FILMES E SÉRIES

Matthew Perry na reunião do elenco de Friends

Reprodução/HBO Max

ETERNO CHANDLER

Friends: Matthew Perry revela que quase morreu por uso de drogas

Segundo médicos, intérprete de Chandler Bing tinha apenas 2% de chance de sobreviver após seu cólon explodir por abuso de opioides

Luciano Guaraldo

Intérprete de Chandler, grande piadista do sexteto de Friends (1994-2004), Matthew Perry viveu momentos muito dramáticos em 2018. Ele teve uma perfuração gastrointestinal e seu cólon explodiu por causa do uso de opioides. O ator contou que passou duas semanas em coma e que quase morreu: “Os médicos disseram à minha família que eu tinha 2% de chance de sobreviver”.

Em uma conversa franca com a revista People para promover o lançamento de sua autobiografia, Friends, Lovers, and the Big Terrible Thing (Amigos, Amantes e a Grande Coisa Terrível, em tradução livre), Matthew Perry contou que decidiu abrir o jogo sobre suas experiências com as drogas para ajudar outras pessoas que estão lidando com o problema –ou impedir que alguém caia no vício.

“Eu queria compartilhar quando estivesse seguro e sem correr risco de cair no lado sombrio de tudo novamente. Precisei esperar até que estivesse sóbrio e longe da doença do alcoolismo e do vício para poder escrever. E, acima de tudo, eu queria ter certeza de que poderia ajudar os outros”, explicou.

Na experiência de quase morte, o ator passou cinco meses no hospital, sendo duas semanas em coma. “Fui colocado em uma máquina chamada Ecmo [terapia por oxigenação por membrana extracorpórea], que respira pelo seu coração e pelos seus pulmões. E era meio que um último recurso, porque ninguém sobrevive a isso. Cinco pessoas foram colocadas na Ecmo naquela noite, as outras quatro morreram.”

Ele ainda precisou usar uma bolsa de colostomia durante nove meses. Foi ela, aliás, que o motivou a parar de se drogar. “Meu terapeuta me disse: ‘Da próxima vez que você pensar em tomar oxicodona, imagine que vai ter uma bolsa de colostomia pelo resto da sua vida’. E aí uma janela se abriu, eu consegui passar por ela e perceber que eu não quero mais tomar oxicodona.”

O ator nunca escondeu seus problemas com o vício, inclusive durante as gravações de Friends. “Em algumas temporadas, eu estava sóbrio durante alguns momentos. Na nona temporada, eu estava sóbrio durante o ano inteiro. E adivinhe por qual temporada eu fui indicado [ao Emmy] de melhor ator? Isso deveria me dizer alguma coisa, mas eu não conseguia parar”, admitiu.

Em um momento dramático da série, ele chegou a pesar 58 quilos e tomava 55 comprimidos de Vicodin por dia. “Se a polícia batesse na minha casa e falasse: ‘Caso você beba hoje à noite, vamos te levar para a cadeia’, eu faria as malas. Não conseguia parar porque a doença e o vício são progressivos. Então piora conforme você vai ficando mais velho.”

Matthew Perry não quis dizer há quanto tempo está sóbrio, mas ainda conta todos os dias que passa longe das drogas e da bebida. “É algo importante. Mas, se você tiver um relapso, não significa que perdeu todo aquele tempo. Só sua data de sobriedade muda. Você sabe tudo o que sabia antes e, desde que você consiga lutar sem morrer, você aprende muita coisa.”

Informar Erro
Falar com a equipe
QUEM FEZ

Luciano Guaraldo

Editor-chefe da Tangerina. Antes, foi editor do Notícias da TV, onde atuou durante cinco anos. Também passou por Diário de São Paulo e Rede BOM DIA de jornais.

Ver mais conteúdos de Luciano Guaraldo

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?