FILMES E SÉRIES

Nikolaj Coster-Waldau em cena de Contra o Gelo

Divulgação

Listas

15 filmes de sobrevivência para quem curtiu Contra o Gelo

Sucesso absoluto na Netflix, Contra o Gelo conta a história real de um explorador dinamarquês sobrevivendo ao ambiente hostil da Groenlândia

Rafael Argemon

Rafael Argemon

Um dos filmes mais assistidos do mundo na Netflix nesta semana, Contra o Gelo vem conquistando também o público brasileiro. Tanto que, mesmo tendo sido lançado na plataforma por aqui na quarta-feira (2), o filme estrelado por Nikolaj Coster-Waldau (o Jaime Lannister de Game of Thrones) não sai do top três do serviço de streaming.

A produção dinamarquesa conta a história real da Expedição Alabama, uma missão de resgate a exploradores na Groenlândia entre 1909 e 1912. O objetivo era recuperar informações que certificavam que a Groenlândia não era dividida em duas ilhas. Fato que mantinha o local sob o domínio da Dinamarca, acabando com planos americanos de anexar o território aos EUA.

Mas a parte da história que o filme conta é focada no líder da Expedição Alabama, o explorador dinamarquês Ejnar Mikkelsen (Coster-Waldau). Em uma última tentativa para completar sua missão, ele parte gelo a dentro acompanhado apenas pelo jovem mecânico Iver Iversen (Joe Cole).

Depois de penar por meses e conseguir o que queriam, os dois se dão conta de que foram abandonados pelo resto da tripulação. Com isso, são forçados a sobreviver por anos no local até que alguém os resgate.

Contra o Gelo é uma bela história sobre resiliência em meio a um ambiente hostil que vai te inspirar. Aliás, inspirou a gente até a fazer uma lista!

Curtiu Contra o Gelo tanto quanto a gente? Então veja aqui mais 15 filmes sobre sobrevivência para assistir aí, na sua casa:

127 Horas (2010)

Cena do filme 127 Horas

Horas (2010)

James Franco é a estrela do filme dirigido por Danny Boyle (de Trainspotting e Extermínio)

Como boa parte dos filmes sobre histórias de sobrevivência, 127 Horas é baseado em casos reais. Em 2003, o montanhista Aron Ralston saiu sem avisar ninguém para uma corrida por uma região de cânions em Utah, no Estados Unidos. Após uma queda, ele ficou com um de seus braços preso entre a parede de um cânion e uma rocha. Após cinco dias sozinho, ele resolveu usar seu canivete para se libertar.

Onde ver: Star+

A Perseguição (2011)

Cena do filme A Perseguição

A Perseguição (2011)

Agora é a vez de Liam Neeson lutar contra um bando de lobos

Mais voltado para a ação, Perseguição conta a história de um grupo de trabalhadores de uma plataforma de petróleo após o avião que eles estavam cair em uma região inóspita do Alasca. Para sobreviver, eles contam com a ajuda de um experiente caçador. Porém, as coisas ficam ainda mais complicadas quando lobos começam a persegui-los impiedosamente.

Onde ver: Netflix, Claro Vídeo, TNT GO e Pluto TV

Até o Fim (2013)

Cena do filme Até o Fim

Até o Fim (2013)

Robert Redford encara a imensidão do mar sem dar um piu

Com um trabalho impressionante do veterano Robert Redford, Até o Fim segue um homem à deriva depois que seu veleiro bate em um container boiando no meio do mar. Sem praticamente dizer uma palavra sequer no filme todo, resta ao protagonista –do qual não sabemos nem o nome– se virar sozinho contra as forças da natureza.

Onde ver: Apple TV (para alugar)

Caminho da Liberdade (2010)

Cena do filme Caminho da Liberdade

Caminho da Liberdade (2010)

Também baseado em um fato real, Caminho da Liberdade retrata a difícil jornada de um grupo de fugitivos de um gulag (tipo de prisão soviética com trabalhos forçados) na Sibéria. Para conseguir a tão sonhada liberdade, eles tiveram de caminhar mais de 6 mil quilômetros a pé até a Índia.

Onde ver: Looke, NetMovies e Kinopop

Evereste (2015)

Cena do filme Evereste

Evereste (2015)

Filme é baseada no livro de um dos sobreviventes do desastre no topo do Evereste

Em maio de 1996, um grupo de alpinistas de duas expedições comerciais ao cume do Monte Everest foi engolindo por uma nevasca. O filme é baseado no livro No Ar Rarefeito, do jornalista americano Jon Krakauer, que foi um dos sobreviventes do desastre.

Onde ver: Star+ e Oi Play / Claro Vídeo, Apple TV e Google Play (para alugar)

Expedição Kon Tiki (2012)

Cena do filme Expedição Kon Tiki

Expedição Kon Tiki (2012)

Explorador provou na prática sua teoria sobre a colonização da Polinésia

Produção norueguesa é quase uma reconstituição da épica travessia do explorador Thor Heyerdahl. Em 1947, ele usou uma pequena balsa de madeira para atravessar o Oceano Pacífico, do Peru à Polinésia. Só para provar que os povos pré-colombianos colonizaram aquela região da Oceania.

Onde ver: Paramount+ e Oi Play

Gravidade (2013)

Cena do filme Gravidade

Gravidade (2013)

Cuidado com a labirintite ao assistir o filme que deu o Oscar de direção a Alfonso Cuarón

Quem disse que sobrevivência é apenas no meio da natureza? No caso de Gravidade, o ambiente hostil é nada mais, nada menos que o espaço. Na trama, a Dra. Ryan Stone (Sandra Bullock), uma astronauta de primeira viagem, precisa encontrar um meio de retornar à Terra após seu ônibus espacial ser destruído por uma chuva de detritos.

Onde ver: HBO Max / Looke, Apple TV, Google Play e Microsoft Store (para alugar)

Invencível (2014)

Cena do filme Invencível

Invencível (2014)

Resiliência é o tema da história de ex-atleta preso pelo japonês na Segunda Guerra Mundial

Segundo longa da atriz Angelina Jolie como diretora, o filme conta a história de Louis Zamperini, um atleta olímpico que se juntou às forças armadas americanas durante a Segunda Guerra Mundial. Após um ataque aéreo, ele e mais dois colegas ficaram à deriva no mar até serem capturados pelos japoneses e mandados a um campo de prisioneiros.

Onde ver: Netflix, Telecine Play e Globoplay / Claro Vídeo, Apple TV e Google Play (para alugar)

Náufrago (2000)

Cena do filme Náufrago

Náufrago (2000)

O filme que fez uma bola de vôlei ser tão famosa quanto Tom Hanks

Já um clássico da Sessão da Tarde, Náufrago traz Tom Hanks em um de seus papéis mais famosos. No filme, ele é Chuck Noland, um executivo da FedEx que, após um acidente aéreo, acaba sozinho em uma ilha deserta no sul do Pacífico.

Onde ver: HBO Max, Telecine Play e Globoplay / Claro Vídeo, Apple TV, Google Play e Microsoft Store (para alugar)

Na Selva (2017)

Cena do filme Na Selva

Na Selva (2017)

Quando a magia de Harry Potter não é páreo para as forças da natureza selvagem

Já imaginou o Harry Potter sofrendo da Amazônia? Pois em Na Selva, Daniel Radcliffe é o mochileiro israelense Yossi Ghinsberg. Em uma viagem à Bolívia, ele conhece um geólogo austríaco Karl (Thomas Kretschmann) e se encanta sobre suas histórias sobre tribos locais. Junto com seu amigo, o fotógrafo americano Kevin (Alex Russell), Yossi resolve acompanhar Karl por uma expedição nas profundezas da floresta amazônica. Mas, claro, as coisas não saem como o esperado.

Onde ver: Telecine Play e Globoplay / Looke, Apple TV, Google Play e Microsoft Store (para alugar)

No Coração do Mar (2015)

Cena do filme No Coração do Mar

No Coração do Mar (2015)

Produção conta a história real por trás do clássico Moby Dick

Baseado no caso real que inspirou Herman Melville a escrever o clássico Moby Dick, No Coração do Mar relata o ataque de uma baleia a um navio baleeiro no inverno de 1820. Com a embarcação totalmente destruída, a tripulação teve de sobreviver em um bote enfrentando tempestades e fome extrema.

Onde ver: Netflix, HBO Max, Telecine Play e Globoplay / Apple TV, Google Play e Microsoft Store (para alugar)

O Regresso (2015)

Cena do filme O Regresso

O Regresso (2015)

Leonardo DiCaprio come o pão que o urso amassou em busca de vingança

Vencedor de três estatuetas do Oscar, incluindo a de melhor ator para Leonardo DiCaprio, o filme retrata o martírio de um caçador de peles que, em 1823, é abandonado por seus companheiros depois de ser atacado por um urso. Sozinho e ferido, ele tenta retornar ao acampamento do grupo para se vingar.

Onde ver: Netflix, Amazon Prime Video, Star+ e Globoplay

Perdido em Marte (2015)

Cena do filme Perdido em Marte

Perdido em Marte (2015)

Matt Damon prova que ser mãe ou pai de planta tem suas vantagens

Outro bom exemplo de que uma ficção científica pode dar um ótimo filme de sobrevivência. Em Perdido em Marte, Matt Damon é Mark Watney, um biólogo que se perde da tripulação de sua nave e é abandonado no planeta vermelho. Sozinho, ele usa todos os seus conhecimentos para sobreviver em um ambiente extremamente hostil.

Onde ver: Star+

Resgate Abaixo de Zero (2006)

Cena do filme Resgate Abaixo de Zero

Resgate Abaixo de Zero (2006)

Filme da Disney coloca os cães como os verdadeiros sobreviventes

O mais interessante de Resgate Abaixo de Zero é que os sobreviventes da história são cachorros, e não um humano. Na trama, o treinador de cães de trenó Jerry Shepherd (Paul Walker) é obrigado a deixar seus cachorros para trás após uma forte tempestade de neve que pegou uma expedição americana à Antártida de surpresa. Durante os seis meses seguintes, Jerry tenta encontrar um patrocinador para uma missão de resgate enquanto seus cães lutam pela sobrevivência. O filme foi inspirado em um caso que aconteceu com uma expedição japonesa ao Polo Sul em 1958.

Onde ver: Disney+

Vivos (1993)

Cena do filme Vivos

Vivos (1993)

História de acidente que chocou o mundo em 1972 vai te impactar

Vivos conta uma dos casos mais famosos de sobrevivência da história, que chocou o mundo em 1972. Nela, um time de rugby uruguaio sofre um acidente aéreo no meio dos Andes. Isolados no topo de uma cordilheira sob temperaturas extremamente baixas, os sobreviventes acabam decidindo comer a carne de seus companheiros mortos.

Onde ver: Telecine Play, Globoplay e Oldflix

Leia mais:

Informar Erro
Falar com a equipe
QUEM FEZ
Rafael Argemon

Rafael Argemon

Rafael Argemon é criador do perfil O Cara da Locadora no Instagram e também assina uma coluna com o mesmo nome na Tangerina, onde indica as pérolas escondidas nas plataformas de streaming. Cinéfilo e maratonador de séries profissional, passou por Estadão, R7, UOL, Time Out e Huffpost. Apaixonado por pugs, sagu e jogos do Mario.

Ver mais conteúdos de Rafael Argemon

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?

Conteúdo fresco, direto da fruta

Quer ficar por dentro das notícias do mundo pop? É só assinar nosso conteúdo semanal