FILMES E SÉRIES

Anthony Mackie em cena de Capitão América 4

Divulgação/Marvel Studios

Análise

Capitão América 4: Falcão e o Soldado Invernal era necessário?

O primeiro trailer do filme mostrou uma repetição na história de Sam Wilson (Anthony Mackie); entenda

Victor Cierro
Victor Cierro

Nos últimos anos, a Marvel expandiu seu conteúdo para o mundo das séries. Após Vingadores: Ultimato (2019), o estúdio queria continuar a história dos heróis em uma menor escala. Então, Falcão e o Soldado Invernal (2021) estreou no Disney+ para explicar o legado de Steve Rogers (Chris Evans) e as consequências de sua ausência no mundo dos Vingadores. No entanto, Capitão América 4 também deve seguir o mesmo caminho.

Sam Wilson (Anthony Mackie) foi quem assumiu o manto do Capitão América. Durante a série original do Disney+, o personagem precisou encarar a desconfiança, o racismo e suas próprias questões sobre a importância do uniforme. Os seis episódios acompanharam essas diferentes vertentes e até explorou questões sociais do mundo real.

E, mesmo assim, Falcão e o Soldado Invernal não parece ser tão necessário para Capitão América: Admirável Novo Mundo. O primeiro trailer, que foi divulgado nesta sexta-feira (12), mostrou Sam Wilson em uma posição similar à da série. O personagem ainda precisa lidar com o governo norte-americano e sua estratégia militar.

A grande diferença é com quem Sam vai lidar. Em Capitão América 4, o antigo Falcão precisa tratar sobre esse assunto diretamente com o presidente dos Estados Unidos: Thunderbolt Ross (Harrison Ford). De acordo com a prévia, o protagonista deve debater sobre as mesmas questões da série.

O objetivo de Falcão e o Soldado Invernal, então, deve ter sido para apenas apresentar novos personagens aos fãs da Marvel. Danny Ramirez vai reprisar o papel de Joaquín Torres, enquanto Carl Lumbly interpreta Isaiah Bradley no próximo filme do Capitão América. O primeiro será o novo parceiro de Sam nas missões, assim como o protagonista era o companheiro de Steve.

Em um espectro geral, a série da Marvel não deve ser “lição de casa” para Capitão América 4. A gigante de Hollywood sabe que grande parte da audiência dos cinemas não acompanha fielmente suas tramas no streaming. E, por isso, Admirável Novo Mundo será independente de Falcão e o Soldado Invernal.

Apesar dos pesares, Falcão e o Soldado Invernal foi uma boa produção da Marvel. A empresa de super-heróis abordou novos tópicos e deixou a transição do manto do Capitão América respirar. O estúdio não acelerou sua trama e entregou uma história relevante sobre Sam e nossa própria sociedade.

Capitão América 4 precisa respeitar a história da série do Disney+ e, especialmente, não repetir a trama nem os conflitos internos de Sam no filme. Admirável Novo Mundo estreia em 14 de fevereiro de 2025. No entanto, Falcão e o Soldado Invernal está disponível no Disney+.

Informar Erro
Falar com a equipe
QUEM FEZ
Victor Cierro

Victor Cierro

Repórter da Tangerina, Victor Cierro é viciado em quadrinhos e cultura pop e decidiu que seria jornalista aos 9 anos. É o foca da equipe e cria da casa: antes da Tangerina, estagiou no Notícias da TV, escrevendo sobre filmes e séries.

Ver mais conteúdos de Victor Cierro

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?