Barry Wetcher/MGM
Novo filme da franquia criada por Sylvester Stallone já está nos cinemas; títulos anteriores podem ser encontrados no streaming
Creed 3 (2023) estreou nos cinemas brasileiros na última quinta-feira (3) e trouxe de volta o universo criado há quase 50 anos por Sylvester Stallone. Iniciada com Rocky: Um Lutador (1976), a franquia Rocky Balboa é uma das mais longevas da cultura pop e conta com nove filmes.
Vencedor de três Oscars –incluindo o de melhor filme–, Rocky: Um Lutador deu início à trajetória do icônico personagem vivido por Stallone. Rocky Balboa era um boxeador amador que sonhava com uma oportunidade para mostrar seu talento. Com a ajuda do treinador Mickey (Burgess Meredith), ele potencializa o seu talento quando surge a chance de enfrentar ninguém menos do que o maior lutador dos EUA e então campeão: Apollo Creed (Carl Weathers).
A história do azarão que se torna o centro das atenções fez de Rocky Balboa o maior personagem da carreira de Stallone e um dos mais famosos da indústria cinematográfica. Sua jornada foi contada em oito filmes, sendo seis deles protagonizados pelo ator e dois por Michael B. Jordan, já sob o título do spin-off Creed.
Primeiro filme da franquia sem Rocky, Creed 3 marcou o início de uma nova fase deste universo e o primeiro trabalho de Jordan como diretor. Já com a ideia de continuar expandindo as histórias situadas no mundo de Balboa, o ator assumiu de vez o protagonismo e mostrou que a franquia consegue existir sem as amarras de seu personagem mais importante.
Para aqueles que querem reassistir aos filmes anteriores antes de ver Creed 3 no cinema, não é difícil encontrá-los sem sair do sofá. Isso porque a Amazon oficializou no ano passado a compra da MGM, estúdio responsável pela franquia Rocky Balboa. Desta maneira, todos os longas estrelados por Sylvester Stallone e Michael B. Jordan estão disponíveis no Prime Video.
Confira abaixo um breve resumo dos filmes da franquia:
Longa que deu o pontapé nas histórias do boxeador, Rocky: Um Lutador mostra o início da trajetória de Rocky Balboa enquanto lutador amador. Nascido e criado nas ruas da Filadélfia, o jovem pugilista ganha a oportunidade de sua vida quando o campeão Apollo Creed decide enfrentá-lo pelo cinturão quando ninguém mais parecia capaz de acabar com o seu reinado.
Considerado por muitos como o melhor filme da franquia, Rocky: Um Lutador apresentou personagens icônicos como Paulie (Burt Young) e Mickey, além de revelar o início do relacionamento de Balboa com a sua amada Adrian (Talia Shire). A luta final entre Rocky e Apollo marcou a história do cinema eternizou o lutador chamado de Garanhão Italiano na memória dos fãs.
Após os eventos do primeiro longa, Rocky é forçado a abandonar os ringues por causa de sua saúde. Sem poder lutar, ele passa a se dedicar a outras profissões e à relação com Adrian, que ficou ainda mais forte após o casamento e a gravidez do primeiro filho do casal.
O protagonista é forçado a entrar no ringue novamente quando Apollo vai à imprensa cobrar uma nova luta entre os dois. Com os fãs de boxe insatisfeitos com o resultado do primeiro combate, os dois decidem fazer uma revanche para decidir de vez quem levará o cinturão para casa.
No terceiro longa, Rocky é o atual campeão de sua categoria e já defendeu seu título em 10 combates seguidos. Após chegar ao topo, ele decide se aposentar dos ringues, mas a atitude acaba irritando Clubber Lang (Mr. T), lutador que seria o próximo da fila e aguardava ansioso por uma chance de derrotar Balboa.
Antes da primeira luta entre os dois, Mickey passa mal e deixa Rocky abalado. O resultado é uma derrota acachapante contra Lang, que assume o cinturão e deixa o protagonista depressivo com seus problemas pessoais. Compadecido pela situação do ex-rival, Apollo Creed decide ajudar Rocky a treinar e enfrentar novamente Lang para recuperar o posto de campeão. Os dois iniciam uma parceria improvável e, do antigo ódio entre os dois, nasce uma forte amizade.
Após reconquistar o título de campeão mundial de boxe e derrotar Clubber Lang, Rocky é desafiado por um novo boxeador: o soviético Ivan Drago (Dolph Ludgren), que chega aos Estados Unidos com o desejo de realizar uma luta de exibição contra o campeão norte-americano durante o auge da Guerra Fria (1947-1991).
Com a insegurança de Rocky em participar do evento, Apollo Creed pede para ir em seu lugar para provar que ainda é capaz de lutar em alto nível mesmo anos depois de deixar os ringues. O que era para ser um luta comemorativa acaba com resultados fatais para o ex-campeão, o que faz Rocky ficar revoltado e com sede de vingança contra o boxeador da União Soviética.
Decidido a ter uma revanche para vingar a morte do antigo rival e melhor amigo, Rocky aceita lutar contra Drago na casa do inimigo. Ao lado de Paulie e dos ex-treinadores de Apollo, o protagonista viaja a Moscou e encara a maior batalha de sua vida.
Situado logo após os eventos do quarto longa, Rocky 5 mostra o protagonista encontrando uma realidade extremamente difícil ao retornar de Moscou. Ele descobre que perdeu toda a sua fortuna para um contador corrupto e é obrigado a se aposentar por apresentar sérios riscos de saúde.
De volta à Filadélfia para recomeçar ao lado de sua família, Rocky vê a oportunidade de voltar a se reconectar com boxe ao aceitar o jovem Tommy (Tommy Morrison) como seu aprendiz. Convencido a transformar o novato em campeão, ele se dedica de corpo e alma ao projeto, o que acaba afetando sua relação com sua família, principalmente com o filho Junior (Sage Stallone).
Quando Tommy chega ao topo, ele abandona Rocky para fazer parceria com um rico empresário. O problema é que a atitude incomoda fãs e imprensa, e o novo campeão decide enfrentar o antigo mestre fora dos ringues para decidir quem é o melhor de uma vez por todas.
Último longa da franquia protagonizado por Sylverster Stallone, Rocky Balboa chegou aos cinemas mais de 15 anos após o quinto filme. Na trama, Rocky se aposentou há anos e leva a vida comandando o restaurante italiano Adrian’s, nomeado em homenagem à sua mulher morta. O único ao seu lado continua sendo Paulie, já que Rocky Jr. (Milo Ventimiglia) cansou de viver em sua sombra e busca seguir o seu próprio caminho.
Depressivo, Rocky decide convencer os executivos da federação local de boxe a lhe darem uma licença para participar de combates amistosos. Quando uma luta virtual indica que Rocky venceria Mason Dixon (Antonio Tarver), atual campeão de boxe dos EUA, os empresários do jovem decidem convocar Balboa para um duelo e decidir no ringue quem é o melhor entre os dois, mesmo com a enorme diferença de idade.
Primeiro spin-off da franquia, Creed: Nascido para Lutar traz Michael B. Jordan como protagonista no lugar de Stallone. Na trama, Adonis Creed (Jordan) é um filho perdido de Apollo que foi criado por sua mulher, Mary Anne (Phylicia Rashad), quando ela descobriu que o marido a traíra fora do casamento.
Desde jovem, Adonis carrega o sonho do pai de se tornar um grande boxeador. Por isso, ele deixa Los Angeles e vai à Filadélfia para pedir que Rocky seja seu mentor na jornada. O antigo campeão reluta em ajudá-lo, mesmo sabendo de seu parentesco com Apollo, mas é comovido pelo esforço do rapaz e aceitar virar seu treinador, ao mesmo tempo em que precisa lutar contra um câncer.
Novamente com Michael B. Jordan no protagonismo, Creed 2 retorna às origens da franquia para um acerto de contas aguardado há muitos anos pelos fãs. Na trama, após conquistar o sonho de se tornar campeão, Adonis é desafiado por Viktor Drago (Florian Munteanu), ninguém menos do que o filho de Ivan Drago, homem responsável pela morte de seu pai.
Tomado pela sede de vingança, Adonis aceita o duelo mesmo contra a vontade de Rocky. O filho de Apollo coloca o legado da família Creed em xeque ao optar pela luta, já que Viktor foi criado à base de ódio após Drago perder tudo na derrota para Balboa tantos anos atrás.
André Zuliani
Repórter de séries e filmes. Viciado em cultura pop, acompanha o mundo do entretenimento desde 2013. Tem pós-graduação em Jornalismo Digital pela ESPM e foi redator do Omelete.
Ver mais conteúdos de André ZulianiTangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.
Ainda não tem uma conta?