Saul Goodman (Bob Odenkirk) em verdadeiros ícones. Os três últimos, inclusive, retornaram em Better Call Saul (2015-2022), spin-off prelúdio da atração que também fez sucesso e sagrou-se vencedora do Critics Choice Awards 2023 na categoria de melhor série drama.

Abaixo, a Tangerina mostra como está e por onde anda o elenco de Breaking Bad:

Bryan Cranston

Bryan Cranston em Breaking Bad e Better Call Saul

Divulgação/AMC

Bryan Cranston (Walter White)

Vencedor de seis Emmys por seu trabalho em Breaking Bad, Bryan Cranston viu sua carreira entrar em outro estágio após o fim da série. Já veterano na indústria após se destacar em comédias, o astro virou nome do primeiro escalão de Hollywood e passou a integrar projetos na TV e no cinema. Ele foi indicado ao Oscar por Trumbo: Lista Negra (2016) e voltou a ser lembrado no Emmy por uma participação em Curb Your Enthusiasm, além de atuar em longas como Argo (2012), Godzilla (2014) e Amigos para Sempre (2017).

Atualmente, ele integra o elenco de Your Honor, minissérie cuja segunda temporada estreia em 3 de fevereiro no Paramount+. Cranston ainda reprisou o papel de Walter White em El Camino: Um Filme de Breaking Bad (2019), longa que se passa após os eventos da série original, e em dois episódios da última temporada de Better Call Saul.

Aaron Paul

Aaron Paul em Breaking Bad e Better Call Saul

Divulgação/AMC

Aaron Paul (Jesse Pinkman)

“Yo, bitch!”. Quem não se lembra da icônica frase dita por Jesse Pinkman na maioria dos episódios de Breaking Bad? Pela série, seu intérprete, Aaron Paul, venceu três (de cinco) prêmios no Emmy e também ficou marcado na história da TV dos EUA. Após o fim da atração, ele virou astro de Hollywood e atuou em filmes como Need For Speed (2014) e Exôdo: Deuses e Reis (2014).

Na TV, ele protagonizou The Path (2016-2018) e integrou o elenco de Truth Be Bold e Westworld (2016-2022). Como dublador, Paul ficou marcado por seu a voz de Todd Chavez em BoJack Horseman (2014-2020), animação da Netflix indicada três vezes ao Emmy.

Anna Gunn

Anna Gunn en Breaking Bad e em cena do filme The Apology

Divulgação/AMC/RLJE Films

Anna Gunn (Skyler White)

Intérprete de Skyler, mulher de Walter na trama, Anna Gunn é outra integrante do elenco de Breaking Bad que virou carta marcada no Emmy. Foram duas vitórias em três indicações, além de ter sido alçada à glória. Com a carreira em ascensão, ela fez participações em séries como The Mindy Project (2012-2017) e Criminal Minds (2005-2020), além de atuar em 10 episódios de Shades of Blue (2016-2018). Apesar da fama, a atriz não teve papel fixo em nenhuma atração nem esteve em filmes de destaque nos últimos anos.

Dean Norris

Dean Norris em Breaking Bad e em Better Call Saul

Divulgação/AMC

Dean Norris (Hank Schrader)

Diferentemente de seus colegas de elenco, Dean Norris nunca recebeu uma indicação ao Emmy por sua interpretação de Hank Schrader, detetive da divisão de narcóticos da polícia e cunhado de Walter White. Apesar de ignorado pela Academia de Televisão, o ator de 59 anos manteve a sua agenda cheia. Ele emplacou o papel de protagonista em Under the Dome (2013-2015), da HBO, e fez participações em Girlboss (2017), The Big Bang Theory (2007-2019), Scandal (2012-2018) e Superstore (2015-2021), além de trabalhos no cinema. Nos últimos anos, integrou o elenco da sitcom United States of Al (2021-2022), cancelada após duas temporadas. Norris também retornou em Better Call Saul para dar vida novamente a Hank.

Betsy Brandt

Betsy Brandt em Breaking Bad e Better Call Saul

Divulgação/AMC

Betsy Brandt (Marie Schared)

Responsável por viver Marie Schared, mulher de Hank e irmã de Skyler, em Breaking Bad, Betsy Brandt teve a atração como o auge de sua carreira. Logo após o fim da série, ele foi escalada para ser a coprotagonista de The Michael J. Fox Show (2013-2014), sitcom que não passou da primeira temporada. Na TV, ela fez participações em Masters of Sex (2013-2016) e Parenthood (2010-2015), além de estrelar quatro temporadas de Life in Pieces (2015-2019), comédia dramática familiar da rede CBS. Ao lado de Dean Norris, ela também reprisou o papel de Marie em um episódio de Better Call Saul.

RJ Mitte

RJ Mitte em Breaking Bad e em foto publicada nas redes sociais

RJ Mitte (Walter Jr.)

Conhecido por viver Walter Jr., filho mais velho do protagonista, RJ Mitte é um ator com leve paralisia cerebral que ficou marcado como um dos grandes destaques da série. Antes de Breaking Bad, ele tinha feito pequenas participações em Todo Mundo Odeia o Chris (2005-2009) e Hannah Montana (2006-2011), e até hoje segue trabalhando como ator em papéis na TV e no cinema.

Bob Odenkirk, Jonathan Banks e Giancarlo Esposito também integram o time de papéis icônicos de Breaking Bad, mas ficaram de fora da lista porque não sumiram do universo da série. Os dois primeiros reprisaram seus personagens durante toda a jornada de Better Call Saul, com o terceiro se juntando aos colegas a partir da terceira temporada. O spin-off exibiu o seu último episódio em agosto do ano passado e está disponível completo na Netflix, assim como todos os episódios de Breaking Bad.

Informar Erro
Falar com a equipe
QUEM FEZ

André Zuliani

Repórter de séries e filmes. Viciado em cultura pop, acompanha o mundo do entretenimento desde 2013. Tem pós-graduação em Jornalismo Digital pela ESPM e foi redator do Omelete.

Ver mais conteúdos de André Zuliani

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?