FILMES E SÉRIES

Elenco de O Espírito do Natal, do Porta dos Fundos

Laura Campanella/Paramount+

CRÍTICA

O Espírito do Natal: Porta dos Fundos faz terror com vingança festiva

Especial de Natal chega ao Paramount+ na quarta-feira em busca de sustos reais em vez de propor uma mera paródia do gênero

Luciano Guaraldo

Quando se fala em Porta dos Fundos, é natural pensar em comédia, risadas e esquetes clássicos como Sobre a Mesa, Na Lata e Essa É pra Você. Mas a trupe também investe em outros gêneros, como o talk show Greg News, o reality Futuro Ex-Porta e o suspense As Seguidoras –sempre com um pezinho no humor. E é nessa pegada que O Espírito do Natal coloca Fabio Porchat e companhia em um terror sanguinário.

O especial de Natal de 2022 do Porta dos Fundos, que chega ao Paramount+ na quarta-feira (21), apresenta um grupo de amigos (Porchat, Rafael Portugal, Evelyn Castro, Thati Lopes, Antonio Tabet e Raphael Logam) que odeiam o Natal. Eles decidem fugir do clima de festas e passar o fim de ano em uma casa isolada nas montanhas. Quando são abordados por um homem maltrapilho (Orã Figueiredo), acabam matando o senhor, sem imaginar que ele é o Papai Noel. A partir daí, os seis viram alvo da vingança de outros símbolos natalinos, como renas, cartinhas, duendes e a viúva do bom velhinho.

Como o próprio Porchat falou à Tangerina, a imersão no terror busca os sustos de verdade, e não fazer uma paródia do gênero –como os filmes da franquia Todo Mundo em Pânico. O elenco grita, corre, é atacado e tenta se defender de ameaças sobrenaturais enquanto cada um dos amigos vai caindo vítima da maldição natalina. Esse é um dos grandes acertos de O Espírito de Natal: homenagear o terror com seus clichês, mas sem necessariamente satirizá-los.

“Era para ter um clima de terror, com todos os clichês do gênero, a cabana no meio do nada, a trilha sonora que prepara o público para um susto, a geladeira que o personagem abre e, quando fecha, tem alguma coisa ali. A brincadeira era usar todas as possibilidades que os filmes de terror nos oferecem. Nós gostamos, somos fãs do gênero, conhecemos bem o que funciona”, explicou Fabio Porchat na conversa.

Sim, os risos ainda estão presentes –é o Porta dos Fundos, afinal. Mas não espere piadas a cada segundo: o humor é fruto das situações absurdas em que os atores se envolvem. Afinal, como levar a sério renas assassinas tentando invadir um chalé ocupado por Rafael Portugal e Thati Lopes? Ou uma tropa de duendes liderada por Gregorio Duvivier?

Depois de o Porta dos Fundos fazer um besteirol no estilo Se Beber, Não Case! (2009), uma paródia de documentário (Teocracia em Vertigem) e até uma animação que remete aos clássicos adolescentes dos anos 1980 (Te Prego Lá Fora), o mergulho no terror é um novo respiro para a trupe –e para seus fãs. Fica a curiosidade para ver como será o especial de Natal do ano que vem!

O Espírito do Natal estreia no Paramount+ na próxima quarta-feira (21). Confira o trailer da produção:

Informar Erro
Falar com a equipe
QUEM FEZ

Luciano Guaraldo

Editor-chefe da Tangerina. Antes, foi editor do Notícias da TV, onde atuou durante cinco anos. Também passou por Diário de São Paulo e Rede BOM DIA de jornais.

Ver mais conteúdos de Luciano Guaraldo

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?