FILMES E SÉRIES

Um Crush Para o Natal e Noite Infeliz

Divulgação

LISTA

De casal gay a Papai Noel violento: 10 filmes de Natal nada clichês

A Tangerina separou uma lista com dez filmes de Natal diferentões, caso você queira fugir das típicas comédias românticas desta época

Giulianna Muneratto

O Natal finalmente chegou! E com ele, alguns velhos conhecidos: o tio do pavê, a uva passa no arroz e os clássicos filmes românticos, com histórias batidas e repetitivas. Na capa, sempre um homem e uma mulher vestidos de vermelho e verde; já na trama, um pastelão bastante açucarado, que chega a doer de tão clichê.

Se você está em busca de uma diversão diferente para este Natal, a Tangerina separou a lista perfeita para coroar a festa com obras-primas cinematográficas que vão além do casal que se apaixona magicamente enquanto neve cai do céu e o bom velhinho entrega presentes pelo mundo.

Abaixo, estão dez filmes bem diferentões para curtir nesta noite. De casal gay que vive um romance a Papai Noel assassino, as escolhas certamente vão agradar a todos os públicos. Confira:

Um Crush Para o Natal (2021)

Um Crush Para o Natal não foge das narrativas românticas, mas apresenta um casal gay

Reprodução/Netflix

Apesar de não fugir muito do pastelão natalino e da comédia romântica clichê, o grande diferencial de Um Crush Para o Natal é apresentar um casal gay e fugir das típicas histórias heteronormativas dessa época do ano —para desespero de alguns artistas conservadores.

Na trama, Peter (Michael Urie) pede que seu melhor amigo finja ser seu namorado para o Natal. Só que os planos e os sentimentos mudam quando a família dele tenta bancar o cupido. Já dá para imaginar o final, não é mesmo? O longa está disponível exclusivamente na Netflix.

Noite Infeliz (2022)

David Harbour

David Harbour é um Papai Noel bem diferente em Noite Infeliz

Divulgação/Universal Pictures

Estreia recente dos cinemas, Noite Infeliz subverte totalmente a ideia típica de Papai Noel que foi construída no imaginário popular. Em um pequeno bar na Inglaterra, um velho barrigudo e de barbas brancas (David Harbour) aparece trajado com a roupa do bom velhinho, muito bêbado e infeliz com a vida.

No longa, que é contemplado com muita porradaria, o astro de Stranger Things vive uma nova versão do mito, que aprecia muito mais um bom uísque do que um copo de leite e grita palavrões quando suas renas deixam um rastro de cocô por onde passam.

O Estranho Mundo de Jack (1993)

Animação dirigida por Henry Selick une o Halloween e o Natal

Reprodução

A animação clássica produzida por Tim Burton é a mistura perfeita entre duas festas bem populares: o Halloween e o Natal. Jack Skellington, o Rei das Abóboras, está entediado com sua rotina de sustos e se cansa do Dia das Bruxas. Por acaso, ele acaba atravessando o portal do Natal e sentindo a alegria do espírito natalino.

Ao retornar à Cidade do Halloween, ele convence os cidadãos a sequestrarem o Papai Noel para que eles também possam fazer seu próprio Natal. Sua missão, porém, se torna um verdadeiro pesadelo para as crianças consideradas bondosas. O filme está disponível no Disney+.

Porta dos Fundos – Especial de Natal: Se Beber, Não Ceie (2018)

O elenco do Porta dos Fundos faz graça com uma história bíblica neste especial

Reprodução

O Porta dos Fundos é especialista em reverter o conceito clichê do Natal e, principalmente, brincar com narrativas que envolvem momentos bíblicos. Este especial de 2018 tem uma trama que ocorre na manhã seguinte à Última Ceia, na qual os 12 apóstolos acordam de ressaca e descobrem que Jesus desapareceu.

O longa desvenda o que a pintura de Leonardo Da Vinci (1452-1519) não mostra e traz à tona o que aconteceu naquela noite lendária, regada a muito vinho. Uma ótima maneira de passar a madrugada de 24 de dezembro para o dia 25 dando muitas risadas.

Papai Noel das Cavernas (2010)

O Papai Noel das cavernas é, na verdade, um ser maquiavélico

Reprodução

Integrantes de uma expedição científica na Finlândia acabam encontrando um ser estranho, congelado a mais de 400 metros debaixo da terra. Porém, descobre-se que é o verdadeiro Papai Noel, e aí começam os leilões para faturar em cima da criatura.

O “bom” velhinho, porém, é um ser maquiavélico, que está fazendo crianças desaparecerem. Para quem quer uma aventura diferente neste Natal, esse é o filme certo. Até duendes em busca de vingança fazem parte da trama.

Sobrevivendo às Festas Com os Parentes (2018)

Comédia natalina está disponível no Prime Video

Reprodução

Para quem quer dar boas risadas, Sobrevivendo às Festas Com os Parentes é uma ótima pedida. O longa dá foco a três dias da celebração de uma família no Natal, quando duas irmãs se reúnem com o restante dos parentes em uma casa de campo. Porém, muitos segredos obscuros serão revelados, o que instaura um verdadeiro caos na festa.

Duro de Matar (1988)

Bruce Willis protagoniza o clássico de ação que se passa no Natal

Reprodução

Jake Peralta (Andy Samberg), de Brooklyn Nine-nine (2013-2021), sempre disse que Duro de Matar é um filme natalino. Portanto, não há como discordar, não é mesmo? No longa, o detetive John McClane (Bruce Willis) vai a Los Angeles para se encontrar com a mulher, Holly (Bonnie Bedelia), durante a celebração do Natal, em uma confraternização de fim de ano na sede da empresa em que ela trabalha.

Porém, as festividades são interrompidas por terroristas que invadem o edifício de luxo. McClane é o único que pode salvá-los. Nada como um pouco de ação para fugir das comédias românticas!

O Expresso Polar (2004)

Tom Hanks e Josh Hutcherson estrelam O Expresso Polar

Reprodução

Na véspera de Natal, um garoto (Josh Hutcherson) não acredita mais em Papai Noel e espera por algo que faça com que sua crença volte. Milagrosamente, um trem com destino ao Polo Norte para em frente à sua casa, e o pequeno embarca em uma jornada de autodescobrimento sobre a magia da vida.

O filme fofo está disponível no Apple TV+ e no Prime Video.

Papai Noel Às Avessas (2003)

Comédia sobre o Natal está disponível no Star+

Reprodução

Disponível no Star+, o filme segue a história do vigarista Willie (Billy Bob Thornton), que ganha a vida disfarçado de Papai Noel para assaltar lojas em pleno Natal. Junto do seu parceiro, um anão que se disfarça de elfo, eles tocam o terror na celebração.

Krampus: O Terror do Natal (2015)

Monstro conhecido como antinoel aterroriza quem não acredita no espírito natalino

Reprodução

Se você busca por um filme que é o extremo oposto dos pastelões natalinos, que tal um terror? Em Krampus, uma família se prepara para o Natal, porém Max (Emjay Anthony), o filho caçula, não está contente em ver seus familiares brigando a todo momento. Irritado, ele acaba despertando uma força maligna chamada Krampus, também conhecido como o antinoel. Este monstro ataca principalmente pessoas que não acreditam ou deixam de acreditar no espírito natalino, colocando todos em risco.

Informar Erro
Falar com a equipe
QUEM FEZ

Giulianna Muneratto

Jornalista pela Faculdade Cásper Líbero. Adora um filme clichê, música pop e sonhava em ser cantora de cruzeiro, mas não tem talento pra isso.

Ver mais conteúdos de Giulianna Muneratto

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?