Divulgação/AMC
Livros de Anne Rice estão sendo adaptados pelo AMC para o Universo Imortal. Obras da autora também têm múmias, lobisomens e anjos
Dona da franquia cinematográfica mais lucrativa da história, a Marvel virou um guia para outros produtores desenvolverem os próprios universos. O canal AMC, que já tem vários projetos no mundo de The Walking Dead, agora prepara um novo multiverso inspirado na obra da escritora Anne Rice (1941-2021). Vampiros e bruxas já estão confirmados e, se fizerem sucesso, podem abrir as portas para lobisomens, anjos e até múmias!
A primeira série do chamado Universo Imortal é Entrevista com o Vampiro, lançada nos Estados Unidos no último domingo (2) e renovada para a segunda temporada antes mesmo de estrear –uma prova de que o AMC aposta alto nas adaptações de Anne Rice. Em janeiro, chegam As Bruxas de Mayfair, atração protagonizada por Alexandra Daddario, de volta à TV após sua elogiada atuação em The White Lotus –que lhe rendeu uma indicação ao Emmy deste ano.
Logo no primeiro episódio de Entrevista com o Vampiro, há uma referência à família Mayfair, o que deixa claro que as duas séries estão no mesmo universo e planta a semente para um crossover no futuro. À frente da empreitada está o produtor Mark Johnson, vencedor do Oscar por Rain Man (1988) e responsável por séries como Breaking Bad (2008-2013), Better Call Saul (2015-2022) e Halt and Catch Fire (2014-2017).
“Eu sou privilegiado por poder trabalhar em vários projetos de Anne Rice. O maravilhoso é que cada um desses livros é totalmente diferente, mas estão todos amarrados de alguma maneira. São obras que falam sobre empoderamento, a compreensão de seu valor, a descoberta de quem você é e de quem está contra você”, discursou o “Kevin Feige da AMC” durante a New York Comic Con.
A ideia de construir o Universo Imortal foi idealizada pela própria Anne Rice. Depois que a Universal Pictures perdeu os direitos de adaptar Entrevista com o Vampiro, ela e o filho Christopher Rice passaram a negociar os livros como um pacote. A AMC comprou 18 obras de uma só vez, inclusive três que misturam as bruxas e os vampiros.
“Hollywood tenta há algum tempo trazer esses livros para a televisão, mas não é fácil. Temos sorte de contar com Rolin Jones [criador de Entrevista com o Vampiro] e Esta Spalding e Michelle Ashford [criadoras de As Bruxas Mayfair] para esta missão. Porque você não quer mexer com uma história que é tão adorada, mas precisa fazer com que ela funcione em uma mídia diferente. Acho que a AMC foi muito inteligente por ter ido atrás dessas obras e nos apoiado em todo o processo. Nós respeitamos os livros, mas trazemos a visão desses roteiristas para a obra de Anne Rice.”
Outro desafio da produção, além de não alienar os fãs, é fazer com que as séries tenham uma coesão, apesar de se passarem em épocas diferentes e terem tons discrepantes. “Os livros estão todos sob um guarda-chuva de Anne Rice, mas são tão distintos. O que os une é a escrita dela, o fato de que todos os personagens são alguém com quem você pode se identificar. São todos humanos, até vampiros e bruxas”, defendeu Mark Johnson.
“Os problemas são amor, solidão, sobrevivência, coisas que todos enfrentam em suas vidas. Se pudermos manter isso nas séries, teremos uma maneira de conectar as histórias. Não só com easter eggs, mas talvez alguns personagens que não necessariamente apareceram em um certo livro possam estar em outra série”, prometeu o produtor.
Harry Hamlin, que vive Cortland Mayfair, patriarca da família que dá nome a As Bruxas Mayfair, brincou que poderia fazer a transição para a série já lançada do AMC. “Eu gostaria de virar um vampiro. Vou soltar essa ideia aqui, na frente de todos os fãs, quem sabe funciona?”, provocou, despertando risos do público e de seus colegas de elenco.
Entrevista com o Vampiro e As Bruxas Mayfair devem ser exibidas pelo canal AMC Brasil, mas ainda não têm previsão de estreia na TV brasileira.
Luciano Guaraldo
Editor-chefe da Tangerina. Antes, foi editor do Notícias da TV, onde atuou durante cinco anos. Também passou por Diário de São Paulo e Rede BOM DIA de jornais.
Ver mais conteúdos de Luciano GuaraldoTangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.
Ainda não tem uma conta?