Divulgação/Warner Bros.
Em meio a polêmicas envolvendo a participação de J.K. Rowling e a demissão de Johnny Depp, que interpretava o vilão do filme, Animais Fantásticos 3 vira um grande videoclipe com belas imagens e frases de efeito que poderia ter sido feito por um fã
Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore, sequência de Os Crimes de Grindelwald, de 2018, chega aos cinemas de todo o Brasil nesta quinta-feira (14) praticamente se arrastando. Isso porque o sucessor da franquia derivada dos filmes de Harry Potter, apesar de contar com ótimo elenco e momentos fofos envolvendo os animais encantados do título, não se sustenta e se mostra só mais uma tentativa de manter vivo o legado (milionário) do menino mágico.
O longa volta com a direção de David Yates e roteiro assinado por J. K. Rowling em colaboração com Steve Kloves (roteirista de quase todas as adaptações de Harry Potter). A narrativa segue a do enredo do filme anterior: o mundo envolvo em um clima pré-guerra sombrio e temeroso e Grindelwald (agora interpretado por Mads Mikkelsen) reunindo seguidores fiéis para tentar usurpar a liderança do mundo bruxo e assim exterminar a população trouxa que, segundo suas convicções, pertence a uma raça inferior.
A eterna luta do bem contra o mal, do amor conta o ódio personificados em Dumbledore (Jude Law) e Grindelwald (Mads Mikkelsen)
Divulgação/Warner
O bruxo mais poderoso e que poderia enfrentar o vilão de igual para igual seria Alvo Dumbledore (Jude Law), mas este está impedido por meio de um elo mágico muito forte que ambos fizeram quando mais jovens e apaixonados. Então, agora é a vez de Dumbledore juntar a turma do bem para que possa enfrentar, ainda que indiretamente, o bruxo das trevas.
Para isso ele convoca novamente o magizoologista Newt Scamander (Eddie Redmayne) e um bando improvável que conta com o irmão de Newt, Theseus Scamander (Calum Turner), a professora Lally Hicks (Jessica Williams), a assistente de Newt, Bunty (Victoria Yates) o bruxo Yussuf Kama (William Nadylan) e o trouxa Jacob Kowalsky (Dan Fogler) este último, alívio cômico da trama que praticamente salva o filme. Juntos, eles têm um plano que é: não ter um plano. Fazer tudo de improviso impedindo assim que Grindelwald, que tem o dom da premonição, antecipe seus passos.
Se seguisse por este lado, a história teria tudo para abraçar a galhofa e entregar um filme leve e divertido no estilo “uma turma mágica que apronta grandes confusões”, parafraseando o inesquecível narrador da Sessão da Tarde. Mas, no eterno equilíbrio entre o entretenimento e a tentativa de passar uma mensagem séria e relevante sobre perseguição política, relacionamentos abusivos, abandono parental, ética e bondade, o fio se perde. A impressão que fica é a de que o longa é um grande “filler”, que é como chamamos um daqueles episódios de séries longas, feitos para encher linguiça e segurar a audiência até o final apoteótico. Que neste caso, não chega.
Junte a isso o fato de nomes como o da brasileira Maria Fernanda Cândido, que interpreta Vicência Santos, a concorrente política direta a Grindelwald, e do ator William Nadylan, que interpreta o bruxo Yussuf Kama, parente da família Lestrange -bastante importante na genealogia potteriana- entrarem mudos e saírem calados, e está feito o estrago.
Algumas risadas são garantidas, é claro, pelas participações de Redmayne e seu poder de controlar animais mágicos e também pelo divertido Fogler, como o humano deslocado entre bruxos. A produção continua caprichada, apesar dos efeitos em CGI deixarem a desejar, mas figurino e locações ainda são impressionantes.
O ótimo ator Mads Mikkelsen garante finalmente um vilão muito mais frio e calculista do que o afetado Grindelwald de Johnny Depp. Aliás, nos minutos iniciais do filme, o relacionamento amoroso prévio de Alvo Dumbledore e Gellert Grindelwald é finalmente assumido. Mas a cena se resume a a um diálogo (que, inclusive, foi vetado na versão chinesa do filme) e só. Continua não tendo conexão alguma com o resto da história e nem traz informações novas, apenas reafirma um pedido dos fãs.
Desde que foi anunciado, o longa esteve envolto em várias controvérsias, a começar pelas incessantes declarações transfóbicas da autora da saga que parece fazer questão de afastar cada vez mais o fandom de suas obras. Também tivemos a demissão de Johnny Depp por acusações de violência doméstica, além das recentes presepadas protagonizadas por Ezra Miller (que na trama interpreta Credence Barebone) e que podem resultar em sua suspensão pela Warner.
E produzido assim, desviando das polêmicas tal qual Harry de um Aveda Kedavra, surge um filme que a franquia simplesmente não precisava.
O legado de Harry Potter é atemporal, fez parte da infância de muitos, introduziu outros tantos à leitura e trouxe todo um novo universo à cultura pop. Apesar de todo imbróglio no qual a marca está envolvida, não merecia ter seu valor diluído por tentativas desesperadas de se manter relevante. Assim como a fênix , animal patrono do mago Dumbledore, que renasce das cinzas, talvez existam outras chances de ver o potterverso brilhar novamente. Mas definitivamente não será com este filme.
Pode azedar o seu dia: É um filme fraco cujas tramas e subtramas continuam soltas e que vai do nada para lugar nenhum
Dois pelo preço de um: Que tal assistir os bons filmes da franquia Harry Potter? O Prisioneiro de Azkaban, dirigido por Alfonso Cuarón, continua invicto
Presta atenção, freguesia: Em Mads Mikkelsen, que nem precisou colocar em prática todo o seu potencial dramático para entregar um vilão ok
Animais Fantásticos 3: Os Segredos de Dumbledore
Gabi Franco
Editora de filmes e séries na Tangerina, Gabi Franco é criadora do Minas Nerds, jornalista, cineasta, mãe de gente, pet e planta. Ex- HBO, MTV, Folha, Globo… É marvete, mas até tem amigos DCnautas.
Ver mais conteúdos de Gabi FrancoTangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.
Ainda não tem uma conta?