FILMES E SÉRIES

Max Verstappen e Lewis Hamilton em cena de F1: Dirigir para Viver

Divulgação/Netflix

Fórmula 1

Dirigir para Viver: O que a série revela sobre os bastidores da F1

A série documental de automobilismo mostra curiosidades e polêmicas das corridas. Na quarta temporada, acompanhamos o campeonato de 2021

Victor Cierro
Victor Cierro

Os fãs de automobilismo já sabem, a temporada da Fórmula 1 de 2021 foi uma completa loucura. Muitos pilotos de alto nível, múltiplas rivalidades pegando fogo e até confusão nos bastidores deixaram as corridas com um gosto especial. E, como de costume, em seu quarto ano consecutivo, a Netflix registrou o ano inteiro de circuitos na série F1: Dirigir para Viver. Na quarta temporada do documentário, lançada nesta sexta (11), a plataforma de streaming revelou curiosidades e novas informações sobre os pilotos e equipes favoritas do público nos dez novos episódios.

Quer saber o que descobrimos com a quarta temporada de F1: Dirigir para Viver? A Tangerina te conta.

Apresentação dos principais personagens

Você não precisa ter assistido a temporada de 2021 da Fórmula 1 para apreciar a quarta temporada de F1: Dirigir para Viver. Já no primeiro episódio, a Netflix apresenta quem são os principais personagens dos próximos capítulos. Os atuais campeões, a equipe da Mercedes e Lewis Hamilton, tentam manter a consistência. O piloto é sete vezes campeão mundial de automobilismo. E, logo de cara, nós somos introduzidos a seus maiores rivais: a Red Bull e Max Verstappen.

A nova temporada também ressalta quais foram as maiores mudanças de 2020 para 2021 na Fórmula 1. Carlos Sainz saiu da McLaren e ingressou na equipe da Ferrari. Daniel Ricciardo foi o substituto do piloto espanhol na construtora britânica.

Além desta alteração, outra novidade eram os novatos, os pilotos que faziam suas estreia na Fórmula 1. Nikita Mazepin, Yuki Tsunoda e o filho da lenda do esporte, Michael Schumacher, Mick, ficaram nos holofotes da série da Netflix.

Regras da F1

O que aprendemos com o primeiro episódio de F1: Dirigir para Viver? Uma regra da Fórmula 1. Sim, Lewis Hamilton venceu a primeira corrida de 2021 por conta do regulamento do automobilismo. Max Verstappen chegou a superar o piloto multi-campeão, mas por fora da pista. E como o documentário deixa claro: é proibido ultrapassar por fora da pista, e caso você fizer isso, precisa devolver a posição.

Lewis Hamilton em cena de F1: Dirigir para Viver

Trailer de F1: Dirigir para Viver

Lewis Hamilton entrou na temporada 2021 como o atual campeão da Fórmula 1

Mas o que a Batalha de Gigantes revelou afinal? Como mostra nos bastidores, a Mercedes contou muito com a sorte para vencer a primeira corrida de 2021, o GP de Bahrein. A equipe chamou Hamilton muito cedo para o pit-stop, mesmo contra a vontade do piloto. Verstappen até conseguiu ultrapassar o inglês, mas por conta de centímetros, ele precisou devolver a posição e acabou cedendo a vitória.

Problemas na McLaren

Quando a McLaren contratou Daniel Ricciardo, o plano parecia ser perfeito. A introdução do experiente piloto seria benéfica para o jovem Lando Norris. Mas no segundo episódio, Ás na Manga, a série da Netflix mostrou que esse não foi o caso.

O começo de Ricciardo foi desastroso. Ele não conseguiu emplacar boas corridas com o carro, enquanto Norris teve a capacidade de alcançar boas posições nos circuitos. A McLaren até teve paciência com o piloto australiano, mas seu companheiro de equipe não mostrou simpatia com a situação complicada. F1: Dirigir para Viver mostrou os bastidores conturbados da construtora britânica e uma reunião entre os pilotos após uma polêmica na imprensa.

Atrito nos bastidores

Logo no início da temporada 2021, Max Verstappen e a Red Bull estavam imparáveis. Hamilton e a Mercedes não conseguiam fazer nada para atrapalhar esse começo avassalador. Mas ao chegar no circuito de Silverstone, na Inglaterra, Lewis precisava da vitória. O inglês queria vencer em seu país para prestigiar seus compatriotas nas arquibancadas.

Max Verstappen em cena de F1: Dirigir para Viver

Max Verstappen depois de um acidente na Fórmula 1

Divulgação/Netflix

E, no terceiro episódio, Momento Decisivo, aconteceu uma das corridas mais emocionantes e polêmicas de 2021. Enquanto brigavam pelas primeiras posições, Hamilton e Verstappen colidiram. O carro da Red Bull foi arremessado para fora da pista e o piloto holandês ficou fora do circuito. O documentário mostra como foram os bastidores dessa batida. Lewis recebeu uma punição de dez segundos, o que deixou a equipe rival enfurecida. O capítulo mostra a reclamação e total indignação da Red Bull.

Drama na Haas

Uma Montanha para Escalar, o quarto episódio da nova temporada de F1: Dirigir para Viver, joga os holofotes em dois novatos da Fórmula 1: Mazepin e Schumacher. Os pilotos da Haas são fontes de entretenimento. Nikita é filho do patrocinador de sua própria equipe, Dmitry Mazepin, um oligarca bielorrusso, e Mikk é filho da lenda do automobilismo, Michael Schumacher.

O documentário mostra como o início de temporada de Mazepin foi fraco, em comparação com seu companheiro de equipe. Em vez de analisar se tinha um problema com o seu jeito de pilotar, Mazepin causou confusão dentro da Haas. O russo não conseguia entender como Schumacher estava conduzindo o carro sem nenhuma dificuldade. O clima ficou ainda mais tenso quando ele começou a questionar se existia alguma diferença entre os carros… da mesma equipe. A posição de filho do patrocinador deixou a situação mais constrangedora.

Mas eu quero saber de você! Qual a principal curiosidade e novidade que você aprendeu com a quarta temporada de F1: Dirigir para Viver? Conta para a gente!

Informar Erro
Falar com a equipe
QUEM FEZ
Victor Cierro

Victor Cierro

Repórter da Tangerina, Victor Cierro é viciado em quadrinhos e cultura pop e decidiu que seria jornalista aos 9 anos. É o foca da equipe e cria da casa: antes da Tangerina, estagiou no Notícias da TV, escrevendo sobre filmes e séries.

Ver mais conteúdos de Victor Cierro

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?