Temma Hankin/Disney
Animação lançada no ano passado ganhou sobrevida com presença das canções nas paradas musicais e agora com evento no Hollywood Bowl
Mais de um ano após o lançamento do filme Encanto (2021), a Disney segue espremendo o sucesso da animação: na quarta-feira (28), a empresa estreou em seu streaming o especial Encanto no Hollywood Bowl, um show em que os atores que fizeram as vozes originais dos personagens cantam as músicas do filme. Não falamos do Bruno? Ah, falamos sim –e falamos muito! Especialmente quando há dinheiro envolvido.
Só nos cinemas, Encanto faturou US$ 256 milhões (R$ 1,3 bilhão) mundialmente –em um momento em que o público ainda hesitava em voltar às sessões e com a forte concorrência de Homem-Aranha: Sem Volta para Casa (2021), maior bilheteria do ano e principal lançamento desde o início da pandemia. E a animação ainda ficou apenas um mês em exibição, pois foi disponibilizada de graça no Disney+ em 24 de dezembro.
No streaming, o sucesso foi ainda maior: segundo dados do The Hollywood Reporter, Encanto foi uma das três produções infantis mais assistidas de 2022 nos Estados Unidos –as outras duas, Cocomelon e Bluey, são séries que têm vários episódios disponíveis e, portanto, muito mais minutos para serem considerados. Ainda assim, a animação fez bonito: foram 22,2 bilhões de minutos nas 37 semanas que ficou no Top 10 do instituto Nielsen (o Ibope norte-americano). Foi de longe o longa mais visto do ano: o segundo colocado fez “apenas” 9 bilhões de minutos e passou 21 semanas na lista.
Mas por que a Disney optou por um show celebrando a música de Encanto para continuar explorando o sucesso do filme? Por dois motivos. O primeiro é que fazer animação é um processo demorado, então uma sequência não ficaria pronta tão rapidamente –Frozen 2 (2019) só foi lançado seis anos depois de Frozen: Uma Aventura Congelante (2013), o último sucesso inegável da companhia.
O segundo é que as canções de Encanto viraram um fenômeno que foi além do próprio longa. O disco com a trilha sonora liderou o Billboard 200 durante nove semanas –tirando o trono de ninguém menos do que Adele. Apenas seis álbuns de trilha sonora chegaram ao topo do ranking ao longo da história, o que torna o feito da família Madrigal ainda mais impressionante.
Além disso, todas as músicas da trilha entraram na parada Hot 100, a principal lista da indústria musical nos Estados Unidos. We Don’t Talk About Bruno, sua faixa mais bem-sucedida, superou até mesmo Let It Go em repercussão e chegou à primeira posição do ranking –algo que não acontecia com uma música de animações da Disney desde A Whole New World, tema de Aladdin (1992). O sucesso foi tão grande que os produtores do Oscar tiveram de fazer uma exceção e colocar uma performance da faixa na cerimônia, apesar de ela não ter sido indicada ao prêmio.
Além da repercussão de Bruno, as outras faixas também fizeram bonito: Surface Pressure, tema de Luisa, alcançou o oitavo lugar –transformando Encanto na primeira animação da Disney no Top 10; The Family Madrigal ficou em 20º; What Else Can I Do, em 27º; Dos Oroguitas, em 36º; Waiting on a Miracle, em 48º; All of You, em 71º; e Colombia, Mi Encanto em 100º.
Participam do show Encanto no Hollywood Bowl os atores Stephanie Beatriz (Mirabel), Olga Merediz (Alma), Diane Guerrero (Isabela), Jessica Darrow (Luisa), Adassa (Dolores), Carolina Gaitán (Pepa), Mauro Castillo (Félix) e Angie Cepeda (Julieta), além dos cantores Andrés Cepeda e Carlos Vives e do premiado Lin-Manuel Miranda, responsável pelas composições –e apresentador do evento. Do elenco principal, só ficaram de fora John Leguizamo (Bruno), Rhenzy Feliz (Camilo), Wilmer Valderrama (Agustín) e Ravi Cabot-Conyers (Antonio).
Luciano Guaraldo
Editor-chefe da Tangerina. Antes, foi editor do Notícias da TV, onde atuou durante cinco anos. Também passou por Diário de São Paulo e Rede BOM DIA de jornais.
Ver mais conteúdos de Luciano GuaraldoTangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.
Ainda não tem uma conta?