FILMES E SÉRIES

Constance Wu na série Fresh Off the Boat

Divulgação/ABC

CONSTANCE WU

Atriz que reclamou ao ter série renovada revela assédio de produtor

Constance Wu explicou que sua vontade de sair de Fresh Off the Boat era motivada pelo desejo de trabalhar sem memórias de abuso

Luciano Guaraldo

A atriz Constance Wu ficou conhecida ao estrelar a comédia Fresh Off the Boat (2015-2020), mas sua experiência nos bastidores não foi nada agradável. Ela revelou que foi assediada sexualmente por um dos produtores da série e que não soube como reagir. “Isso me deixou paranoica e envergonhada”, contou.

Em uma conversa com o New York Times para divulgar sua autobiografia, Making a Scene, a atriz desabafou sobre o ocorrido. “Fresh Off the Boat foi minha primeira série. Eu fui jogada neste mundo, porque eu não tenho pais na indústria. E, como eu tinha 30 anos, as pessoas achavam que eu sabia o que estava fazendo.”

Em 2015, logo no início da série, o produtor teria pegado na coxa de Constance e roçado a mão em sua virilha durante um evento esportivo. No ano seguinte, ela foi pressionada a ir a um festival de cinema com o executivo, mas se recusou. A atriz optou por ficar em silêncio por medo das consequências de abrir a boca.

“Eu fiquei calada durante tempo demais sobre muitas situações de assédio sexual e intimidação que recebi nas primeiras duas temporadas. Depois, como a série já era um sucesso, eu perdi o medo de ser demitida e comecei a falar ‘não’. E aí eu comecei a pensar: ‘Bem, eu já lidei com isso. Ninguém precisa saber, eu não preciso manchar a reputação desse produtor asiático nem da série”, admitiu.

Em 2019, Constance Wu foi bastante criticada ao tuitar seu descontentamento com a notícia de que Fresh Off the Boat havia sido renovada. Na época, ela havia acabado de estrelar o sucesso Podres de Rico (2018) e pretendia se dedicar à carreira cinematográfica, mas o contato com a comédia a obrigou a dedicar nove meses de seu ano à televisão.

A atitude revoltou parte do público nas redes sociais, fazendo com que vários internautas fossem ao perfil da atriz para criticar sua fala. Segundo Constance, o cancelamento foi tamanho que ela tentou tirar a própria vida. “Quando mensagens de outra atriz asiática diziam que eu me tornaria uma praga na comunidade asiática americana, comecei a sentir que nem merecia mais viver. Que eu era uma desgraça para a comunidade e eles estariam melhor sem mim”, admitiu.

Agora que colocou o assédio sexual às claras, a atriz se sentiu pronta para admitir que sua vontade de escapar de Fresh Off the Boat era maior do que o desejo de fazer mais cinema. “Eu queria trabalhar em um lugar que não me trouxesse tantas memórias de abuso. Algumas pessoas sabiam, e vê-las sendo amiguinhas com esse produtor era como uma traição. Minha vontade era começar do zero.”

Informar Erro
Falar com a equipe

Tags

QUEM FEZ

Luciano Guaraldo

Editor-chefe da Tangerina. Antes, foi editor do Notícias da TV, onde atuou durante cinco anos. Também passou por Diário de São Paulo e Rede BOM DIA de jornais.

Ver mais conteúdos de Luciano Guaraldo

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?