FILMES E SÉRIES

Mulheres para ficar de olho 2022

Divulgação/Tangerina

Filmes e séries

Futuro promissor: Diretoras e atrizes para ficar de olho em 2022

Aproveitando o Dia Internacional da Mulher, a Tangerina listou 20 personalidades femininas da indústria cinematográfica para a gente ficar de olho em 2022, pois elas vão dar o que falar!

Yasmine Evaristo
Yasmine Evaristo

O número de mulheres em destaque no audiovisual cresce a cada dia. E não estamos falando apenas de diretoras, mas também atrizes, roteiristas e produtoras. Na atual edição do Oscar, são as mulheres que dominam a maior parte das indicações, sendo que na categoria principal são dois os indicados a melhor filme dirigidos por mulheres. Além disso, três disputam na categoria de melhor roteiro adaptado.

Aproveitando o Dia Internacional da Mulher, a Tangerina listou 20 personalidades femininas da indústria cinematográfica pra gente ficar de olho em 2022, pois elas vão dar o que falar!

Jessie Buckley

Jessie

Jessie Buckley rouba a cena em A Filha Perdida, que concorre ao Oscar

Divulgação/Imdb

A jovem atriz está concorrendo ao Oscar de Melhor Atriz pelo filme A Filha Perdida (Netflix) e aparecerá em mais duas produções em 2022: Men, da produtora A24, previsto para maio, e Woman Talking, ainda sem data de lançamento. A atriz e cantora irlandesa, vem se destacando desde o ano de 2019 aparecendo em séries como Chernobyl (HBO Max) e Fargo (Netflix), além de um histórico de apresentações em peças musicais. Uma profissional versátil que veremos bastante em produções futuras. 

Kristen Stewart

Kristen Stewart

Kristen redirecionou sua carreira e amadurece a cada novo filme

Divulgação/Filmnation

Indicada ao Oscar de Melhor Atriz por sua interpretação de Lady Di em Spencer, a americana Kristen Stewart se encontra em projetos cada vez mais ousados e de qualidade. O próximo filme do cineasta David Cronenberg, sobre a humanidade se adaptando a um ambiente sintético, conta com a atriz em seu elenco. Kristen é aquelas artistas das quais ouviremos falar muito ainda, pois sua interpretação amadurece a cada filme. 

Shonda Rhimes 

Shonda

Shonda Rhimes não para de produzir, nunca!

Divulgação/Netflix

Dona do coração e da saúde mental dos fãs de Grey’s Anatomy (GloboPlay), Shonda parece não parar de produzir, nunca. Após o sucesso da Netflix, Inventando Anna, a roteirista e produtora promete em 2022 as novas temporada das séries sob seu comando: Bridgerton, Grey’s, Estação 19 e o projeto ainda sem nome sobre Rainha Charlotte, derivada de Bridgerton, ainda sem quantidade exata de capítulos definidas, mas em processo de filmagem. 

Sarah Polley 

Sarah Polley

Sarah Polley: A queridinha dos indies

Divulgação/Imdb

A canadense Sarah Polley é a queridinha dos diretores independentes por possuir um rosto muito expressivo que reflete os sentimentos de jovens personagens sensíveis. Mas a atriz também se destaca atrás das telas seja como diretora ou roteirista. Sua escolha de não protagonizar produções mainstream vem de uma decisão política que Polley fez de só estar a frente de filmes com relevância social, entretanto, antes de deixar o cinema hollywoodiano, ficou conhecida por protagonizar o filme Vamos Nessa (HBO Max)  Neste ano ela está a frente de Woman Talking, drama que dirige e roteiriza sobre um grupo de mulheres que vivem em uma colônia menonita, isolada e lutam contra o abuso sexual cometido pelos homens desta colônia.  

Sabrina Fidalgo

Sabrina Fidalgo

A cineasta carioca Sabrina Fidalgo nos dá esperança no cinema nacional

Divulgação/TV Brasil

A cineasta carioca, despontou e chamou a atenção do meio cinematográfico em 2016, com o média-metragem Rainha. Entretanto, desde 2006, Sabrina mostrava sua competência na direção de videoclipes, documentários musicais e curtas de ficção. Sua última produção para o cinema foi curta Alfazema (MUBI), estrelado por Elisa Lucinda. Mas Fidalgo sempre está na ativa, como colunista da Vogue Brasil, produtora da Fidalgo Produções e, em 2022, está explorando o audiovisual nas galerias de arte, com a vídeo instalação Voyage Voyage, sobre o isolamento social provocado pelo novo coronavírus, por meio da relação cotidiana dos ser humano com objetos cotidianos. A obra estará exposta na Galeria Abre Alas, no A Gentil Carioca, até o dia 09/04/2022.

Jamie Clayton

jamie clayton

Jamie será a primeira cenobita mulher em Hellraiser

Divulgação/Netflix

Após o sucesso de Sense8 (Netflix) a carreira da atriz alavancou e pudemos acompanhar suas personagens em Designated Survivor (Netflix) e  The L Word: Generation Q (Prime Video). Em 2022 poderemos ver Jamie no remake do clássico de terror Hellraiser, interpretando o cenobita Pinhead. É a primeira vez que o antagonista é representado por uma mulher. 

Dakota Johnson

Dakota

Dakota Johnson: Superem 50 Tons de Cinza

Divulgação/Netflix

Já passou da hora de esquecermos o início de carreira de Dakota em Cinquenta tons de cinza e observar como a atriz vem aparecendo em produções de destaque. Ela está no elenco de A Filha Perdida, produção da Netflix indicada em várias categorias do Oscar. Além disso, neste ano a atriz protagoniza Am I, Ok? e a adaptação de Persuasão, romance da escritora Jane Austen. 

Lena Dunham

Lena Dunham

Lena volta aos holofotes dirigindo, produzindo e roteirizando Sharp Sticks

Divulgação/HBO

Atriz, roteirista, diretora e escritora, Lena Dunham volta aos holofotes com Sharp Stick que ela dirige, roteiriza e produz. O filme conta a história de Sarah Jo, uma inocente mulher de 26 anos que faz de tudo para ser notada, mas, como consequência, se envolve com drogas, abusos e poder. Para quem não conhece a carreira da atriz, a dica é mergulhar nas seis temporadas de Girls, no HBO Max. 

Regina King

Regina King

Regina King: Ninguém segura essa mulher

Divulgação/HBO

Depois de conquistar o público interpretando Sister Night, em Watchmen (HBO Max), Regina King vem vivendo momentos de glória em sua carreira. Em 2021, dirigiu um dos indicados ao Oscar de Melhor Roteiro Adaptado e Ator Coadjuvante, One Night in Miami… (Prime Video) sobre o encontro, fictício, das personalidades negras Muhammad Ali, Malcom X, Sam Cook e Jim Brown. Neste ano aguardamos ansiosos pela cinebiografia Shirley, sobre a primeira congressista negra dos Estados Unidos, Shirley Chrisholm. 

Sandra Bullock

Sandra Bullock

Sandra Bullock: Quem é rainha nunca perde a majestade

Divulgação/HBO

A estrela de Velocidade Máxima, estará novamente em duas aventuras, ao lado de seu amigo Brad Pitt. Uma delas é The Lost City e a outra Bullet Train. Enquanto o primeiro filme será uma comédia de ação sobre uma expedição em busca de uma cidade perdida, o segundo um suspense baseado no livro de Maria Beetle de Kotaro Isaka, sobre cinco assassinos que se encontram dentro de um trem bala, em que a atriz substitui Lady Gaga. 

Tig Notaro

Tig Notaro: O futuro da comédia

Divulgação/Netflix

A comediante conhecida por interpretar a comandante Jett Reno, de Star Trek: Discovery (Prime Vídeo), estará em nada menos que quatro produções para cinema e TV. Versátil, a atriz estará na aventura We have a ghost (Netflix), na comédia romântica Your Place or Mine, na série derivada do filme de Zack Snyder, Army of the Dead: Lost Vegas (Netflix) e no drama Am I, OK?  

Marsai Martin

Marsai

Marsai Martin: A mais jovem produtora executiva do mundo

Divulgação/ABC

A filha caçula do casal Johnson do filme Black-ish fora das telas é uma das mais jovens produtoras do mercado cinematográfico estadunidense. Marsai foi a pessoa mais jovem a produzir um filme de estúdio, aos 14 anos, em 2019. Além de estar na série derivada, Grown-Ish, estará em Fantasy Football, sobre uma garota de 15 anos que controla o movimento do pai que é jogador de futebol através de seu videogame. Enquanto ofilme não chega, vale a pena conferir a atriz em A Chefinha, disponível na Netflix.

Amy Poehler

Amy Pohler

Amy Pohler: Polivalente

Divulgação/Netflix

A comediante do Saturday Night Live dirigirá um documentário sobre Lucille Ball e seu marido, Desi Arnaz, explorando a ascensão profissional do casal na comédia devido ao programa I Love Lucy. Para esperar o lançamento do documentário, a dica é assistir ao filme Conhecendo os Ricardos, disponível no Prime Vídeo, com uma bela interpretação de Nicole Kidman.

Maisa Silva

Maisa Silva

Maisa: Construindo uma carreira sólida no audiovisual nacional.

Divulgação/Netflix

A encantadora Maisa, que no momento vem bombando o top 10 da Netflix com De Volta Aos 15 está creditada para atuar em mais uma comédia, intitulada Desapega! sobre Rita. A personagem é uma mãe que assume a liderança de um grupo de compradores compulsivos, tentando dar a volta por cima e aprender a lidar com o vício para resgatar a relação com sua filha. 

Tomoko Yoshida

Tomoko Yoshida

Tomoko Yoshida: A rainha dos doramas.

Divulgação/MUBI

Para quem gosta de doramas, a Netflix lançará em março de 2022 um filme chamado Como Pétalas Que Caem, roteirizado por Tomoko Yoshida. A roteirista é bem conhecida no Japão por fãs do gênero e em neste ano também estará em outra produção Netflix com My Dearest, Like Cherry Blossom (título provisório). 

Informar Erro
Falar com a equipe
QUEM FEZ
Yasmine Evaristo

Yasmine Evaristo

Yasmine Evaristo é crítica de cinema associada à Abraccine e pesquisa o gênero fantástico e representação e representatividade de pessoas negras no cinema. Devota da santíssima trindade Tarkovski-Kubrick-Lynch, também é artista visual, desenhista e cursa graduação em letras.

Ver mais conteúdos de Yasmine Evaristo

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?